Review Galaxy A14 5G | A cada ano fica melhor

Após o extremamente básico — mas muito popular — Galaxy A10, os smartphones mais básicos da Samsung tiveram boas atualizações: o A11 recebeu várias câmeras, enquanto o A12 estreou o sensor principal de 48 MP e o a13 veio com tela Full HD. Agora, com o recém-lançado Galaxy A14 5G, a experiência está bem mais próxima de um celular intermediário.

Como o nome já sugere, o A14 tem 5G, sendo o primeiro da série Galaxy A1x lançado no Brasil com essa conectividade, tela Full HD com taxa de atualização de 90 Hz e design inspirado na família Galaxy S23. Será que ele empolga? Recebemos uma unidade para testes e eu conto tudo sobre ele nos próximos parágrafos!

🛒 Veja as ofertas do Galaxy A14 5G no Magalu!

🛒 Compare os preços do Galaxy A14 5G no Zoom

🛒 Confira ofertas do Galaxy A14 5G na Amazon

Prós

  • Design inspirado no S23
  • Configurações interessantes
  • Câmera principal agradável
  • Ótima autonomia de bateria

Contras

  • Não tem câmera ultrawide
  • Câmera macro de baixíssima qualidade

Construção e design

A Samsung vem fazendo um ótimo trabalho de identificação visual nos seus smartphones em 2023. O Galaxy A14 5G, assim como os modelos A34, A54 5G, tem traços da família Galaxy S23, como as câmeras traseiras sem módulo agrupadas verticalmente. Confesso que preferiria o design do Galaxy S22, mas passei a curtir o novo após algumas semanas de uso.

O acabamento do A14 5G é todo de plástico, mas não espere um celular tão resistente. Embora o plástico não estilhace como o vidro, ele deve arranhar com facilidade se ficar em bolsas com outros objetos e superfícies mais ásperas — somente no bolso da calça já foi suficiente para ele ganhar algumas “cicatrizes”. Infelizmente, a Samsung não envia capinha na embalagem.

As bordas ao redor da tela também são bem espessas, mas também não dá para exigir muito disso em um celular de entrada. Ele é grandalhão e pode ser desajeitado para usuários que preferem modelos mais compactos. Particularmente, gostei de usá-lo durante os testes, apesar de ainda preferir smartphones menores.

Quanto às portas e conexões, o modelo da Samsung se destaca pela entrada de 3,5 mm (P2) para fones de ouvido — finalmente, pude usar meu Kuba Disco 2 no smartphone sem precisar de cabos extras. E recomendo assistir a filmes e séries de fone porque, como esperado, a única saída de som do A14 5G é bem ruinzinha.

Tela

Uma boa atualização do Galaxy A14 5G em relação ao A13 foi a tela. Ela manteve a resolução Full HD estendida (2408 x 1080 pixels) e o painel PLS LCD do anterior, mas adicionou uma taxa de atualização mais alta, no caso 90 Hz.

O resultado foi uma experiência mais fluida que no Galaxy A13, pois a velocidade da tela pode variar dependendo do aplicativo. Entretanto, o display não é tão brilhante e nem apresenta cores muito vivas devido à variação mais simples do LCD, embora possa agradar pelo tamanho generoso de 6,6 polegadas.

É muito interessante observar que a Samsung tenta unificar o design das suas linhas de smartphones. Por exemplo, o Samsung Galaxy A14 5G é muito parecido com os intermediários A34 e A54 5G, além do poderoso Galaxy S23.

— Diego Sousa

Configurações e desempenho

O Galaxy A14 5G no Brasil é equipado com o Exynos 1330, chipset relativamente recente e similar ao Exynos 1280 5G, que equipa o bom intermediário Galaxy A53 5G. No geral, o 1330 é uma boa plataforma para o segmento básico porque apresenta bons saltos de desempenho em relação ao já defasado Exynos 850, do A13.

Nos nossos testes de benchmark, o Galaxy A14 5G finalizou o cenário Extreme do Wild Life Unlimited com 351 pontos, superior aos resultados do Redmi Note 12 (304 pontos) e do Moto G53 (291 pontos). São pontuações bem baixas, porém condizentes com a categoria.

No dia a dia, consegui rodar a maioria dos aplicativos casuais — como Facebook, Instagram, TikTok e YouTube — sem muita dificuldade, apesar do celular não aguentá-los por muito tempo na memória RAM de apenas 4 GB.

O smartphone até suporta o chamado “RAM Plus”, que usa parte do armazenamento interno para fornecer até 4 GB de memória virtual e permitir mais aplicativos rodando em segundo plano, mas não notei nenhuma vantagem significativa com isso ativado.

Quanto aos jogos, obtive bons resultados com o básico Subway Surfers, sem nenhum travamento ou atraso no tempo de resposta. Asphalt 9, por sua vez, rodou bem nas configurações padrões, mas não alcançou os 60 quadros por segundo (fps). Deu para jogar numa boa, no entanto.

Sistema e interface

A One UI Core 5.0 que roda no Galaxy A14 5G é baseada no atual sistema operacional Android 13. Por ser uma modificação simplificada da pesada One UI, não encontrei nenhum problema de desempenho ao navegar pela interface.

Obviamente, você não encontrará toda a fluidez e recursos da interface padrão da Samsung, mas ele oferece modo noturno, operação com uma mão, painel edge (mesmo sem ter tela curva), pasta segura e Samsung Wallet, para guardar documentos e cartões de créditos.

Além disso, a maioria das opções de personalização do sistema está presente, como a paleta de cores predominante da interface conforme o wallpaper.

Quanto ao suporte de atualizações do Android, a Samsung não informou por quanto tempo manterá o Galaxy A14 5G atualizado. Espero que, pelo menos, ele receba o futuro Android 14.

O Galaxy A14 5G é uma boa atualização do A13. A interface One UI Core 5 baseada no Android 13 é relativamente fluida, e o chipset Exynos 1330 5G roda a maioria dos aplicativos muito bem.

— Diego Sousa

Câmeras

Apesar do conjunto de câmeras traseiras ser triplo, o Galaxy A14 5G tem apenas um sensor funcional, com 50 MP e f/1.8. As outras são macro e profundidade, ambas com 2 MP, que servem mais para design do que para tirar fotos. Para selfies, temos uma câmera frontal de 13 MP.

Eu usei o Galaxy A14 5G para registrar alguns dias da minha viagem à Curitiba e gostei dos resultados considerando a faixa de preço, com poucas ressalvas. A câmera principal repete a exagero na saturação do seu antecessor, algo que particularmente gosto.

Diferentemente do A13 4G, que testei ano passado, alguns cenários são mais valorizados no A14 5G, como as árvores mais esverdeadas e o céu mais azul. Isso é mérito do recurso de otimização de cena, que pode ser ativado ou desativado nas configurações.

O modo retrato do Galaxy A14 5G é interessante mesmo com o sensor de profundidade fazendo papel de figurante. O Exynos 1330 já faz um trabalho de recorte de fundo e preservação das cores decentes para deixar qualquer atuação para o sensor de profundidade. Inclusive, por que as marcas ainda insistem nesse sensor em 2023?

O software de câmera do Galaxy A14 5G oferece um modo de zoom que faz uma aproximação digital da câmera de 50 MP. Esse modo é tão inconsistente que, numa captura despretensiosa, o resultado fica aceitável e, na outra, com mais cuidado, pareça pintura a óleo.

Uma boa atualização em relação ao A13 é o modo noturno. Ele pode demorar mais de cinco segundos para processar a imagem, mas o resultado é interessante na maioria das vezes.

O que senti mais falta no aparelho foi uma câmera de ângulo mais aberto (ultrawide), que uso bastante para capturar cenários mais amplos. Eu trocaria a lente macro e sensor de profundidade pela câmera ultrawide do A13, por mais básica que ela fosse.

Em vídeos, o smartphone grava com resolução Full HD a 30 quadros por segundo (fps) no máximo. O sensor principal não tem estabilização óptica de imagem (OIS), mas o aplicativo de câmera tem uma função de estabilização de vídeo que melhora minimamente a qualidade de gravação.

A gravação com a câmera frontal, por outro lado, tem um HDR ineficaz, estourando bastante o céu mesmo em boas condições de luz. No entanto, o objeto principal tem boa definição e cores agradáveis.

Bateria e carregamento

Com 5.000 mAh, o Galaxy A14 5G tem uma autonomia de bateria ótima. Mudamos o nosso padrão de testes para refletir um cenário bem próximo da realidade, executando diversas tarefas cotidianas como jogos, redes sociais e mensageiros instantâneos, além de reprodução de vídeos no YouTube.

Após cerca de seis horas de testes com tela no modo automático e uso interno, o aparelho consumiu 34%. Na prática, o celular da Samsung poderia durar 17 horas em uso real, ou quase dez horas de uso com a tela ligada, o que considero mais do que excelente. Lembrando que o usuário médio normalmente fica com 4 horas de tela ligada em um dia.

Vale mencionar que tempo de uso varia dependendo do tipo de aplicativo, força da rede móvel e vários outros fatores. Você pode conseguir extrair um tempo melhor, mas também pode precisar de uma tomada em um tempo menor do que os testes disponíveis na internet.

Com relação à recarga, o Galaxy A14 5G consegue suportar até 15 W de potência. Não é dos mais rápidos no quesito carregamento ao precisar de quase duas horas para recarregar completamente.

Concorrentes diretos

Uma boa alternativa ao Galaxy A14 5G é o Moto G53 5G, da Motorola. Ambos têm tela LCD, mas o G53 tem taxa de atualização de 120 Hz e resolução HD+, enquanto o rival tem 90 Hz e Full HD. Você pode escolher se prefere resolução ou atualização de tela mais rápida.

Com relação à câmera, os dois sofrem pela ausência da lente ultrawide, mas o A14 5G tem um HDR mais eficaz. Além disso, ambos gravam com resolução Full HD a 30 fps, o que está nos padrões de celulares de entrada.

Com relação ao desempenho, o smartphone da Samsung se sai melhor em jogos com o Exynos 1330, mas ambos se saem relativamente bem no dia a dia. Os dois também oferecem 4 GB de memória RAM com “RAM Boost” e Android 13.

🛒 Veja as ofertas do Moto G53 5G no Magalu!

🛒 Compare os preços do Moto G53 5G no Zoom

🛒 Confira ofertas do Moto G53 5G na Amazon

Vale a pena comprar o Galaxy A14 5G?

O Galaxy A14 5G é uma boa atualização do Galaxy A13. A tela Full HD ficou mais rápida, enquanto o chipset Exynos 1330 5G trouxe saltos significativos de desempenho em jogos e aplicativos mais cotidianos. Também senti a interface One UI Core 5 mais fluida, e o 5G é um bom diferencial no segmento mais básico.

Nas câmeras, o smartphone recebeu bons upgrades como o modo noturno e o otimizador de cena, mas achei uma pena a Samsung ter retirado a câmera ultrawide para fotografar ambientes mais amplos. Além disso, não consigo aceitar sensor de profundidade e câmera macro de 2 MP só para “enrolar”.

Como uma evolução da linha, no entanto, o Galaxy A14 5G só consolida a popularidade da série Galaxy A1x, que começou com o basicão Galaxy A10. Como celular de entrada que pode ser encontrado por cerca de R$ 1.200 na data em que escrevo esta análise, também o acho uma ótima opção no mercado brasileiro.

🛒 Veja as ofertas do Galaxy A14 5G no Magalu!

🛒 Compare os preços do Galaxy A14 5G no Zoom

🛒 Confira ofertas do Galaxy A14 5G na Amazon

Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!