Segundo a patente, os fones conectados ao joystick não apenas ficariam armazenados no interior do controle, mas também teriam sua bateria carregada e seriam pareados ao console PlayStation 5 (PS5) junto ao controle. Isso eliminaria a necessidade de parear os dois dispositivos sem fio separadamente, além de garantir que os fones sempre estejam com carga, trazendo maior praticidade para o usuário. No entanto, isso também poderia diminuir a bateria disponível para jogar no próprio DualSense.
As imagens mostradas na patente não definem um local específico para os fones. Uma delas mostra um compartimento abaixo do painel de toque do joystick, enquanto outra coloca os dispositivos nas abas do joystick. Isso pode significar que a Sony ainda não definiu o design por completo ou apenas deseja cobrir todas as bases em caso de outras empresas tentarem copiar a ideia.
Em agosto, a Sony anunciou os novos fones sem fio Pulse Explore para o PlayStation 5 (PS5), que poderiam ser facilmente inseridos no controle devido ao seu pequeno tamanho. Por ora, ainda não há uma data oficial de lançamento e as pré-vendas do Pulse Explore ainda não começaram, mas já foi anunciado que nos Estados Unidos o produto custará US$ 199,99 (pouco mais de R$ 1 mil). O fone de ouvido já inclui um estojo, que serve como estação de carregamento, porém é preciso pareá-lo ao PS5 separadamente.