Mod substitui DLSS 3 por FSR 3 com 70% de ganhos no PC

O FidelityFX Super Resolution 3 já está disponível oficialmente em alguns games, mas desde que entrou no formato open-source recentemente, diversos modders conseguiram transportar a ferramenta para jogos que não dão suporte à técnica. Uma das implementações mais interessantes vêm do modder nukem9, que fez a tecnologia rodar em títulos compatíveis com o DLSS 3.

Por ser uma aplicação de código aberto, qualquer pessoa com entendimento pode usar o FSR 3 como quiser. Isso levou nukem9 a inserir a tecnologia em basicamente qualquer game, desde que ele tenha suporte ao DLSS 3. Mesmo com alguns erros, o resultado é bem animador e consegue mostrar que a técnica criada pela AMD tem muito espaço para bater de frente com o upscaling da rival NVIDIA. 

A princípio, jogos como Cyberpunk 2077, The Last of Us Part I, Dead Space remake e Dying Light 2 já se mostraram funcionais. No entanto, a maior parte desses jogos apresenta artefatos na tela e glitches, algo esperado vindo de uma solução não oficial e sem a otimização necessária. Vale lembrar que Cyberpunk 2077 deve receber o FSR 3 oficialmente em um futuro próximo, como anunciado recentemente pela própria AMD.

Continua após a publicidade

Mod do FSR mostra 70% de ganhos

O mod do FSR 3 em Cyberpunk 2077 se mostrou eficiente, conforme apontado em um vídeo de gameplay no canal MxBenchmark. Em resolução 1440p, qualidade máxima e FSR/DLSS em modo qualidade, o jogo saiu dos 48 FPS para cerca de 80 FPS ao usar a tecnologia, um salto de aproximadamente 70% de desempenho. 

Embora não seja a melhor implementação da tecnologia, o mod dá um gostinho do que os usuários podem esperar do FSR 3 quando o recurso chegar a mais games. Diferente de soluções como o DLSS 3, a nova versão do FidelityFX Super Resolution não necessita de estruturas físicas na placa de vídeo e funciona a nível de software. 

Continua após a publicidade

Um dos trunfos da técnica é seu Gerador de Quadros próprio. O FSR 3 conta com os AFMF (AMD Fluid Motion Frames), que usam vetores de movimento e dados espaciais para criar frames intermediários entre dois quadros existentes. É esperado que AMD anuncie mais jogos compatíveis com o FSR 3 ao longo de 2024. 

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!