Novo Android 14 terá novidades com inteligência artificial; veja o que virá

Os entusiastas do mundo da tecnologia estavam esperando com grande expectativa pela conferência anual “Google I/O 2023”, evento focado em desenvolvedores da gigante do mercado e realizado na última quarta-feira, 10. Isso, porque durante a ocasião, a companhia apresentou as novidades previstas para o Android 14.

Leia mais: URGENTE! Página clássica de buscas do Google pode mudar após ameaças virtuais

A nova versão do sistema operacional do Google estará entre nós com upgrades de personalização, atualizações que deixam o sistema de segurança ainda mais robusto e, claro, não poderia faltar a adição dos recursos de inteligência artificial (IA) generativa, visto que o mecanismo está muito em alta no momento.

Até o momento, não foi relevado quando o novo sistema será disponibilizado oficialmente; contudo, se o Google decidir seguir o cronograma habitual, é provável que o lançamento ocorra em agosto ou setembro deste ano.

Android 14 ganha atualização com IA e mais recursos de segurança

Entre as mudanças anunciadas, estão as opções de customização da tela de bloqueio ampliadas. Agora, os usuários terão a oportunidade de personalizar a interface de diversas maneiras, incluindo a paleta de cores e a troca de posição dos elementos, como data, relógio e temperatura.

Os recursos de IA não ficaram de fora dos updates. Com eles, os consumidores poderão criar imagens de fundo de tela totalmente personalizadas com base em comandos de texto. A funcionalidade é parecida com os softwares Midjourney e DALL-E 2, duas plataformas que transformam descrições textuais em arte de alta qualidade.

Além disso, foi anunciado a função “wallpapers cinematográficos”, onde imagens poderão ser transformadas em registros 3D, que praticamente ganham vida quando o celular é inclinado ou desbloqueado.

E as novidades envolvendo IA não param por aí. O aplicativo nativo de mensagens do Android, chamado “Magic Compose”, ganhou um toque adicional de personalização nas conversas graças à IA generativa. A função oferece sugestões de respostas com base no contexto dos textos e até ajuda a transformar o que o usuário escreve em outros estilos, deixando as mensagens mais concisas, segundo explicou o Google.

O serviço”Encontrar meu Dispositivo” também foi melhorado e se aproxima das funções disponíveis pela Apple. Agora, o rastreamento inclui fones de ouvido, tablets e outros produtos. No quesito segurança, a empresa apresentou o “Alerta de Rastreadores Desconhecidos”, que indica outros dispositivos de rastreio próximos ao do usuário.

Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!