Celulares atuais podem ser desbloqueados com senhas alfanuméricas, PINs, impressões digitais e até com o rosto. Mas e se você pudesse usar a sua voz para destravar o aparelho? É isso o que a chinesa Huawei aparentemente conseguiu fazer, de acordo com uma patente registrada pela empresa.
O pedido de patente feito na China descreve uma nova tecnologia desenvolvida pela Huawei que usa a voz do usuário para desbloquear o aparelho, eliminando assim a necessidade de senhas ou de recursos de biometria comuns atualmente. A tecnologia em questão consegue gravar a voz do usuário e usar padrões dela para determinar o desbloqueio de um dispositivo.
publicidade
Leia mais:
O método desenvolvido pela Huawei inclui o recebimento de um sinal de voz; seguido pela determinação do estado atual do dispositivo eletrônico; caso ele esteja bloqueado, é usado um método para identificar o usuário a partir do sinal de voz; se o padrão identificado for o registrado, o celular então é destravado.
Reconhecimento de voz não é exatamente uma tecnologia nova, sendo muito usada em diferentes aplicações atuais – incluindo assistentes de voz como Alexa e Siri, por exemplo. A Huawei, no entanto, estaria planejando dar um passo adiante e usar o reconhecimento de voz como uma espécie de identificador do dono do aparelho, permitindo que ele use o dispositivo sem precisar de biometria ou senhas.
Patentes não necessariamente são convertidas em produtos comerciais, então pode ser que a Huawei jamais lance um smartphone que reconhece a voz do usuário para ser desbloqueado. Mas a tecnologia existe e está patenteada – a qualquer momento pode ser incorporada a um produto final desenvolvido pela fabricante chinesa.
Via Huawei Central
Imagem: fizkes/Shutterstock
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital