fbpx
Brasil e o Mundo

O Assunto #146: Coronavírus: por que faltam testes no Brasil?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Teste, teste, teste”. A mensagem da Organização Mundial da Saúde não poderia ser mais clara. O diretor-geral da entidade, Tedros Ghebreyesus, recomendou a realização de testes em massa para a detecção da Covid-19. A diretriz da OMS é testar toda a população que apresenta qualquer situação suspeita.

Mas há um problema: faltam kits de testes. No Brasil, o Ministério da Saúde anunciou que a política de testagem será outra. Desde que o diagnóstico de transmissão comunitária – ou seja, que não se pode mais identificar a origem da contaminação – foi confirmado em São Paulo e Rio de Janeiro, a orientação é apenas para testar os casos mais graves.

Mesmo assim, há déficit testes. Na terça-feira (17), o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta admitiu que faltam kits. De forma imediata, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou 5,5 mil testes e promete 40 mil extras em abril, além dos outros 30 mil já disponibilizados no início deste mês. Os mais de 75 mil testes são insuficientes.

Para entender como os testes são feitos e onde está o gargalo, Renata Lo Prete entrevista Fernando Motta, tecnologista do laboratório de vírus respiratórios do Instituto Oswaldo Cruz. Participa também a jornalista da TV Globo Fabiane Leite, especializada na cobertura da área de saúde, que explica o impacto da testagem mais restrita sobre a estratégia de combate à doença.

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Apresentação: Renata Lo Prete.

Logo podcast O Assunto - matéria — Foto: Comunicação/Globo

Logo podcast O Assunto – matéria — Foto: Comunicação/Globo

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte

Mostrar mais

Redação

INFORMAÇÕES DE CONTATO --- Ligar (67) 99257-2652 --- m.me/NotaDiariabr --- contato@notadiaria.com.br --- https://notadiaria.com.br/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios