O GitHub é uma plataforma de hospedagem e compartilhamento de códigos-fonte e aplicações. Com sistemas completos para monitorar o desenvolvimento, ela também se tornou a mais usada no mundo da programação, atraindo desde empresas até especialistas independentes.
Segundo dados de 2023, o GitHub conta com cerca de 100 milhões de usuários ativos. Mais de dois terços desse total é composto de desenvolvedores individuais, que usam a plataforma e seus recursos diariamente. Uma das principais inovações recentes é o Copilot, um sistema de IA que vasculha códigos em tempo real para sugerir alterações, indicar erros e localizar falhas de segurança.
Continua após a publicidade
Os códigos-fonte e aplicativos criados pela comunidade são armazenados em repositórios e divididos em projetos, colocados à disposição de todos ou não de acordo com as preferências de privacidade de cada responsável. Fóruns de discussão e listas de problemas conhecidos ajudam no desenvolvimento, com o GitHub também disponibilizando wikis para documentação.
Quais as vantagens de usar o GitHub?
Confira seis aspectos que tornam o GitHub uma boa plataforma para quem desenvolve software:
- Facilidade de colaboração entre membros de equipe;
- Controle preciso de versões e alterações em apps;
- Sistemas de IA para sugestões em códigos e busca por erros ou falhas de segurança;
- É possível compartilhar apps diretamente da plataforma;
- Contato com outros desenvolvedores e troca de conhecimentos;
- Pode ser usada gratuitamente.
Continua após a publicidade
Por que “GitHub”?
O nome da plataforma, aliás, também vem de uma das principais plataformas para acompanhamento de códigos-fonte. O Git é um sistema de controle de versões, que registra o histórico de edições de um app e facilita o gerenciamento de novas versões, principalmente depois dos pull requests, quando as alterações feitas pelos desenvolvedores são incorporadas à versão ativa de uma solução.
Quem é o dono do GitHub?
Continua após a publicidade
O GitHub foi fundado em 2008 pelos empreendedores e especialistas em programação Tom Preston-Werner, Chris Wanstrath, P. J. Hyett e Scott Chacon. A empresa começou como uma startup, crescendo em número de usuários e recursos até atrair a atenção da Microsoft, que se tornou uma das maiores organizações a utilizarem a plataforma com seus funcionários.
A proposta de compra veio dessa aproximação: em 2018, a Microsoft adquiriu o GitHub por US$ 7,5 bilhões como parte de seus esforços voltados à computação na nuvem, mas manteve a plataforma operando de forma independente. Seu CEO atual é Thomas Dohmke, ex-diretor-geral da gigante de Redmond.
O GitHub é gratuito?
Continua após a publicidade
Usar o GitHub é de graça e qualquer usuário pode se registrar na plataforma, mesmo não fazendo parte de uma empresa ou comunidade de desenvolvimento. A plataforma também tem planos para grandes organizações, com recursos adicionais como maior espaço para armazenamento de aplicações e ferramentas de segurança digital.