Além da poupança, o Nubank tem outros caminhos para você, não só guardar dinheiro, mas fazê-lo render mais. Inclusive, este foi o assunto de um episódio “Papo de Patroa”, talk-show do banco digital, com as cantoras Anitta e Linn da Quebrada.
Naquele episódio, as artistas deram dicas de como realizar metas com organização, pouco dinheiro e consistência. E, desde então, sugeriram ferramentas para você chegar lá. Para isso, elas contaram com a ajuda do economista Pedro Mota, especialista em investimentos do Nubank.
publicidade
Leia mais:
Confira abaixo cinco dicas e recursos para você fazer seu dinheiro render mais no Nubank:
Primeiro, você precisa definir quais são suas metas (por exemplo: economizar para conhecer a Disney). Depois, pense nas respostas para as seguintes perguntas:
- O que você quer com esse dinheiro?
- Qual é o prazo para realizar essa meta?
- Quanto você vai precisar guardar para esse objetivo?
A dica aqui é você usar o tempo a seu favor. É que quanto maior for o prazo para você realizar seu objetivo, mais opções terá para fazer se dinheiro render.
“Criar o hábito de guardar dinheiro, combinado com o tempo, é a chave fundamental. Para ter tranquilidade financeira, o mais importante é você deixar o tempo agir a seu favor. Quanto mais você entender que as suas decisões de hoje impactam o seu futuro, mais proveitoso será. O importante é começar.”
Pedro Mota, economista e especialista em investimentos no talk-show “Papo de Patroa” da Nubank
Separe dinheiro para suas metas (literalmente)
Outro passo importante é separar o dinheiro das suas metas daquele que você usa no dia a dia. É para isso que existem as Caixinhas do Nubank, por exemplo.
Funciona assim: você guarda seu dinheiro por objetivo. Assim, dá para separar uma quantia de dinheiro para cada um dos seus objetivos e definir quanto deseja guardar em cada uma delas.
Um ponto importante é que seu dinheiro não fica parado nas Caixinhas, segundo o Nubank. Elas têm produtos de investimentos por trás.
Na prática, quer dizer que os valores guardados tem potencial de gerar rendimentos iguais ou maiores que o CDI (Certificado de Depósito Bancário) ao longo do tempo, de acordo com o banco digital. Isso começa a rolar a partir do primeiro depósito. Até novembro de 2022, por exemplo, a taxa CDI acumulada era de 10,56%.
Movimente seu dinheiro
É o jeito técnico de dizer: colocar seu dinheiro em algum lugar para a quantia crescer. Ou seja, investir.
Ao pegar um empréstimo, por exemplo, você assina um acordo de que vai devolver a quantia ao banco, com juros. Quando você investe, quem recebe os juros é você. E são juros compostos (aqueles “juros sobre juros”).
“É assim: você pode fazer investimentos com o seu dinheiro, e ele pode render uma porcentagem daquilo que você colocou. Vamos supor: se ele rendeu 5% esse mês. Você tinha um dinheiro e agora tem ele, mais 5%. No mês que vem, os 5% vem em cima desse novo valor. Isso são os juros compostos.”
Catora Anitta no talk-show “Papo de Patroa” da Nubank
Um exemplo: se você deixou R$ 1 mil no RDB (título de renda fixa) do Nubank, no começo, os juros serão aplicados sobre esse valor. Com isso, a quantia vai crescer. No mês seguinte, dependendo do CDI, o valor terá saltado para R$ 1.010. Agora, os juros serão aplicados em cima desse valor. E assim por diante. É assim que juros compostos funcionam.
Assista abaixo o episódio completo do talk-show da Nubank com as cantoras:
Conheça opções de investimento
Ficou com vontade investir, mas não sabe por onde começar? Calma. Existem opções para iniciantes. As principais são:
- Tesouro Selic: opção com risco baixo, liquidez alta e rentabilidade atrelada à taxa Selic;
- CDB (Certificado de Depósito Bancário): você empresta dinheiro para o banco;
- LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio): você empresta seu dinheiro para os setores imobiliário e/ou agronegócio;
- RDB (Recibo de Depósito Bancário): você empresta seu dinheiro para uma instituição financeira;
- Fundos de renda fixa: forma coletiva de investimento com aplicação em conjunto.
Faça portabilidade da sua conta-salário
Se você recebe pela empresa por meio de uma conta-salário, é interessante fazer a portabilidade para a conta digital do Nubank. A vantagem é que ela rende mais que a poupança.
Atualmente, a poupança rende 70% do CDI. Já a conta digital da Nubank rende 100%, para valores que permanecerem nela por mais de 30 dias. Ou seja, a partir do 31º dia, seu dinheiro recebe, automaticamente, o rendimento retroativo dos 30 dias iniciais. E passa a render todos os dias úteis.
Desde que o Banco Central implementou novas medidas, dá para pedir pela portabilidade direto no aplicativo. Veja no vídeo abaixo:
A conta digital da Nubank é de pagamentos. Ou seja, sua conta-salário, na qual o empregador processa a folha de pagamentos, continua existindo.
Fonte: Nubank (fazer dinheiro render, portabilidade do salário e opções de investimento)
Imagem de destaque: Divulgação/Nubank
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital