DESTAQUE 2EducaçãoMato Grosso do Sul

No Dia Internacional da Mulher, reflexões sobre as lutas e conquistas femininas foram promovidas nas escolas da REE

No Dia Internacional da Mulher, reflexões sobre as lutas e conquistas femininas foram promovidas nas escolas da REE
No Dia Internacional da Mulher reflexoes sobre as lutas e.jpegnocache1
Compartilhar

Na quarta-feira (8), em razão do Dia Internacional da Mulher, escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) promoveram aos estudantes e demais profissionais, momentos de celebração e reflexão quanto ao gênero, lutas e conquistas femininas ao longo da história.

Em Campo Grande, a Escola Estadual Aracy Eudociak aproveitou a acolhida e o intervalo de aulas para desenvolver ações que destacaram a importância da data, contando ainda, com apresentações musicais, divulgação de biografias de mulheres historicamente reconhecidas pela luta contra a hegemonia patriarcal, também tendo sido promovida uma reflexão acerca de termos machistas, os quais a sociedade deve parar de reproduzir.

Desfile no tapete vermelho fez parte das homenagens às mulheres da EE Aracy Eudociak.

Além disso, como parte das festividades, Gisele Maria Bacanelli, diretora da EE Aracy Eudociak informou que “as mulheres da Escola desfilaram no tapete vermelho e os estudantes ainda puderam manifestar o carinho e a admiração por mulheres que fazem a diferença na vida deles, por meio de palavras escritas em notas adesivas, que posteriormente foram coladas no mural”, disse.

Em Dourados, estudantes do Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira participaram de uma palestra com a temática ‘a presença da mulher na sociedade’, ministrada pela Claudinéia Rodrigues, professora formadora em Ciências Humanas da CRE-5 (Coordenadoria Regional de Educação de Dourados).

‘A presença da mulher na sociedade’ foi tema da palestra aos estudantes da EE Rita Angelina Barbosa Silveira.

A ação propiciou diálogos com os estudantes, momento em que além da importância da mulher para a sociedade, foram apresentadas as conquistas atribuídas a esse gênero ao longo da história, e contextualizado aos estudantes sobre misoginia e feminicídio. Filmes e livros também foram sugeridos aos alunos, pois eles quiseram buscar mais referências sobre o assunto.

“Os estudantes gostaram da temática apresentada e entenderam a importância da mulher na sociedade e o porquê ser tão comemorado e singular a todas as mulheres”, disse Erika Cristina da Silva, professora da EE Rita Angelina Barbosa Silveira.

Na Escola Estadual Professor João Magiano Pinto, localizada em Três Lagoas, estudantes compreenderam a relevância da data, ao ser tratado em sala de aula sobre a valorização feminina, importância do respeito à todas elas e busca por equidade, com destaque à pesquisa sobre as mulheres que se destacaram na área da Ciência, realizada no laboratório de informática, material este que resultou em um painel exposto no pátio da Escola com tema ‘mulheres incríveis’.

Alunas da EE Prof. João Magiano Pinto fizeram cartazes com frases de empoderamento feminino.

Além disso, homenagens também foram realizadas no intervalo das aulas, pois as estudantes divulgaram cartazes com frases de empoderamento feminino, professoras falaram a respeito da importância da representatividade feminina na sociedade e a apresentação musical ficou por conta de uma banda formada por estudantes do Ensino Médio.

Na EE Prof. João Magiano Pinto, a professora Gabrielly Bonini falou sobre a importância da representatividade feminina na sociedade.

“Nós vivemos em uma sociedade machista, uma sociedade patriarcal, que muitas vezes não enxerga a mulher como ela deveria ser enxergada, por isso é importante debater questões como a de igualdade de gênero e empoderamento; a Escola tem papel fundamental de motivação por essa busca por igualdade, onde a mulher possa se ver representada em todos os setores”, disse Adonis Silva, professor coordenador de Práticas Inovadoras da EE Prof. João Magiano Pinto.

Texto: Thaís Davis, SED

Fotos: Acervo das escolas

Fonte: Policia Civil MS

Compartilhar
Matérias relacionadas
Saúde define critérios e fluxo de repasses do incentivo estadual aos agentes de saúde
Mato Grosso do SulSaúde

Saúde define critérios e fluxo de repasses do incentivo estadual aos agentes de saúde

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) estabeleceu, por meio da Resolução...

Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações

Em abril deste ano as redes sociais foram tomadas por Fallout, que teve...

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone

A partir desta segunda-feira (16), o iOS 18 estará disponível para download...

Tecnologias e produção de mídias são trabalhadas na EE Professora Maria de Lourdes Toledo Areias   
EducaçãoMato Grosso do Sul

Tecnologias e produção de mídias são trabalhadas na EE Professora Maria de Lourdes Toledo Areias  

O projeto “Areias Mídias”utiliza de mídias digitais como podcasts e jornais, proporcionando-lhes...