Quer organizar seu squad ou apenas otimizar seu trabalho individual? O Microsoft Loop pode ser a solução para você. Entre os benefícios da plataforma, estão a gratuidade e a integração com outros produtos da empresa. Para te ajudar a começar a usá-la, o Olhar Digital preparou uma lista com os principais recursos.
Acesse o site Loop e faça login com sua conta pessoal ou profissional. Caso não tenha uma ainda, acesse este tutorial para aprender a criar sua conta Microsoft.
Área de trabalho
Sua área de trabalho é onde tudo começa. Ali, você irá encontrar seus espaços de trabalho organizados pelos mais recentes ou favoritos.
Além disso, você pode exibi-los em:
- Lista: mostra os espaços de trabalho apenas em texto, exibe quem está ativo naquele momento e quando modificaram alguma informação;
- Miniaturas: mostra os espaços de trabalho com uma imagem e exibe o momento da última modificação.
Espaço de trabalho
O próximo passo é criar um espaço de trabalho, uma espécie de pasta onde ficam armazenadas as páginas e links que você vai adicionar. Você pode criar quantos espaços de trabalho quiser, mas pense que às vezes uma nova página pode resolver seu problema.
Para criar um espaço de trabalho, toque no símbolo de “+” e dê um nome para seu novo projeto:
Leia também:
Loop: navegação na interface
Esta é a carinha do Loop. Na esquerda, você encontra o menu de navegação. No tipo à direita, você tem as opções de configuração e compartilhamento.
Veja o que você pode acessar no menu de navegação:
- Notificações;
- Busca;
- Caderno de ideias;
- Espaços de trabalho;
- Páginas.
Clique em “Compartilhar” para convidar colaboradores para seu espaço de trabalho ou copiar o link da página.
Já nas configurações do Loop, se estiver disponível, você pode ativar os recursos de inteligência artificial na aba “Experiments”:
- Copilot: cria conteúdo em tempo real nos espaços de trabalho e nas páginas;
- Jumpstart workspace: ajuda a otimizar tempo na criação de espaços de trabalho a partir do título que você deu a cada um deles.
Loop e Microsoft 365
No campo “Compartilhar”, você irá observar a opção “Componente do Loop”, que habilita o acesso à página em aplicativos Microsoft 365 que oferecem suporte à plataforma.
Neste vídeo, o YouTuber Daniel Anderson mostra que o recurso aparece com o nome de “Componentes do Loop” na aba “Inserir” no Word Online. No exemplo, é possível ver que existem duas possibilidades: Checklist e Task list. Infelizmente, para mim, não apareceu a integração com o Loop. Talvez, o recurso ainda não esteja disponível para português.
Modelos
Quando você estiver sem inspiração, a melhor maneira de começar sua nova página é com um modelo. Você pode ver algumas sugestões no pé da página, mas sugiro que clique em “Explorar outros modelos” para ver todas as opções disponíveis.
Atualmente, existem dez templates disponíveis, incluindo briefing, decisão, ata de reunião e planejamento de projeto.
Atalhos do Loop
- Selecione um texto para aparecer as opções de formatação, como negrito, sublinhado e cores;
- Aperte “/” para inserir um conteúdo novo. Depois é só escolher o item no menu drop-down;
- Crie menções com “@”;
- Escreva “:” para abrir o quadro de emojis;
- Sempre que passar o mouse por um item e vir um símbolo com seis pontinhos por perto significa que você pode arrastá-lo.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital