A Ford informou, nesta quinta-feira (23), que seu negócio de veículos elétricos perdeu US$ 2,1 bilhões (R$ 11,1 bi) em 2022. Porém, o prejuízo foi mais do que compensado pelos US$ 10 bilhões (R$ 53 bilhões) em lucro operacional entre seus negócios de combustão interna e frota.
A montadora de Detroit, nos EUA, espera que 2023 se desdobre de maneira semelhante. Assim, prevê perda de US$ 3 bilhões (R$ 16 bilhões, aproximadamente) para sua unidade de veículos elétricos e ganho de cerca de US$ 7 bilhões (R$ 37 bilhões) para sua unidade de combustão interna e de aproximadamente US$ 6 bilhões (cerca de R$ 32 bilhões) para seus negócios de frota.
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Relatórios financeiros da Ford
As finanças são a primeira análise detalhada da lucratividade da unidade. Isso porque a empresa revelou uma nova estrutura de relatórios financeiros para melhorar a compreensão de Wall Street sobre a evolução do seu negócio de veículos elétricos. E como os lucros de seus negócios de combustão interna estão financiando sua transformação elétrica.
Os novos relatórios seguem uma reorganização abrangente, anunciada em março de 2022, que dividiu os negócios globais da montadora em cinco unidades de negócios:
- Ford Blue: seu tradicional negócio de motores de combustão interna;
- Ford Model e: nova unidade de veículo elétrico;
- Ford Pro: negócios de frota comercial e governamental;
- Ford Next: soluções de mobilidade não automotiva e outras tecnologias futuras;
- Ford Credit: subsidiária de serviços financeiros.
Nós essencialmente ‘refundamos’ a Ford, com segmentos de negócios que fornecem novos graus de clareza estratégica, percepção e responsabilidade para o plano Ford+ de crescimento e valor.
John Lawler, CFO da Ford, em comunicado à imprensa
Comparativos
A empresa compartilhou, nesta quinta, versões de seus resultados financeiros de 2021 e 2022, reformulados de acordo com o novo formato para dar a analistas e investidores uma base de comparação daqui para frente.
Esses resultados revisados mostram quanto as unidades de negócios da montadora ganharam ou perderam em receita operacional ajustada. Ficou assim:
- Ford Model e: perdeu US$ 2,1 bilhões (R$ 11,13 bilhões);
- Ford Blue: gerou US$ 6,8 bilhões (R$ 36,04 bilhões);
- Ford Pro: gerou US$ 3,2 bilhões (R$ 16,96 bilhões).
Em retrospecto, essas perdas do Model e em 2022 mais do que dobraram as perdas unitárias de 2021, à medida que a empresa continua aumentando sua produção de veículos elétricos.
Apesar disso, a empresa reiterou, nesta quinta, que espera construir veículos elétricos a uma taxa de dois milhões por ano até final de 2026. Aguardemos e veremos.
Com informações da CNBC
Imagem de destaque: Divulgação / Ford
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Fonte: Olhar Digital