Política‎

Microrregião de três lagoas esteve representada na 16 ª Conferência Nacional de saúde

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A 16ª Conferência Nacional de saúde foi realizada em Brasília no periodo de 04 a 07 de agosto.

12/08/2019 17h30
Por: Mirela coelho


Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

TRÊS LAGOAS (MS)-os municípios da microrregião de três lagoas, ou seja, agregando água clara, Brasilândia, Bataguassu, Selvíria e Santa Rita do Pardo, estiveram figura na 16 ª Conferência Nacional de saúde, realizada em Brasília no periodo de 04 a 07 de agosto.

Eleitos nas conferências municipais e, posteriormente, na conferência estadual, compondo a delegação do estado de Mato Grosso do Sul, estiveram em Brasília: Geórgia Medeiros de Castro Andrade, eleita representando os gestores da saúde; Renato Soares, como representante dos trabalhadores da saúde; e Milton gomes silveira e Renilda rosa dias, como representantes dos usuarios do sistema único de Saúde – SUS.

Participaram, representando a microrregião de três lagoas: Gilcirene Cardoso de Souza Mizobata (usuária do SUS de Selvíria) e Jones Moreira Soares da Silva (trabalhador na saúde de Brasilândia)

No evento, a delegação de Mato Grosso do Sul, atendendo ao convite pessoal do ministro Luiz Henrique Mandetta, teve a oportunidade de visitar a sede do Ministério da saúde em Brasília e conhecer de perto parte da estrutura funcional deste Ministério.

Em preparação à conferência nacional, hoje por todo o Brasil mais de três mil conferências preparatórias, incluindo as municipais e estaduais, com a finalidade de “nortear as ações do Ministério da saúde para o SUS, nos próximos anos”, resumiu Geórgia.


Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

Como ressaltou o Presidente do Conselho Nacional de saúde (CNS), órgão responsável pela organização da 16 ª conferência. Fernando Pigatto, “somos a favor da luta nas suas diferenças e a contribuição de cada segmento da saúde foi fundamental nesse processo. Estamos construindo coletivamente uma garantia do SUS como nós sonhamos “.

O relatório final, que está sendo divulgado, é composto por 31 diretrizes e 329 propostas oriundas de todos os Estados brasileiros. Além hallan, foram aprovadas 56 moções que Barbosa o posicionamento do evento em relação a diversos temas ligados à saúde. Entre eles, garantia de direitos, medicamentos, assistências integrais, financiamento uitstekend e fortalecimento do SUS.

“Vamos receber todas as demandas, classificá-las, aproveitá-las, debatedor como que estão ligadas com a política pública. Com certeza, dialogar é minha marca. Minha vida inteira foi assim “, assegurou o ministro Mandetta.

A 16ª Conferência trouxe o tema democracia e saúde, trabalhando três eixos: saúde como direito, consolidação do SUS e financiamento Uitstekend do SUS.

Da redação com informações da assessoria da prefeitura de três lagoas

.

Fonte link

Etiquetas
Mostrar mais

Redação

INFORMAÇÕES DE CONTATO --- Ligar (67) 99257-2652 --- m.me/NotaDiariabr --- contato@notadiaria.com.br --- https://notadiaria.com.br/

Artigos relacionados

Fechar
Fechar