O que esperar do primeiro MacBook com tela OLED?

Não é só o iPhone 15 que trará grandes mudanças aos usuários Apple nos próximos anos. Enquanto os novos smartphones da Apple chegam no fim do ano com USB-C substituindo o Lightning e a botões laterais com clique simulado por vibração, a empresa prepara o lançamento de novos computadores e notebooks Mac com tela OLED, e o MacBook Air será o escolhido para estrear a nova geração de produtos da empresa.

  • Próximo iPad Pro com tela OLED pode ser quase 90% mais caro
  • iPhone 15 | O que esperar da próxima grande evolução em celulares da Apple?

Nos últimos meses temos noticiado diversos rumores e vazamentos apontando que modelos de iPad e MacBook devem ganhar o painel OLED com solução proprietária desenvolvida pela Apple a partir de 2024.

Os benefícios do OLED

Apple deve utilizar painéis do tipo OLED para cores mais precisas e pretos profundos (Imagem: Montagem/Canaltech)

A sigla OLED diz respeito aos diodos orgânicos emissores de luz responsáveis por emitir luz própria e, por isso, não dependem de uma camada de iluminação (backlight ou ainda luz de fundo) para fazer o display funcionar como em painéis LCD. Isso resulta em um display mais fino, leve e flexível.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Pela natureza de sua tecnologia, o OLED entrega pretos reais, cores mais vibrantes, excelentes ângulos de visão e alto contraste graças à iluminação precisa que ativa cada pixel individualmente.

Entretanto, o medo do burn-in (a queima de pixels na tela após muitos anos de uso) e o baixo nível de brilho quando comparado com telas LCD ainda afastam potenciais compradores. E é isso que a Apple quer resolver.

Por que a demora?

Diferente do Mini-LED (acima) que depende de grupos de pixels para gerenciamento mais preciso de iluminação, OLED oferece controle preciso graças aos pixeis individuais na tela (Imagem: Reprodução/Apple)

Rumores indicam que a Apple esteve desenvolvendo nos últimos anos uma solução proprietária do painel OLED com duas camadas para níveis de brilho superiores e maior durabilidade contra burn-in que telas OLED atuais.

A tecnologia estaria finalmente preparada para lançamento em 2024, e é por isso que a Apple até o momento não apresentou nenhum iPad, MacBook ou iMac com tela de tecnologia OLED.

Os novos displays devem ser fabricados pelas divisões de telas da Samsung e LG, que já se preparam para dar início à produção dos chamados “painéis híbridos”.

Design e ficha técnica

Modelos atuais de MacBook Air contém chips diferentes e visuais distintos com telas de 13,3″ (à esquerda) e 13,6″ (Imagem: Reprodução/Apple)

Vazamentos de fontes conhecidas antecipam que o futuro notebook de tela OLED da Apple pode ser lançado como MacBook Air (ou apenas MacBook) e adotar um display de aproximadamente 13 polegadas.

O dispositivo será equipado com a próxima geração dos processadores Apple Silicon, adotando o chip M3 com litografia de 3 nanômetros para menor consumo de bateria e desempenho superior.

Ainda é incerto se a Apple pode reutilizar o design clássico do MacBook Air de 2020 — resultando na tela OLED e no chip M3 como seus principais destaques — ou se a ideia está descartada e podemos ver um modelo com visual adotado na versão de 2022, com entalhe no alto do display e conector MagSafe dedicado para carregamento.

Mais detalhes relacionados ao MacBook com tela OLED devem surgir nos próximos meses. O dispositivo tem lançamento esperado para o início de 2024 e seu preço ainda é desconhecido.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • A Xiaomi perdeu o encanto?
  • 10 filmes mais assistidos da semana (25/03/2023)
  • Consumo de café aumenta batimento ventricular prematuro e atrapalha sono
  • La Situación | Conheça road movie brasileiro que vai fazer você rir
  • Câncer colorretal: aumento de casos entre público jovem preocupa médicos
  • Tempestade solar severa chega à Terra sem que cientistas pudessem prever

Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!