O que é ChatGPT? | Como usar a IA em português

O ChatGPT popularizou o uso de inteligência artificial generativa como recurso para busca e produção de conteúdos em texto através de um chatbot de respostas imediatas. A curiosidade pela inovação leva os usuários a se perguntarem o que é o ChatGPT e como usar a ferramenta da OpenAI.

A IA pode ser acessada pela web no site oficial ou pela versão em app, disponível apenas para iPhone.

O que é ChatGPT?

ChatGPT é o chatbot com inteligência artificial (IA) generativa desenvolvido pela empresa norte-americana OpenAI e lançado em 30 de novembro de 2022 com base no modelo de linguagem GPT-3.5.

A sigla GPT se refere a generative pre-trained transformer, ou transformador generativo pré-treinado em português. O ChatGPT é um grande modelo de linguagem treinado com um vasto banco de dados para gerar respostas articuladas, com profundidade e emprego de linguagem semelhante à humana.

Para treinar o modelo e servir de base de informações para o ChatGPT, foram utilizados fontes como Wikipédia, livros, artigos acadêmicos e toda a imensidão de conteúdos da web — incluindo posts de redes sociais e entrevistas que ajudam a IA a aprimorar suas habilidades de comunicação com os humanos e em diferentes idiomas.

No lançamento do ChatGPT, o modelo de linguagem não possuía acesso em tempo real a sites da internet e tinha conhecimento limitado de eventos ocorridos após setembro de 2021. Essa característica muda com o GPT-4, lançado em março de 2023 inicialmente para o ChatGPT Plus, a versão paga do chatbot da OpenAI.

O GPT-4 foi também incorporado ao Bing, o mecanismo de busca da Microsoft. A empresa tornou-se parceira da OpenAI em 2019 e investe no desenvolvimento dos produtos com inteligência artificial da companhia, que incluem ainda o DALL-E.

Como acessar o ChatGPT

O chatbot da OpenAI pode ser acessado através do site oficial (chat.openai.com) ou pelo app (iPhone). Para acessar o ChatGPT em sua versão tradicional pela web, é preciso fazer login com uma conta pessoal:

  • Conta de e-mail;
  • Conta Google;
  • Conta Microsoft;
  • Conta Apple.

Como usar o ChatGPT

Você pode usar o ChatGPT para diversas finalidades, desde criar conteúdos textuais até escrever códigos de programação. Para utilizar a ferramenta, basta:

  1. Acessar o site ou baixar aplicativo;
  2. Iniciar sessão com uma conta pessoal;
  3. Digitar suas solicitações no campo de texto na base da tela.

A interface do chatbot é bastante simples e intuitiva. Há um campo principal de bate-papo para enviar perguntas e comandos para a IA e uma barra lateral com o botão para iniciar um novo chat seguido pelo histórico de conversas.

Ao utilizar a ferramenta, você pode iniciar um novo chat para obter respostas sobre um determinado tema e explorar o tópico como uma conversa em bate-papo, ou seja, sem precisar relembrar a IA sobre o assunto que está sendo tratado.

Para que eu posso usar o ChatGPT?

Você pode usar o ChatGPT para gerar respostas em diferentes tamanhos, formatos, linguagens e gêneros literários, como:

  • Textos, artigos e resumos;
  • Traduções e revisões;
  • Roteiros e narrativas ficcionais;
  • Poesias e letras de música;
  • Códigos de programação.

Para obter retornos que atendam às suas expectativas, é importante enviar comandos com uma boa parametrização. Nesse sentido, você deve especificar exatamente o que quer; por exemplo, estilo de linguagem, tom de voz, quantidade de palavras ou caracteres.

As respostas podem ser refinadas com comandos simples como “fale-me mais sobre isso” ou “retire termos em inglês”.

Outra possibilidade de uso é solicitar para o chatbot refazer a resposta. Ao clicar no botão “regenerate response” que aparece junto à janela de bate-papo, o texto é substituído por uma nova versão.

Também é possível retomar uma consulta anterior na ferramenta através do histórico de conversas. Você pode selecionar um chat e continuar o papo com novas perguntas e solicitações para a IA dentro daquele tema.

Não há limite de uso para o ChatGPT, seja em número de chats ou quantidade de perguntas. E você pode inclusive explorar as opções de jogos online pelo chatbot — como palavras cruzadas e jogo da velha.

Posso usar o ChatGPT em português?

Sim, pois o ChatGPT entende e responde em diversos idiomas, incluindo o português brasileiro. Apesar de a interface do chatbot estar em inglês, a ferramenta conversa naturalmente com várias línguas. Para isso, basta enviar as perguntas em português para receber respostas no mesmo idioma.

Fique atento

Eventualmente, o ChatGPT pode apresentar uma mensagem de status “Network Error 720”. Esse erro acontece por uma indisponibilidade da IA, seja por excesso de usuários ao mesmo tempo ou alguma falha de conexão com os servidores. Em geral, esse problema se resolve ao aguardar alguns instantes ou solicitar respostas mais curtas à IA.

É importante ressaltar que nem todas as respostas geradas pelo chatbot são precisas. Há diversos relatos de “alucinação” da inteligência artificial — termo utilizado para o comportamento errático e sem sentido da IA. Portanto, é necessário checar as informações fornecidas pela ferramenta com outras fontes.

Para explorar mais as possibilidades da IA generativa, você pode utilizar comandos legais, instalar plugins ou utilizar extensões para Chrome que deixam o ChatGPT mais poderoso.

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!