A virada de ano é celebrada ao redor do planeta por diversas culturas, mas o Brasil e o mundo ainda estão em luto pela morte do Rei Pelé. Uma das homenagens veio, inusitadamente, da NASA, que publicou a imagem de uma galáxia com as cores verde, amarelo e azul, defendidas pela lenda do futebol.
Essa homenagem é uma das notícias astronômicas da semana, e você confere um resumo de todas elas logo abaixo.
NASA homenageia Pelé com galáxia verde, amarela e azul
A NASA prestou sua homenagem à lenda do futebol, falecido no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos. Em uma publicação, a agência espacial norte-americana compartilhou a imagem de uma galáxia com as cores da bandeira brasileira.
Esta galáxia espiral fica na constelação do Escultor e conta com estrelas amarelas e verdes no núcleo, além de estrelas azuis orbitando no braço espiral externo da galáxia.
Há algo estranho neste buraco negro
Um buraco negro supermassivo devorou uma estrela e talvez a refeição não tenha “caído bem”. É que o evento criou uma corona ao redor do objeto, mas algo está faltando: um jato relativístico.
Coronas e jatos sempre foram considerados fenômenos mutualmente intrínsecos, isto é, sempre deveriam aparecer juntos. Mas o evento AT2021ehb (o banquete realizado pelo buraco negro) foi uma exceção muito inesperada. Os cientistas agora querem entender porque o jato de plasma não se formou e, principalmente, terão que reformular a teoria sobre a formação de jatos e coronas.
Inverno em Marte
A NASA publicou um vídeo com várias imagens do inverno marciano, onde várias formações de gelo de água e de CO2 embelezam a paisagem.
Os cenários formados em Marte durante essa época assumem formas curiosas e padrões fascinantes. Vistas do alto, algumas geleiras têm formados de folhas, granulações escuras, “aranhas”, e muito mais.
O resgate caso astronautas fiquem presos por vazamento na ISS
O vazamento no tanque refrigerador da ISS ainda preocupa as agências espaciais Roscosmos e NASA, já que uma das espaçonaves Soyuz que trará três astronautas de volta à Terra pode não ser mais utilizável.
Se este for realmente o caso, a NASA planeja usar uma das naves Dragon da SpaceX. Essa possibilidade apresenta algumas complicações, por isso o plano principal ainda é averiguar as condições da Soyuz até meados de janeiro.
A Terra vista pelos “olhos” da estação espacial chinesa
A câmera panorâmica da estação espacial Tiangong, instalada em 2021, capturou imagens incríveis do nosso planeta, passando por diversos locais e revelando detalhes do nosso lar cósmico.
O vídeo também destaca as atividades mais recentes realizadas na estação chinesa, como a própria montagem completa da Tiangong, concluída em novembro, ao receber o último módulo que faltava.
Também vale a pena ler: