fbpx
Ciência e tecnologia

O Brasil está perdendo a batalha contra o COVID | Ciência & Matemática – O Globo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O número de mortes no Brasil provocadas pela covid-19 aumenta exponencialmente, como ilustrado no gráfico abaixo [1]. A situação deve piorar nas próximas semanas. Modelos matemáticos desenvolvidos por pesquisadores da USP projetam 20 mil óbitos em meados de maio [2].

cov-01

O exemplo de países asiáticos e europeus comprova que medidas drásticas de isolamento social permitem conter o crescimento da infecção. Na Itália, durante o confinamento, uma multa de 4.000 euros ameaçava os recalcitrantes, que não podiam se afastar, sem autorização, a mais de 200 metros de suas residências.

Os gráficos abaixo mostram a evolução do número médio de contaminados no Brasil, na Argentina e na Itália.

cov-2
cov-4
cov-5

Enquanto a Argentina conseguiu controlar a propagação do vírus, no Brasil, as providências implementadas não surtiram efeito, quase dois meses após o início da crise.

No Rio em particular, não foram adotadas medidas severas de confinamento. Em consequência, não somente não se conteve o alastramento do vírus, como uma reclusão que poderia durar algumas semanas deve se estender por vários meses, com consequências graves para o desemprego e o bem estar da população.

Continuar a permitir a livre circulação de pessoas é levar o país a hecatombe. Já perdeu-se um mês com disposições ineficientes. Está na hora de mudar de estratégia e adotar medidas rigorosas de isolamento social.

[1] https://www.worldometers.info/coronavirus/country/brazil/

[2] https://ciis.fmrp.usp.br/covid19/

[3] https://www.lemonde.fr/les-decodeurs/article/2020/03/27/coronavirus-visualisez-les-pays-qui-ont-aplati-la-courbe-de-l-infection-et-ceux-qui-n-y-sont-pas-encore-parvenus_6034627_4355770.html

baseado em dados da Universidade John Hopkins

https://coronavirus.jhu.edu/map.html



Fonte

Mostrar mais

Redação

INFORMAÇÕES DE CONTATO --- Ligar (67) 99257-2652 --- m.me/NotaDiariabr --- contato@notadiaria.com.br --- https://notadiaria.com.br/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios