Os acadêmicos participaram de palestras e apresentaram trabalhos científicos
O curso de Nutrição realizou, no dia 27, o seu 5º Encontro Científico. O evento contou com palestras de profissionais e também a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, através de banners, dos formandos.
De acordo com a coordenadora de Nutrição, Fernanda Viana de Carvalho Moreto, o evento teve o objetivo de inserir o acadêmico na pesquisa científica, além de promover reflexão e crescimento intelectual e moral de pesquisador.
“Esse encontro científico é importante porque é um momento em que os alunos, além de apresentar o seu trabalho de conclusão de curso, nós convidamos profissionais, que estão dentro da pesquisa científica, com intuito de incluirmos os alunos e mostrar importância da ciência e também para trazer atualidade ao curso de Nutrição”, comentou Fernanda.
Ela ainda ressaltou que o evento não foi feito apenas para os acadêmicos do 7º semestre, que apresentaram os trabalhos, mas para os estudantes dos outros semestres, para “aproximá-los da pesquisa e incentivá-los a também vivenciar a experiência de apresentação oral de banner e trazer essa oportunidade de ter um início na pesquisa e saber como ela funciona”.
Para dar abertura ao evento e conversar com os acadêmicos, o curso convidou a professora Rita de Cássia, para falar a cerca de como produzir um trabalho de pesquisa científica, e a egressa do curso, a nutricionista Joyce Segati Costa, que ministrou palestra sobre ‘Malnutrition Inflammtion Score – Avaliação Subjetiva Global de 7 pontos, indicadores antropométricos e força de preensão manual na avaliação de pacientes com doença renal crônica em hemodiálise’, que foi tema do seu mestrado.
“Recentemente conclui meu mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A minha pesquisa aborda o tema de paciente renal crônico e o processo avaliação nutricional nesses pacientes. E pude debater esse assunto com os alunos, falando sobre como é o processo de mestrado, a elaboração do trabalho, a construção”, revelou a nutricionista.
Joyce concluiu que o Encontro Científico é muito importante para os acadêmicos e a Instituição, porque muitos podem despertar para pesquisa científica. “Não estão presentes apenas os acadêmicos do último ano, então é importante essa participação, porque eles podem despertar o interesse em avançar na área acadêmica. E, quem sabe, sair da graduação e prestar um mestrado e se desenvolver nesta área”, finalizou.
Fonte: Policia Civil MS