Saúde

Vista cansada: um mal cada vez mais comum

O estresse é um dos maiores problemas da humanidade. Ainda que ele não seja uma doença, é capaz de provocar uma série de complicações. Seja de ordem física ou psicológica, o estresse afeta a qualidade de vida das pessoas. E uma das complicações mais comuns causadas por ele é presbiopia, ou fadiga ocular.

A fadiga ocular caracteriza-se por cansaço constante da vista. Há dores de cabeça, a vista fica desfocada e a pessoa enxerga mal. Cerca de 50 a 90% das pessoas que trabalham em frente ao computador sofrem desse mal.

Causas da vista cansada

A principal causa da fadiga ocular é justamente a exigência constante dos olhos. Pessoas que trabalham em frente a telas, motoristas, leitores frequentes são indivíduos com alta chance de terem esse problema. A atual frequência com que se olha para telas de dispositivos móveis aumenta ainda mais a possibilidade de desenvolver fadiga ocular.

O que a maioria não compreende é que os olhos não foram feitos para ficarem muito tempo fixos em um mesmo ponto. Principalmente se o ponto fixo em questão for uma tela de tablet, computador ou celular. Como os olhos precisam se adaptar para poderem focar, com o tempo há desgaste na vista e ela desenvolve a fadiga.

Outra causa da fadiga ocular pode ser uma doença nos olhos. Astigmatismo, miopia e hipermetropia, se não tratados, podem aumentar o esforço realizado pelo globo ocular.

Sintomas

Apesar de o principal alvo desse problema ser os olhos, os sintomas podem se manifestar em outras partes do corpo. Veja abaixo alguns sintomas:

  • Dificuldade para se concentrar;
  • Alta sensibilidade à luz;
  • Dor no pescoço, nos ombros, nas costas e na cabeça;
  • Visão desfocada ou embaçada;
  • Irritação ocular e olhos vermelhos;
  • Dor nos olhos;
  • Contração involuntária das pálpebras.

Tratamento e prevenção

O tratamento vai depender da causa da fadiga. Se ela for causada por miopia, astigmatismo ou hipermetropia, o uso de óculos ou lentes de contato é suficiente. Se há realmente a exigência excessiva da visão em seu cotidiano, é necessário mudar hábitos. Veja abaixo algumas dicas para o dia a dia:

Altere o modo como utiliza o computador

  • Deixe a tela do computador ou dispositivo eletrônico pelo menos a 70 centímetros de seus olhos;
  • Limpe a sujeira da tela, pois isso pode aumentar a necessidade de brilho no dispositivo;
  • Escolha telas que tenham inclinação e rotação;
  • Cogite colocar um filtro de brilho sobre a tela.

Altere sua rotina de trabalho e estudo

  • Tente eliminar brilhos e iluminação desnecessários;
  • A cada 20 minutos de trabalho ou estudo, olhe por 20 segundos para um ponto qualquer que esteja a pelo menos 6 metros de distância;
  • Faça pausas com regularidade para descansar os olhos;
  • Coloque um copo de água em sua mesa para umidificar o ar.

Dica: Realize exercícios para os olhos

Nem todo mundo sabe, mas há exercícios que podem aliviar o estresse e a fadiga ocular. Confira abaixo alguns exemplos:

1. Massagens e compressas

Experimente colocar compressas de água morna sobre os olhos. Após, massageie os músculos faciais em torno deles e vá adentrando o globo ocular, sempre com os olhos fechados. Seja delicado!

2. Palmas quentes

Esquente as palmas das mãos esfregando umas nas outras. Agora pressione os olhos fechados.

3. Tensão e relaxamento

Feche os olhos com força até sentir que estão tensos. Agora solte a tensão e relaxe. Repita esse procedimento durante alguns breves minutos.

4. Fique vesgo

Isso mesmo: fique vesgo. Olhe para a ponta do nariz por no máximo 15 segundos e então relaxe a vista. Se não conseguir, coloque um dedo à frente do rosto até ser capaz de olhar para a ponta do nariz sem ter a vista incomodada.

5. Movimentos circulares

Por fim, faça movimentos circulares com seus olhos. Isso fortalece e tonifica os músculos oculares.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

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