A NASA decidiu adiar o lançamento da missão Crew-6 após a realização da análise de prontidão de voo (“FRR”, na sigla em inglês). Originalmente, o lançamento estava programado para acontecer no domingo (26), mas agora a missão deverá ser lançada na madrugada de segunda-feira (27), para a agência espacial e a SpaceX investigarem pequenos problemas observados na cápsula Endeavour e no foguete Falcon 9.
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
- Estação Espacial Internacional | O que é e para que serve o laboratório orbital?
O tempo extra para o lançamento permitirá que as equipes da missão analisem a performance térmica dos painéis que cobrem a parte externa da nave, bem como de componentes no interior do tanque do foguete Falcon 9. “Percebemos que houve mistura em algumas áreas, e temos alguns testes e análises para fazer para garantir que estejam bons para o voo”, disse Steve Stich, gerente do Commercial Crew Program, da NASA.
UPDATE: NASA’s @SpaceX #Crew6 mission to the @Space_Station is now scheduled to lift off no earlier than 1:45am ET (0545 UTC) on Monday, Feb. 27, with live coverage beginning at 10pm ET Sunday.
Follow our Crew-6 blog for the latest mission updates: https://t.co/5fBuq1gE17 pic.twitter.com/HuTmaD4XCF
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–— NASA (@NASA) February 22, 2023
Além disso, eles identificaram um possível problema no foguete Falcon 9, que foi usado recentemente para levar satélites Starlink à órbita. Aquela missão foi um sucesso, mas Stitch destacou que houve algumas evidências de combustão em uma das baias do motor do foguete. Agora, a equipe da missão está procurando outro veículo para o lançamento, para garantir que o problema da combustão não ofercerá riscos à tripulação.
Ele destacou que o primeiro estágio usado naquele lançamento estava em seu 12º voo, ou seja, era momento de um novo foguete ser usado para o lançamento da Crew-6. “Não acho que isso será um motivo de preocupação para o voo da tripulação, mas não levamos as coisas sem seriedade; queremos garantir que vão estar realmente preparadas”, acrescentou Bill Gerstenmaier, vice-presidente de confiabilidade de construção e voo da SpaceX.
A Crew-6 é a sexta missão operacional realizada pela SpaceX para a NASA, e levará os astronautas Stephen Bowen, Woody Hoburg, Al-Neyadi, junto do cosmonauta Andrey Fedyaev, para a Estação Espacial Internacional. Eles devem permanecer seis meses a bordo do laboratório orbital, trabalhando em experimentos científicos e mais.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- 10 séries que ficaram ruins depois da primeira temporada
- Imposto de Renda 2023: confira qual é a nova faixa de isenção
- Caso extremamente raro: bebê nasce com cauda de 6 cm no Brasil
- Qual é o celular mais resistente do mundo?
- As 10 doenças que mais matam no mundo
- Samsung libera app Camera Assistant para mais modelos