O que acontece com Maria Santa em Renascer? Entenda desfecho da personagem
Futuro da protagonista interpretada por Duda Santos terá maior importância na segunda fase da novela; relembre o que aconteceu com a personagem na primeira versão Maria Santa, ou Santinha, é uma das protagonistas de Renascer, primeiro grande lançamento da Rede Globo em novelas em 2024. Lançada nesta última segunda-feira (22) na TV aberta e no Globoplay, a saga acompanha o fazendeiro Zé Inocêncio em Ilhéus, na Bahia, local onde o amor, religião e disputas de poder se entrelaçam. Além de Duda Santos como Santinha, a trama é protagonizada por Humberto Carrão (Todas as Flores) e Marcos Palmeira (Velho Chico), que vivem José Inocêncio.
Interesse romântico dele, Santinha promete entregar em seu arco dramático muitas cenas de romance, mas também momentos de aflição. O público que já conhece a versão original, onde Maria Santa foi interpretada por Patrícia França (Suave Veneno), sabe que a vida da personagem não será fácil. Para quem assistiu a novela de 1993 e não lembra de todos os detalhes, veja a seguir mais informações sobre a persoagem e qual será seu desfecho no folhetim. Lembrando que o conteúdo abaixo está repleto de spoilers. Confira com cuidado!
🎬 Quem é Marianinha em Renascer? Entenda mistério da irmã de Maria Santa
🎥 Quem são os personagens de Renascer? Conheça elenco do remake da novela
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Patrícia França na primeira versão da novela como a jovem Maria Santa
Divulgação/Globoplay
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Quem é Maria Santa?
Maria Santa, ou Santinha, é uma jovem filha de Venâncio (Fábio Lago) e Quitéria (Belize Pombal). Apesar de seu semblante alegre e ingênuo, a moça é vítima do controle abusivo do pai, que sempre vigia os passos da filha e usa da violência quando se sente desrespeitado por ela. Devido à expulsão de sua irmã mais velha, Marianinha, pelo pai devido a um suposto pecado grave, a jovem é obrigada a levar uma vida recatada e com poucas chances de ser livre.
Venâncio é capataz de Coronel Belarmino (Antonio Calloni), um poderoso fazendeiro que rivaliza com Zé Inocêncio assim que ele coloca os pés na região. Por conta disso, o capataz também nutre um ódio pelo rapaz. Porém, a desavença de Venâncio não foi capaz de anular a paixão que os dois tiveram à primeira vista. O casal se apaixona de cara em uma festa de bumba meu boi. No meio dessa cena, só restou a Venâncio agredir Inocêncio e, mais tarde, fazer o mesmo com a própria filha – mas de um jeito bem cruel.
Primeiro mistério da novela envolve Marianinha, irmã mais velha de Maria Santa (Duda Santos)
Reprodução/gshow
Maria Santa se casa com Inocêncio?
Como o autoritarismo de Venâncio não foi capaz de arruinar a paixão da filha, Maria Santa decide ir atrás do seu verdadeiro amor. Na versão original de 1993, Santinha tem seu primeiro beijo após um encontro com Inocêncio. Sua ingenuidade é tanta que ela até desconfia estar grávida, o que de fato não é verdade. Mas isso é o suficiente para que seu pai a expulse de casa depois de saber do beijo.
Santinha sai do vilarejo onde vive ao lado de sua mãe Quitéria (Ana Lúcia Torre), que já não aguenta o ciúme obsessivo do marido. Elas chegam a morar no bordel de Jacutinga (Fernanda Montenegro) por um período. Maria sai do lugar casada com Inocêncio e juntos eles têm quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro. Porém, nem tudo será tranquilidade na vida de Maria Santa.
Patrícia França ao lado de Leonardo Vieira, o Inocêncio da primeira versão de Renascer
Divulgação/Memória Globo
Maria Santa morre em Renascer?
É no nascimento do quarto filho, João Pedro, que Santinha sofre complicações severas. Na noite do parto do caçula, a criança demorou a sair do ventre da mãe. O parto foi realizado em sua casa por Jacutinga, que informou para Inocêncio que ao salvar seu filho, Santinha poderia morrer. Após muito esforço, João Pedro finalmente nasceu, mas sua mãe não resistiu e morreu após dar a luz.
Maria Santa é enterrada aos pés do jequitibá onde seu marido Inocêncio plantou seu facão. Com o passar dos anos, o fazendeiro viveu amargurado com a perda da esposa e projetou suas frustações em João Pedro. Ao chegar à vida adulta, o caçula é o único a conviver com o pai na fazenda em Ilhéus, ainda que não seja tão amado por Inocêncio quanto os outros irmãos.
A morte de Maria Santa marca a transição da novela para uma nova fase
Divulgação/Globoplay
Confira o teaser de Renascer
Com informações de Globoplay, gshow, Memória Globo
🎥 Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura
Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura
Mais do TechTudo