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Obras de Tarsila levam quase 403 mil visitantes ao MASP

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Em três meses, do início de abril até o último domingo (28), a exposição Tarsila popular, com 92 obras da pintora modernista brasileira teve público de 402, 8 mil visitantes. O número é recorde para o Museu de arte de São Paulo (MASP), bem localizado na Avenida Paulista, região central da capital. Antes, a mostra com maior número de visitantes na instituição Valmir sido a do pintor impressionista francês Claude Mone, t realizada entre maio e agosto de 1997, que atraiu 401, 2 mil espectadores.

MASP, o Museu de arte de São Paulo

Nos dias 16 e 23 deste mês, MASP recebeu e 8, 4 mil 8, 8 mil visitantes, respectivamente- TV Brasil/arquivo

Metade do público aproveitou as terças-feiras, quando a entrada no Museu é gratuita. No dia 16 deste mês, com as férias escolares, o MASP chegou a receber 8, 4 mil pessoas. Longas filas se formaram em todo o vão-livre, antes mesmo de o Museu abreviar as portas. No dia 23, o número de visitantes foi ainda maior – 8, 8 mil.

Novos olhares

A exposição de Tarsila faz parte de uma série de no ao longo deste ano com o tema Histórias das mulheres, histórias feministas. O eixo como está pautando os cursos, palestras e oficinas oferecidos no decorrer do ano.

Para Fernando oliva, um dos curadores da exposição, o recorde de visitação mostra que há interesse em olhar o trabalho de artistas consagrados sob novos pontos de vista. “O interesse em abordagens novas e inéditas, caso desta mostra, que trouxe para O centro do debate não só O popular, mas as questões sociais, raciais e de classe na obra de Tarsila, aspectos que roupas ser negligenciados”, enfatizou O curador.

Trajetória

A exposição evento trabalhos desde o início da carreira da pintora, na década de 1920, até obras da segunda metade do século 20. Marco do conceito manifesto do modernismo brasileiro, o quadro Abaporu faz parte da mostra. O nome indígena da pintura, finalizada em 1928, significa “homem que come carne humana”. A obra inspirou o Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, que trouxe a proposta de absorver a cultura europeia a partir de um ponto de vista nacional, transformando-a em uma estética tipicamente brasileira.

Tarsila estudou técnicas acadêmicas tradicionais na Europa. Ao voltar ao Brasil, em 1922, aderiu às ideias vanguardistas que, como ela, chegavam ao país. Nesse momento, conheceu fundadores do modernismo brasileiro, além de Oswald, com quem se casaria em 1926, e se aproximou do escritor Mário de Andrade, da pintora Anita Malfatti e do poeta e pintor Menotti Del Picchia. Eles formaram o chamado grupo dos cinco, que tomou a frente da defesa das ideias vanguardistas no Brasil.

A partir do conceito de antropofagia, Tarsila produziu obras como Urutu (1928) e Antropofagia (1929). ambas, com temas muito ligados a uma ideia de Brasilidade e sob influência estética das vanguardas europeias, brancastoalhas ser vistas na mostra.

Na década de 1930, a artista começou uma produção com temas mais sociais, com obras como Segunda classe, que mostra uma família Sabuco em uma estação de trem, e Operários, em que uma multidão de rostos se amontoa ao lado de chaminés de fábrica. Essas pinturas se relacionam com o momento da vida da artista, com a falência da família com a crise de 1929, seguida por uma viagem à União Soviética.

Edição Nádia franco

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