07.06.2024 · 4:26 · Vereador Tabosa
Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na última quarta-feira, 5 de junho, o vereador Marcos Tabosa (PP) participou, ao lado da prefeita Adriane Lopes (PP), do início das obras da Central da Árvore. Este projeto, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), visa promover a preservação e o desenvolvimento sustentável de Campo Grande. A Central da Árvore contará com um viveiro, uma estufa para produção de mudas, uma área para recepção de galhos, folhas e troncos de árvores podadas ou removidas, além de uma estrutura para reaproveitamento de material lenhoso e trituração de folhas e galhos para compostagem.
Durante o evento, também foi efetivado o sistema Arbolink, a sistematização totalmente online do Portal Grande Gerador, e a entrega do estudo e revisão do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU). O sistema Arbolink é uma plataforma digital para gestão da arborização urbana, oferecendo suporte técnico, treinamentos, e manutenção evolutiva. Este sistema representa um passo importante para melhorar a qualidade dos serviços relacionados ao cuidado das árvores urbanas, reduzindo a burocracia e agilizando o atendimento às demandas da população.
Em seu discurso representando a Câmara Municipal, Tabosa destacou a importância da participação do Legislativo na criação de leis e instrumentos que apoiam as ações do Executivo para que Campo Grande continue sendo a cidade mais arborizada do país. “Diante das mudanças climáticas, é necessário preservar nossos recursos naturais e biodiversidade, o que reflete diretamente na qualidade de vida da população”, enfatizou o vereador, ressaltando o uso da tecnologia aliada à sustentabilidade.
Na ocasião, foram apresentados os dados do Projeto de Pesquisa “Floresta Urbana de Campo Grande”, um estudo que subsidiará a revisão e monitoramento do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU). Este projeto foi realizado por meio de um convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec).
Representando a UFMS, a professora e doutora Camila Aoki apresentou o estudo sobre o novo plano, que se propõe a ser uma ferramenta para os gestores da floresta urbana de Campo Grande, apresentando dados quantitativos e qualitativos inéditos sobre a arborização urbana da cidade. “Este estudo consiste na atualização e monitoramento do Plano Diretor de Arborização Urbana de 2010, oferecendo um diagnóstico atual e dados inéditos sobre a Floresta Urbana de Campo Grande, numa parceria entre a Gestão Pública e a Universidade. Esse convênio visa gerar dados com credibilidade e qualidade para nortear os processos de gestão e manejo da cidade, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos moradores,” explicou Aoki.
Palmir Cleverson Franco
Assessoria de Comunicação do Vereador