Polícia

Esta previsto para o dia 13 de abril o edital do concurso público do Corpo de Bombeiros

Cresce a expectativa de realização do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul (Concurso CBM Bombeiros MS). Embora ainda não se tenha uma data exata para divulgação do documento, o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, anunciou que o edital de abertura da corporação será publicado até o dia 13 de abril. De acordo com ele, o governo pode publicar o edital nesta semana (02 a 06 de abril) ou na próxima semana (09 a 13 de abril).

Lembrando que a minuta do edital de concurso já foi assinada. Agora, resta apenas a assinatura de contrato com o organizador do concurso público da corporação. “É um Governo que trabalha com planejamento, trabalha com resultado. Depois de ouvir os comandantes chegamos ao acordo da quantidade de policiais que precisariam ser repostos, e vamos a esse concurso. A cada ano mais novos 500 homens deverão entrar na nossa gloriosa Polícia Militar e ao nosso querido Corpo de Bombeiros”, disse secretário do Estado de Administração e Desburocratização”, disse Reinaldo, durante assinatura da minuta do edital.

Em publicação no Diário Oficial do Estado do dia 28 de março, ficou definido o organizador do certame. De acordo com o documento (veja abaixo), a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul (FAPEMS) terá a missão de coordenar o o concurso, que contará com 200 vagas distribuídas entre funções de Soldado (153), Oficial Combatente 23), Oficial de Saúde (12) e Oficial Especialista (12). O concurso da PM-MS 2018 também foi anunciado.

Ainda de acordo com Reinaldo, o concurso faz parte do plano de reestruturação das forças de segurança do Estado, elaborado para os próximos 10 anos. “Existe um planejamento para 10 anos, ininterruptos, todos os anos a gente vai fazer um concurso das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros para a gente poder cobrir essa lacuna de policiais que adentram ao serviço público e muitas vezes não têm uma aposentadoria de uma grande turma, então isso faz parte do planejamento e o que nós vemos em Mato Grosso do Sul é um planejamento que deu certo porque se você olhar os números de redução de violência, enquanto explodiu no Pais, Mato Grosso do Sul é um dos estados hoje que tem as melhores estruturas em segurança pública de todo o País”, disse.

Comissão do Concurso Bombeiros MS 2018 já formada

No dia 25 de janeiro, foi definido pela Secretaria Estadual de Administração e Desburocratização (SAD) do Mato Grosso do Sul, as comissões que serão responsáveis pela organização do concurso da PM e Bombeiros do Estado. O grupo de trabalho dos Bombeiros/MS é composto pelos servidores Paulo Victor dos Santos Oliveira (presidente), Cel.QOBM Sérgio Carlos Barbosa (vice-presidente), Maj. QOBM Carla Rouledo Moretti Leite, Leonia Inês da Cruz Pavão, Cel. QOBM Luiz Antônio de Melo, Maria Lucélia Pereira Lima e Solanir Faria Brito Correa.

O concurso do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul já havia sido confirmado no dia 08 de dezembro pelo Governador do Estado. De acordo com o chefe de governo, já existe um cronograma de concursos para a área de segurança pública do Estado. “Temos agora um cronograma de concursos para que a gente possa, todos os anos, ter um ingresso de novos policiais militares e bombeiros militares. Então tem um planejamento da Sejusp que deve possibilitar a gente realizar concursos aos policiais militares para todos os anos, para a gente manter o equilíbrio entre entrada e saída”, disse o chefe de governo. Já no dia 22 de dezembro, em publicação no Diário Oficial do Estado, foram publicado publicados os decretos que autorizaram a realização dos concursos da Polícia Militar e Bombeiros do Estado. A expectativa é que o edital seja divulgado ainda neste trimestre.

Veja também: Concurso da Polícia Militar do MS está autorizado com 400 vagas! Confira!

concurso CBM/MS contará com oportunidades para os cargos de Soldado, Oficial Combatente, Oficial de Saúde e Oficial Especialista. Para ingresso no quadro de Praças da corporação, o candidato deverá: a) ser brasileiro nato ou naturalizado; b) ter, na data de encerramento da inscrição neste Concurso Público de Provas, a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos e, no máximo, 24 (vinte e quatro) anos completos; c) ter, descalço e descoberto, no mínimo, 1,65 m de altura para os candidatos do sexo masculino e, no mínimo, 1,60 m de altura para os candidatos do sexo feminino, a serem avaliados no Exame de Saúde, Antropométrico e Clínico; d) possuir escolaridade de, no mínimo, Ensino Médio completo; e) estar quite com as obrigações militares (no caso de candidato do sexo masculino); entre outros requisitos.

O Concurso Bombeiros MS 2018

O governo tem objetivo de nomear os aprovados em 2018. “Vamos autorizar o concurso ainda este ano para começar a ter posse em 2018”, disse Reinaldo durante a cerimônia em comemoração aos 182 anos da corporação em Mato Grosso do Sul. De acordo com o coordenador da Secretaria de Estado da Administração (SAD), Paulo Vitor dos Santos Oliveira, todos os esforços estão sendo feito para que o edital seja divulgado. “Todo o pessoal está se movimentando para agilizar o concurso”, disse.

Provas do Concurso

A expectativa é que a prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, tenha questões de múltipla escolha com 5 (cinco) alternativas, sendo uma única alternativa correta. A prova deverá abordar questões de Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática e Atualidade Brasileira, conforme o último concurso:

LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e entendimento de textos. Encontros vocálicos: hiato, ditongo, tritongo. Encontros consonantais. Dígrafos. Divisão silábica. Tonicidade. Ortografia. Acentuação gráfica. Reforma ortográfica 2009. Uso do acento indicador de crase. Sinais de pontuação: uso dos sinais de pontuação. Significação das palavras: sinônimos e antônimos, homônimos, parônimos e homógrafos, denotação e conotação. Formação de palavras. Classificação, flexão e emprego das palavras. Termos da oração: essenciais, integrantes e acessórios. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos. Forma e grafia de algumas palavras e expressões: por que/ por quê/ porque/ porquê; onde/aonde; mas/mais; a/há; demais/de mais; mal/mau. Coesão e coerência textual.

MATEMÁTICA: Conjuntos Numéricos: Números Naturais, Inteiros e suas propriedades. Nú- meros Racionais. Noções Elementares de Números Reais. Aplicações. Números e Grandezas Proporcionais: Razões e Proporções, Divisão Proporcional, Regras de Três Simples e Composta. Progressões Aritméticas e Geométricas. Aplicações. Análise Combinatória e Probabilidade: Contagem, Arranjos, Permutações e Combinações. Probabilidade, Probabilidade Condicional e Eventos Independentes. Aplicações. Matrizes e Sistemas Lineares: Operações com Matrizes, Matriz Inversa. Aplicações. Determinantes: Cálculos de Determinantes, Resolução de Sistemas Lineares. Funções. Gráficos. Funções Crescentes e Decrescentes. Funções Injetoras, Sobrejetoras e Bijetoras. Função Composta e Função Inversa. Funções Lineares, Afins e Quadráticas. Funções Exponenciais e Logarítmicas. Equações e Inequações. Aplicações. Trigonometria: Arcos e Ângulos. Funções Trigonométricas. Aplicações das Leis do Seno e do Cosseno. Resolução de Triângulos. Aplicações. Polinômios: Operações e Propriedades. Equações Algébricas: Raí- zes, Relação entre Coeficientes e Raízes. Aplicações. Geometria Analítica: Coordenadas Cartesianas, Distância entre Dois Pontos, Equações da Reta, Área de um Triângulo. Aplicações. Posições Relativas. Geometria Plana: Retas. Feixe de Paralelas. Teorema de Tales. Congruência e Semelhança de Triângulos. Relações Métricas no Triângulo. Áreas de Figuras Planas. Aplicações. Geometria Espacial: Cilindro, Esfera e Cone. Cálculo de Áreas e Volumes. Aplicações.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA Noções de hardware: componentes de um computador; dispositivos de entrada e saída; mídias para armazenamento de dados; periféricos. Noções do Sistema Operacional Windows 7 Interprise: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos. Editores de texto, planilhas e apresentações (MS-Office 2007): 1.Editor de texto: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas; marcadores simbólicos e numéricos; tabelas; impressão; controle de quebras e numeração de páginas; menus; barras de ferramentas; comandos; proteção de documentos. 2.Editor de planilhas: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos; elaboração de tabelas e gráficos; uso de fórmulas, funções; impressão; controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados; menus; barras de ferramentas; comandos. 3.Editor de apresentação: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, botões de ação, animação e transição entre slides. Conceito de Internet e Intranet: conceitos básicos; navegadores; conceitos de URL; ferramentas de busca; transferências de arquivos (download e upload); impressão de pá- ginas. Correio eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Noções de segurança: Conceitos de vírus, spyware, spam; certificados de segurança; acesso a sites seguros; vermes; cuidados e prevenções.

ATUALIDADE BRASILEIRA: Tópicos relevantes e atuais dos acontecimentos da realidade brasileira nas áreas social, econômica, saúde, educação, segurança, política, meio ambiente, habitação, ciência e tecnologia. Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011 – Lei de Acesso à Informação.

Teste de Aptidão Física do Concurso Bombeiros MS 2017/2018

Serão convocados para esta fase os candidatos considerados aptos no Exame de Saúde e Antropométrico, através de edital a ser publicado nos sites oficiais do concurso.

O Exame de Capacitação Física, de caráter eliminatório, tem por finalidade avaliar a capacidade do candidato para suportar física e organicamente (biologicamente) o treinamento físico a que será submetido no desenvolvimento do Curso de Formação de Soldados BM/2013, assim como as exigências para o exercício do cargo.

O Exame de Capacitação Física será composto de Testes de Aptidão Física (TAF) e o resultado será expresso pelos conceitos “apto” e “inapto”, compreendendo as seguintes provas:

a) flexão e extensão de membros superiores na barra fixa, somente para os candidatos do sexo masculino;

b) conjugado, somente para os candidatos do sexo feminino;

c) abdominal tipo remador, para ambos os sexos;

d) corrida de 3.200 m, para o sexo masculino;

e) corrida de 2.600 m, para o sexo feminino;

f) natação, para ambos os sexos;

g) flexão e extensão de membros superiores sobre o solo (apoio), para ambos os sexos.

Último Concurso Bombeiros MS

O último concurso do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul aconteceu em 2013, quando foi publicado com 150 vagas, sendo 135 (cento e trinta e cinco) vagas para o sexo masculino e 15 (quinze) vagas para o sexo feminino.

Informações do concurso
  • Concurso: Bombeiros do Mato Grosso do Sul
  • Banca organizadora: FAPEMS
  • Cargos: Soldado e Oficial
  • Escolaridade: Nível médio e superior
  • Número de vagas: 250
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: AUTORIZADO

Último edital – 2013  Edital001_SoldadoBM2013

Tags
Mostrar mais

Gabriela Rufino

Jornalista 📰💻 Acadêmica de História 📚 @willsince94 💑

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios