Com as mudanças trazidas pela pandemia, o mercado de trabalho sofreu grandes alterações, afetando também alguns hábitos de consumo. Os monitores ultrawide, antes populares apenas para jogar, também se tornaram uma opção cada vez mais interessante para quem trabalha em casa.
Para quem montou um computador para jogar e trabalhar, uma das opções de monitor ultrawide que pode aparecer e chamar a atenção pelo custo-benefício é o Pichau Nexus Wide PG-NXSW29-BL01. Trazendo proporção de 21:9, o modelo adota a resolução Full HD no padrão 2560×1080 pixels, além de trazer 100 Hz de frequência.
Mas esse combo de configurações compensa o preço? Vale a pena usar esse modelo para jogar e trabalhar, ou devo buscar outra opção? A seguir, confira mais detalhes sobre o produto na review completa do monitor Pichau Nexus Wide de 29 polegadas.
Conteúdo da caixa e design
Como se trata de um modelo mais alongado, o monitor vem em uma caixa robusta e que ocupa um espaço considerável. Junto ao manual, o produto conta com a fonte de alimentação, uma base fixa e um cabo DisplayPort 1.4 para a conexão do dispositivo com o computador.
Apesar das proporções maiores que o comum, o produto pode ser montado facilmente por apenas uma pessoa. O modelo vem com um suporte que pode ser encaixado na traseira do monitor e traz ajuste de ângulo, sem a opção de movimentar a altura do produto.
Caixa do Pichau Nexus Wide 29
O modelo conta com bordas que são finas, aproveitando bem o espaço da tela, mas com uma certa protuberância na traseira. O dispositivo conta com LEDs coloridos que ficam atrás da conexão do suporte — o efeito é bem bonito ao ser utilizado com a base original, que é redonda mas pode deixar a desejar com suportes no padrão VESA.
Por aqui, eu acabei optando por instalar um suporte no padrão VESA para conseguir elevar a tela do monitor, o que deixou os LEDs mais expostos e sem o efeito de uso com o pézinho original. Por causa disso, acabei optando por desativar as luzes traseiras no menu, que não traz opções para customizar a iluminação.
O design do produto também inclui uma caixa de som bem básica localizada na traseira do aparelho. A presença de uma solução de áudio integrada é um grande diferencial, já que nem todo monitor traz essa opção, mas o volume só pode ser alterado dentro do menu do monitor.
O Pichau Nexus possui botões bem identificados e fáceis de usar para acessar menus.
Falando em menu, o Pichau Nexus Wide possui uma boa solução de botões para navegar nas configurações do produto. As teclas possuem um bom tamanho e ficam localizadas no canto inferior direito do monitor, com marcadores indicando a função de cada um dos botões. Enquanto o visual do Menu é bem simplista, a navegação entre as opções é muito fácil, permitindo usar recursos avançados com facilidade, principalmente se você já está acostumado com monitores gamers.
Especificações completas
O monitor Gamer Pichau Nexus Wide PG-NXSW29-BL01 é um dos modelos ultrawide 21:9 com bom custo-benefício, o que é refletido nas especificações do produto. O modelo atende os objetivos de quem busca um display 21:9, mas não quer gastar muito.
O Pichau Nexus Wide PG-NXSW29-BL01 conta com uma tela ultrawide de resolução 2560×1080, uma resolução FullHD adaptada para a maior proporção do display. Utilizando um painel de tecnologia IPS, o modelo não oferece contrastes tão intensos, mas traz especificações interessantes para quem busca um modelo para jogar.
Display Pichau Nexus WideFonte: Pichau
- Modelo: PG-NXSW29-BL01
- Tamanho de tela: 29″
- Proporção da tela: 21:9
- Resolução do painel: 2560×1080
- Tipo do painel: IPS
- Tipo de iluminação: ELED
- Taxa de atualização: 100Hz
- Tempo de resposta: 1ms
- Brilho: Mín: 250cd/m² e Máx: 300cd/m²
- Contraste: 1000:1
- Ângulo de visão: 178/178
- Área de exibição: (H) 672.768 x (V) 283.824 mm
- Adaptador de energia: 48W (12V DC 4A)
- Píxel por polegada (PPI): 87.95
- Gama de Cores: sRGB: 100%; Adobe RGB: 85%; DCI-P3: 85%
- Cores: 16.7M
- Freesync (Adaptive Sync)
- HDR
- Temperatura de cor
- Suporte para VESA 75x75mm
- Auto falante 4O 2W*2
- Entradas: 2 x HDMI 2.0; 2 x DP 1.4; 1 x DC; 1 x Fone de ouvido
- Dimensões com base: 689.41 x 206.80 x 388.52 mm
- Dimensões sem base: 689.41 x 52.88 x 311.77 mm
- Peso: 6.3 KG (bruto).
Mesmo focando em custo-benefício, o produto entrega diferenciais como uma caixa de som integrada e suporte para HDR, algo que costuma ser deixado de lado em produtos mais baratos. Além disso, o conjunto de conexões inclui dois HDMIs e dois DisplayPorts, localizados na parte de baixo do monitor, o que permite usar o produto com múltiplos dispositivos.
Características da tela: mais espaço para jogos e trabalho
O Pichau Nexus Wide PG-NXSW29-BL01 traz uma tela que garante uma experiência capaz de brigar com outros modelos populares do segmento ultrawide, como os monitores da LG, mas com funções gamers dedicadas. A resolução é de 2560x1080p, uma contagem de píxeis um tanto usual, por se tratar de uma tela FullHD com a resolução horizontal ampliada para o formato 21:9.
Enquanto o tamanho é maior horizontalmente, a imagem possui uma densidade de pixels próxima de um monitor FullHD comum. O espaço adicional pode também exigir um pouco mais do seu hardware, mas não tanto a ponto de ficar tão preocupado com o desempenho.
A tela ultrawide traz mais espaço para jogar e trabalhar.
Fonte: Pichau
Em uma tela de 29 polegadas e proporção 21:9 como esse, a resolução Full HD estendida entrega uma densidade de píxeis de 87,95 PPI (Píxeis Por Polegada). Vale destacar que a Pichau também possui um modelo do monitor com mais resolução, mas o preço também acaba aumentando.
Em games, a proporção 21:9 do monitor garante uma imagem mais cinematográfica, com alguns títulos sendo totalmente otimizados para a tecnologia. Exemplos interessantes incluem Stardew Valley e God of War, enquanto alguns jogos competitivos evitam a tecnologia por questões competitivas.
No trabalho, a aplicação do formato alongado garante mais espaço para aplicativos e abas do navegador, por exemplo. O Windows 11 chegou com otimizações notáveis para o uso de telas maiores, permitindo dividir nativamente múltiplas janelas, o que garante um bom uso do tamanho extra do Pichau Nexus.
A tela ampla permite dividir janelas com facilidade.
O próprio sistema do monitor também permite o uso em modo Picture-in-Picture, com uma das fontes em modo janela, e com tela dividida em duas partes de 1280×1080 em 60 Hz. Assim, você pode usar o monitor com duas conexões de vídeo simultaneamente, como um PC e um notebook, por exemplo.
Eu trabalho com produção de conteúdo há cerca de 10 anos e, felizmente ou não, fui altamente impactado pelo uso de monitores ultrawide. O formato facilita bastante a vida de quem usa múltiplas janelas no navegador, trabalha com planilhas ou edita vídeos, permitindo fazer timelines maiores. Tanto em games quanto na produtividade, o modelo da Pichau não deixa a bola cair.
Tela com tecnologia IPS e FreeSync
O Pichau Nexus Wide conta com um display do tipo IPS (In-Plane Switching), baseado em uma tecnologia de alinhamento horizontal de cristais líquidos. Telas IPS são vistas com bons olhos em geral pelos consumidores e possuem vantagens e desvantagens.
O principal ponto positivo fica nos ótimos ângulos de visão, superando a experiência de painéis VA, por exemplo. Como a tela ultrawide é maior horizontalmente, os ângulos acabam fazendo a difereça, já que existe mais conteúdo para ser exibido e o monitor não é curvo. Felizmente, o modelo da Pichau não peca nesse quesito, garantindo uma experiência de qualidade ao posicionar o produto de maneira central.
Quando o assunto são as desvantagens das telas IPS, é importante ressaltar que esse tipo de painel não possui tanto contraste quanto outros modelos. Com isso em mente, não espere uma experiência revolucionária de cores no produto. Ainda assim, o Pichau Nexus Wide possui uma taxa de contraste de 1000:1 e não deixa a desejar na exibição de modo geral.
Aproveitando o painel IPS, o Pichau Nexus Wide alcança uma gama de cores de 100% do padrão sRGB, ou 85% do Adobe RGB e 8% do padrão DCI-P3. Dessa forma, o modelo também entrega uma experiência decente na edição de vídeos e imagem, garantindo versatilidade para quem joga e trabalha no mesmo setup.
Taxa de atualização
Outro ponto interessante do modelo é a taxa de atualização de 100 Hz, que vem acompanhada de um tempo de resposta de 1 ms. Enquanto alguns modelos focados em custo-benefício acabam apostando nos 60 Hz ou 75 Hz, a tecnologia usada no monitor da Pichau acaba garantindo uma exibição aprimorada.
Isso quer dizer que o modelo pode exibir conteúdos, com destaque para jogos, em até 100 quadros por segundo (ou 100fps). Isso garante uma maior sensação de fluidez na imagem e permite até vantagens em jogos competitivos.
Alám da tela ultrawide, o monitor conta com frequência de 100 Hz.
Enquanto o upgrade em relação a monitores de 60 Hz é perceptível, é importante notar que o produto é intermediário e não entrega uma experiência tão responsiva quanto modelos como o Nexus Wide de 34 polegadas, que possui 165 Hz. Ainda assim, para quem busca um monitor para jogar e trabalhar, sem buscar um foco mais competitivo, a taxa de atualização certamente já garante uma boa exibição nos games.
O monitor possui HDR?
Mesmo sendo um produto que atua no segmento dos mil reais, o Pichau Nexus Wide também conta com suporte para High Dynamic Range. A iluminação dinâmica constantemente é deixada de lado ou implementada de maneira pobre em produtos intermediários e, de vez em quando, até mesmo em produtos mais caros.
O HDR pode ser ativado diretamente no Windows, após a função ser habilitada no Menu do monitor.
O HDR10 do Pichau Nexus Wide pode ser usado ao ativar a solução no menu do monitor. Em seguida, basta usar o menu de HDR do Windows para configurar a solução, que poderá ser utilizada em jogos compatíveis, bem como para ver filmes e séries.
Modo de mira e exibição em jogos
O monitor da Pichau também inclui o “Modo Mira”, que é bastante comum em modelos voltados para games. A solução coloca uma retículo no centro da tela para facilitar a visualização da mira em jogos de tiro.
O Modo Mira pode ser ativado facilmente usando as teclas direcionais do monitor, com a opção sendo desativada no botão de retorno. Ao todo, o modelo oferece quatro opções de retículas, duas em vermelho e duas em amarelo.
O Modo Mira pode ser ativado rapidamente nas teclas do monitor.
As configurações também trazem modos de exibição que otimizam o monitor para diferentes tipos de uso. As opções incluem Jogo, FPS, RTS, Cenário e Filmes, além de exibição de cores quentes ou frias.
Essas opções, no entanto, precisam ser ligadas dentro do menu do monitor, que pode ser acessado no botão M. Enquanto a navegabilidade é fácil, o processo pode acabar levando um tempo para usuários que não tem muita experiência com botões pequenos.
Freesync
Além dos recursos pensados para o uso em jogos que já foram evidenciados no artigo, o Pichau Nexus Wide também inclui a tecnologia AMD FreeSync em sua categoria AdaptiveSync. Esse recurso de Variable Refresh Rate (VRR) permite que a taxa de atualização do monitor varie em sincronia com a taxa de quadros exibida pela placa de vídeo enquanto renderiza os jogos.
Demonstração dos efeitos de uma tecnologia de VRR para a exibição de jogos no monitorFonte: AMD
Dessa forma, a imagem exibida pelo monitor se mantém consistente, sem quebras entre os quadros e com uma menor sensação de travamento e quando a taxa de quadros do jogo flutua entre diferentes valores na tela.
Essa tecnologia é uma das mais importantes para jogos na atualidade, especialmente quando suas versões de PC não são capazes de rodar a 60fps de forma constante. A solução, que pode ser ativada no menu do monitor, também pode ser uma boa aliada para as tecnologias de Frame Generation do DLSS ou FSR.
Vale a pena?
Após um mês utilizando o Pichau Nexus Wide de 29 polegadas, não tive problemas com o produto e me senti satisfeito com a experiência entregue pelo produto. Durante minha rotina convencional, eu sou usuário de um Monitor LG Ultrawide 29WK600, que normalmente custa em torno de R$ 1200 e possui características similares ao modelo da Pichau — ou seja, um competidor direto do modelo analisado.
Mesmo com ambos tendo especificações parecidas, o Nexus Wide acabou garantindo alguns upgrades principalmente na parte gamer. O produto conta com 100 Hz de frequência, garantindo mais fluidez ao rodar jogos, e o tempo de resposta de 1 ms, além da presença de duas conexões HDMI e DisplayPort.
Além de trazer um bom combo de soluções gamers para quem joga, o modelo também não deixa a desejar na produtividade. O dispositivo conta com opção de modo Picture in Picture e se aproveita bem dos recursos do Windows para divisão de tela.
Monitor da Pichau traz bom custo-benefício.
O modelo da Pichau também conta com um speaker integrado que entrega uma experiência decente de áudio. O suporte incluso também permite ajuste de inclinação, mas senti falta da opção de altura — felizmente o modelo vem com suporte VESA, o que permite resolver isso sem gastar muito.
Para quem busca um monitor ultrawide para jogar e trabalhar, o Pichau Nexus Wide de 29 polegadas acaba oferecendo um bom custo-benefício, com valores que, em promoções, giram na casa dos R$ 1000. Com isso, vale a pena deixar o produto em seu radar, caso você esteja dentro do público-alvo do produto.
Pontos positivos
- Tela ultrawide com opções multitarefa e para games;
- Montagem fácil e com suporte para VESA;
- Frequência de 100 Hz e 1 ms para jogos;
- Menu com teclas de fácil utilização.
Pontos negativos
- Suporte não possui ajuste de altura.
A review do produto foi realizada com um modelo enviado pela Pichau. O texto da análise contou com a colaboração de Diego Amorim Goulart. E aí? O que achou do monitor ultrawide? Deixe suas impressões nos comentários ou nas redes sociais do Voxel e do TecMundo!