Você já conferiu o histórico de acessos na conta do Instagram e percebeu que o serviço mostra uma cidade próxima? Em algumas situações, isso não é motivo de preocupação e faz parte do procedimento usado pela rede social para identificar novas entradas no perfil.
- Instagram: como proteger sua conta e ter mais privacidade
- Como descobrir e revogar apps conectados ao Instagram
A cada tentativa de login na conta, o Instagram envia uma notificação ao e-mail cadastrado com uma localização, o horário e o dispositivo usado. Além disso, é possível ver a lista de entradas recentes pelo app ou pelo navegador. Caso você tenha acessado o perfil, pode ignorar a mensagem, mas é necessário tomar providências quando houver uma tentativa desconhecida.
Por que o local de login do Instagram está diferente?
No momento do acesso, o Instagram pode coletar a localização a partir do endereço de IP, e não do serviço de GPS do dispositivo. Trata-se de um protocolo comum para muitas redes sociais e plataformas online. Quando isso acontece, a rede pode oferecer um resultado impreciso porque o serviço de dados móveis está conectado aos servidores de uma cidade vizinha.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
É uma situação comum e apresenta alguns motivos principais, como a proximidade com o servidor ou até mesmo a estabilidade da conexão com o endereço IP. Preste muita atenção ao nome do dispositivo e ao horário: se essas informações estiverem coerentes com o seu acesso mais recente, não houve tentativa de invasão.
O Instagram ainda pode usar a localização por GPS. Quando essa permissão está liberada no celular, é possível encontrar lugares próximos à posição atual do aparelho ao criar uma publicação ou usar os stickers de locais dos Stories.
O que fazer quando o Instagram mostra um local muito diferente?
Quando o histórico de acesso exibe uma tentativa feita em outro país ou com um dispositivo diferente, é muito provável que alguém tentou invadir sua conta. Pelo aplicativo, é possível desconectar essa tentativa:
- Abra o Instagram, selecione o menu no perfil e toque em “Configurações”;
- Em seguida, toque em “Segurança”;
- Pressione “Atividade de login”;
- Veja os logins mais recentes. Toque em “Não fui eu” e pressione “Sair” para desconectar a conta de outros aparelhos.
Para proteger o perfil, também é recomendável trocar a senha da conta. Essa medida desconecta o Instagram de outros aparelhos e exigirá a senha nova nas próximas entradas. Não se esqueça de manter os dados atualizados, como endereço de e-mail e número de telefone celular, para receber informações de verificação.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- GM confirma preços da Nova Montana; veja quanto custa cada versão
- Quais as maiores pepitas de ouro já descobertas no Brasil e no mundo?
- Como a ansiedade afeta diferentes partes do seu corpo
- Xiaomi lança walkie-talkie com alcance de 5 km e bateria para até 120 horas
- Scar | Vilão de O Rei Leão vai ganhar história em quadrinhos
- Decisão da Anvisa provoca “apagão” sobre a venda de remédios controlados