Se você ama séries e culinária, provavelmente já ouviu falar de O Urso (The Bear, no original), série produzida e transmitida pelo Star+. Criada por Christopher Storer, a obra mistura drama e comédia de uma maneira única e conquistou diversos fãs ao redor do mundo desde que estreou, em 2022. Não à toa, pouco tempo depois, a produção foi renovada para uma 2ª temporada, que já estreou nos Estados Unidos, na última quinta-feira (22).
No Brasil, todavia, a 2ª temporada de The Bear chegou apenas em 23 de agosto, e já está disponível através do streaming Star+. Para quem maratonou a produção e ainda está faminto, que tal conhecer algumas séries parecidas com O Urso? Confira abaixo!
The Bear: séries parecidas com a produção
6 – This is Going to Hurt (2022)
A primeira série da lista não tem a ver com culinária, mas apresenta várias semelhanças com The Bear. Em This is Going to Hurt, acompanhamos a trajetória de Adam, um médico em formação que tem que atuar no sistema de saúde do Reino Unido e enfrentar diversas situações estressantes e desafiadoras.
Uma cozinha de um restaurante pode trazer bastante estresse. Agora, imagine um hospital! Assim como Carmy, protagonista de O Urso, Adam está sob constante pressão e precisa se virar para resolver os problemas que aparecem.
5 – Ramy (2019)
Criada e estrelada pelo ator e comediante Ramy Youssef, a série traz a história de um jovem norte-americano muçulmano chamado Ramy Hassan, que ainda precisa compreender seu lugar no mundo. Storer, que criou The Bear, inclusive, chegou a dirigir alguns episódios da série.
Assim como The Bear, Ramy mostra um protagonista confuso, que está em um processo de evolução e autodescoberta. Portanto, se você curte personagens complexos, como Carmy, de O Urso, Ramy pode ser uma ótima opção!
4 – It’s Always Sunny in Philadelphia (2005)
Agora, temos simplesmente a série de comédia mais longa da história da televisão. Em It’s Always Sunny in Philadelphia, conhecemos cinco amigos narcisistas e levemente desequilibrados que administram um pub irlandês falido juntos. Mas, como você deve imaginar, eles mais se metem em confusões bizarras do que tentam fazer as coisas certas.
A série, apesar de ser puramente uma comédia, se parece com The Bear ao passo em que mostra um grupo de pessoas distintas gerenciando um estabelecimento decadente. Além disso, a cidade de Filadélfia é quase que uma personagem dentro da narrativa, bem como a cidade de Chicago em O Urso.
3 – Atlanta (2016)
Contando com quatro temporadas, Atlanta, que também pertence ao canal FX, é uma produção que tem uma grande semelhança com The Bear ao trazer um protagonista que decide voltar para sua cidade natal a fim de organizar sua vida e encontrar o sucesso. Nesse sentido, Carmy e Earnest, personagem central de Atlanta, partilham de uma jornada igualmente desafiadora.
O seriado acompanha as vidas de dois primos: o rapper Alfred, conhecido como “Paper Boi”, e Earnest. Juntos os dois navegam pela cena cultural do hip-hop de Atlanta enquanto tentam conquistar aquilo que eles acham que merecem.
2 – Shameless (2011)
Logo de cara, Shameless já tem algo em comum com O Urso: a presença do ator Jeremy Allen White. Em The Bear, ele interpreta Carmy e, em Shameless, vive o personagem Lip Gallagher. Porém, mais do que isso, ambas as produções exploram temas ligados à família, envolvendo situações explosivas e dramáticas. Ah, e nós falamos que Shameless também se passa em Chicago? Pois é!
Situado no sul de Chicago, o seriado é focado nos Gallagher, uma família disfuncional que tem como patriarca Frank, um homem solteiro que precisa criar seis filhos, enquanto estes se envolvem nas mais variadas situações.
1 – Sweetbitter
Por fim, um projeto que, assim como The Bear, é centrado na culinária. Baseado em um livro de mesmo nome, escrito por Stephanie Danler, Sweetbitter mostra a história de Tess, uma jovem que se muda para Nova York para trabalhar em um dos restaurantes mais famosos da cidade que nunca dorme. Nessa nova aventura, a moça passa por poucas e boas e prova que nem sempre é fácil recomeçar.
Aos moldes de O Urso, Sweetbitter apresenta as relações de Tess com os demais funcionários do restaurante em que trabalha, bem como os desafios do local.