DicasSaúde

7 tratamentos naturais para dores musculares

Tensão muscular é um problema comum a todas as idades. Seja pelo envelhecimento ou pela carga excessiva de atividades físicas, as dores causadas pela tensão dos músculos incomoda. O tratamento mais comum é à base de relaxantes musculares, analgésicos e mesmo repouso.

Mas há outras formas, mais naturais, para auxiliar nessa questão.

7 relaxantes musculares naturais

A tensão muscular pode surgir de forma repentina. Má postura e outros hábitos inadequados contribuem para a persistência do problema. Felizmente existem relaxantes musculares naturais que amenizam as dores e que não têm efeitos colaterais. Confira a seguir uma lista deles e seus benefícios.

Óleo de menta

Tem propriedades analgésicas e age contra a inflamação. Coloque um pouco de óleo nas mãos e massageie o local dolorido por pelo menos cinco minutos.

Valeriana

Tanto o óleo quanto a infusão são recomendados, pois ambos são calmantes e analgésicos. Tome duas xícaras da infusão por dia ou massageie a região dolorida por alguns minutos.

Sais de Epsom

São ótimos para banhos relaxantes. Previnem fibromialgia e artrite. Adicione 100 gramas dos sais em uma bacia com água e mergulhe nela a região a ser tratada. Descanse após a aplicação.

Camomila

A camomila tem propriedades que reduzem o inchaço muscular e as dores nos músculos. É eficaz para prevenir câimbras, por exemplo. Beba uma xícara de chá de camomila por dia ou aplique o óleo sobre as regiões doloridas.

Óleo de arnica

A arnica é mundialmente conhecida por agir contra a inflamação. Aplicar o óleo direto sobre a pele provoca uma sensação de calor, seguida pela redução do estresse muscular.

Pimenta caiena

Apesar de muito picante na culinária, é ótima como analgésico. Adicione quantidades mínimas dessa pimenta em suas infusões e vitaminas. Pode também passar óleo de pimenta caiena nas regiões doloridas e massagear.

Passiflora

A passiflora acalma os nervos, é anti-inflamatória e analgésica. Além disso, controla a insônia e a ansiedade. Prepare uma infusão de passiflora e consuma antes de ir para a cama. Uma alternativa é mergulhar um pano na infusão e fazer uma compressa sobre as regiões doloridas.

Se você sofre com dores musculares constantes, esses tratamentos naturais são boas alternativas aos medicamentos comuns. Afinal, as propriedades descritas acima são eficazes não apenas para a tensão muscular, mas para outros problemas comuns do dia a dia, como a insônia.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios