Startup quer abrir “posto de combustível” no espaço

Uma startup de infraestrutura espacial dos EUA chamada Orbit Fab planeja construir um posto de combustível para espaçonaves em uma órbita geoestacionária da Terra.

Esta semana, a empresa revelou ao site Space News que pretende oferecer seus serviços de abastecimento por satélite já em 2025.

publicidade

Segundo a publicação, a ideia poderia permitir que satélites e outras espaçonaves passassem mais tempo no espaço, estendendo sua vida útil — e, talvez, limitando a quantidade de lixo espacial que deixam para trás em órbita.

E já se sabe, inclusive, o custo para encher um tanque. Uma bagatela de US$20 milhões (algo em torno de R$104 milhões, na cotação atual) por 220 kg de hidrazina, um propulsor comumente usado por satélites geoestacionários.

De acordo com a empresa, é tudo uma questão de estabelecer normas. “Não havia certeza no mercado sobre quanto custaria fazer um reabastecimento, e é isso que esperamos fornecer”, disse Adam Harris, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Orbit Fab.

Para reabastecer satélites em órbita, a empresa pretende transportar o propulsor para um depósito especial orbitando a Terra em uma “pista de serviço” que fica 300 km acima da órbita geoestacionária.

Esta “estação” permitiria que naves espaciais atracassem e fizessem um reabastecimento autônomo. Ou a espaçonave Orbit Fab também poderia levar o combustível até os satélites, se eles estiverem equipados com a Interface de Transferência de Fluidos Rapidamente Acoplada (RAFTI) da empresa.

Leia mais:

Jeremy Schiel, cofundador da Orbit Fab, disse que o projeto está “basicamente concluído”. A empresa está trabalhando agora no transporte de combustível, que entregará o propelente no espaço.

Eventualmente, eles esperam estender seus serviços para órbitas abaixo das geoestacionárias. “Estamos lidando com o preço comercial fácil de geoestacionárias primeiro e depois começaremos a trabalhar mais para baixo”, disse Schiel.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!