O Pálido Olho Azul | Conheça filme de mistério da Netflix com Christian Bale

O ano já começa com uma grande estreia para os fãs de mistérios e daquele tipo de ficção que se mistura com realidade. Chega à Netflix no próximo dia 6 de janeiro o filme O Pálido Olho Azul, um suspense de época estrelado por Christian Bale e que traz todo o clima sombrio da literatura vitoriana, além de resgatar alguns personagens históricos bem conhecidos desse período.

  • Lançamentos da Netflix em janeiro de 2023
  • 6 grandes filmes para assistir na Netflix em janeiro de 2023

O longa é uma adaptação do livro de Louis Bayard lançado no início dos anos 2000 e que se tornou um sucesso justamente por combinar todos esses elementos para criar um thriller gótico à altura de alguns clássicos. Tanto na obra original quanto na versão que chega ao streaming, temos ninguém menos do que o próprio Edgar Allan Poe se transformando em personagem e ajudando em uma investigação misteriosa com um pézinho no sobrenatural.

 


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

E é nessa brincadeira que O Pálido Olho Azul chama a atenção. Ao trazer personagens e eventos reais misturados a um crime e situações fictícios, realidade e ficção se misturam de um jeito que você não sabe mais diferenciar um do outro a ponto de ser conduzido pela história do começo ao fim — e é nisso que está a principal aposta da Netflix para essa começo de 2023.

Brincando com a realidade

Como dito, a trama de O Pálido Olho Azul gira em torno de um crime fictício dentro de um contexto real. Assim, tudo começa a partir de uma série de assassinatos cometidos dentro da Academia Militar dos Estados Unidos em 1830. E não basta apenas os homicídios em si: partes do corpo das vítimas também são retiradas, dando um ar macabro a toda a situação.

Sem saber como solucionar esse mistério e temendo que a divulgação do caso manche a imagem da corporação, os militares apelam para um investigador particular para desvendar o responsável pelos crimes. É quando entra em cena Augustus Landor, vivido aqui por Christian Bale.

Filme gira em torno da parceria de Augustus e Edgar (Imagem: Divulgação/Netflix)

Esse detetive está longe de ser um Sherlock Holmes, sendo muito mais uma figura reclusa e de passado conturbado que deixou para trás a vida de investigador. Ainda assim, intrigado pelo bizarro incidente na Academia Militar, aceita desvendar o que está acontecendo. Para isso, ele recruta um jovem cadete tão melancólico e estranho quanto ele próprio. No caso, aquele que seria conhecido como Edgar Allan Poe (Harry Melling).

E é a partir dessa parceria um tanto quanto estranha que O Pálido Olho Azul se sustenta. Tanto que o grande charme da trama não está necessariamente no mistério em si, mas em como todo o clima macabro construído e o próprio desenrolar dos fatos vão influenciar Poe nas obras que ele vai publicar anos depois. A grande brincadeira é que foi a sua experiência com Landor que o tornaram o grande autor que todos conhecem.

Filme traz um estilo gótico que emula bem a estética de Edgar Allan Poe (Imagem: Divulgação/Netflix)

Para isso, o que o filme da Netflix preparou foi uma recriação dessa ambientação gótica que está presente nos livros de Edgar Allan Poe e que marcam seu trabalho. Basta ver os trailer para notar que as paisagens noturnas e enevoadas e até mesmo os elementos quase vitorianos são nítidos e remetem à literatura que o autor realmente desenvolveu.

Elenco de peso

Além do peso que o livro empresta para a adaptação, O Pálido Olho Azul conta com outro grande fator que chama nossa atenção. O elenco é realmente impressionante, indo muito além de Christian Bale no papel principal.

Elenco é outro grande destaque do filme (Imagem: Divulgação/Netflix)

Embora o eterno Batman seja um nome e tanto, ele não é a única estrela do filme. Harry Melling mostra que não é mais só o primo de Harry Potter e impressiona pela sua caracterização como Edgar Allan Poe. Além disso, outras grandes figuras de Hollywood também marcam presença, como Gillian Anderson (Arquivo X) e Robert Duvall (O Poderoso Chefão).

Assim, O Pálido Olho Azul tem tudo para ser a primeira grande estreia da Netflix neste ano. Com uma história intrigante baseada em um livro de sucesso e com um elenco de fazer inveja, é tudo o que a gente espera de um bom thriller.

O Pálido Olho Azul estreia dia 6 de janeiro na Netflix.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Destaque da NASA: todos os planetas aparecem na foto astronômica do dia
  • Cometa visto há 50 mil anos se aproxima da Terra — talvez pela última vez
  • Os 10 melhores filmes da Netflix em 2022
  • Os 15 melhores filmes de 2022
  • Programas “Galaxy Para Sempre” valem a pena?
  • Spotify lança “cápsula do tempo” musical que só poderá ser aberta em 2024

Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!