Mês do Orgulho: relembre 10 personagens LGBTQ+ que roubaram a cena em séries


Lexa, Oberyn Martell e Capitão Holt, são alguns dos nomes representativos que marcaram a teledramaturgia em produções aclamadas; confira lista completa O Mês do Orgulho LGBTQIA+ é o momento ideal para relembrar personagens LGBTQ+ que tiveram destaque em séries aclamadas, mesmo quando não eram os protagonistas. Seja em séries ficção científica como The 100 (2014) ou sitcoms divertidas como Brooklyn 99 (2013), a dramaturgia reúne nomes memoráveis e queridos pelos fãs como Capitão Ray Holt, vivido pelo saudoso Andre Braugher (Cidade Dos Anjos) e Lexa, interpretada por Alycia Debnam-Carey (Fear the Walking Dead), cujo final gerou grande comoção entre a comunidade queer.
Pensando em celebrar a diversidade, o TechTudo preparou uma lista com personagens LGBTQ+ que, embora não sejam na maioria protagonistas, se destacaram em séries famosas disponíveis em plataformas de streaming como Netflix, Max (antiga HBO Max) e Amazon Prime Video. A seguir, confira cada um deles, suas características e onde você pode assisti-los.
🎬 Conheça 10 filmes LGBTQIAP+ para assistir no mês do Orgulho 🏳️‍🌈
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Oberyn Martell (Game Of Thrones) é vivido por Pedro Pascal (The Last Of Us)
Divulgação/Screen Rant
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista organizada pelo TechTudo, você irá encontrar os seguintes personagens LGBTQ+ que se destacaram em séries aclamadas:
Lexa (The 100)
Soraya Vargas (Vis a Vis)
Capitão Ray Holt (Brooklyn 99)
Robin (Stranger Things)
Annalise Keating (How to Get Away with Murder)
Rue Bennett (Euphoria)
Lana Winters (American Horror Story: Asylum)
Gabrielle (Xena: A Princesa Guerreira)
Felix Dawkins (Orphan Black)
Oberyn Martell (Game Of Thrones)
1. Lexa (The 100)
Poucos personagens não protagonistas se destacaram tanto em uma obra como a guerreira Lexa, da série The 100 (2014). Interpretada por Alycia Debnam-Carey (Fear the Walking Dead), ela é a líder dos Grounders, conhecida por sua inteligência, lealdade e coragem. Ao longo dos episódios, ela desempenha um papel crucial na guerra entre os Grounders e os Sky People. Sua trajetória é marcada por alianças complicadas, traições e sacrifícios pessoais. Apesar de surgir apenas na segunda temporada, suas decisões têm um impacto significativo nos eventos que se desenrolam ao longo do seriado.
O final inesperado da personagem gerou grande comoção entre os fãs levando a debates significativos sobre a representação LGBTQ+ na televisão. Lexa permanece uma figura icônica da série pós-apocalíptica devido ao seu impacto como uma das primeiras líderes LGBTQ+ proeminentes em uma série de ficção científica mainstream. Com direção de Jason Rothenberg, The 100 recebeu nota 7.6, no IMDb, enquanto no Rotten Tomatoes aprovação média de 67% da audiência, mas ganhou 93% da opinião da imprensa especializada. A série está disponível para assistir na Netflix.
Alycia Debnam-Carey como Lexa na série The 100
Divulgação/IMDb
2. Saray Vargas (Vis a Vis)
Saray Vargas é uma detenta de origem cigana na prisão feminina Cruz del Sur, na série espanhola Vis a Vis (2019). Interpretada por Alba Flores (La Casa de Papel), ela é abertamente lésbica e conhecida por sua coragem, impulsividade e lealdade. A última característica é especialmente evidente em sua relação com Zulema Zahir (Alicia Sierra), uma das líderes mais temidas e respeitadas da prisão, antagonista da trama.
Vargas exerce influência direta no desenvolvimento dos acontecimentos da história principal ao mesmo tempo que também se destaca por seus dramas pessoais lutando por respeito e aceitação de sua sexualidade. Com criação de Iván Escobar, Esther Martínez Lobato e Aléx Pina e nomes como Maggie Civantos (Alan), Alba Flores (La Casa de Papel) e Jesús Castejón (Alatriste) no elenco, Vis a Vis tem nota 8,1 no IMDb e está disponível na Netflix.
Saray Vargas (Vis a Vis) é interpretada por Alba Flores (La Casa de Papel)
Divulgação/IMDb
3. Capitão Ray Holt (Brooklyn 99)
O icônico Capitão Holt é o comandante do 99º Distrito Policial do Brooklyn, conhecido por sua personalidade séria, sua postura impecável e seu comprometimento com a justiça e a eficiência. Interpretado pelo saudoso Andre Braugher (Cidade dos Anjos), na trama ele se destaca como mentor e um ponto de segurança e referência para os demais membros da equipe.
Holt rompe estereótipos ao ser retratado como um líder forte, competente e admirado, cuja sexualidade é apenas uma parte natural de sua identidade multifacetada. A série policial vencedora de dois Globos de Ouro, recebeu nota 8.4 no IMDb e 87% de aprovação da audiência no Rotten Tomatoes. Brooklyn Nine-Nine está disponível para assistir na Netflix.
A série Brooklyn 99 está disponível na Netflix
Divulgação/IMDb
4. Robin Buckley (Stranger Things)
Outra personagem introduzida com a série em curso, mas que logo se torna uma grande aliada dos mocinhos é Robin Buckley. Interpretada por Maya Hawke (Era Uma Vez Em… Hollywood), ela entra na terceira temporada e é mostrada como uma jovem inteligente, bem humorada, corajosa e abertamente lésbica. Robin se destaca ao revelar suas habilidades linguísticas ao decifrar códigos russos, desempenhando um papel vital na trama. Sob o comando da dupla Matt Duffer e Ross Duffer (Escondidos) e com Millie Bobby Brown (Donzela) no elenco, a série épica da Netflix obteve nota 8.7 no IMDb e 92% de aprovação do crítica no Rotten Tomatoes.
Robin Buckley é Interpretada por Maya Hawke
Divulgação/IMDb
5. Annalise Keating (How to Get Away with Murder)
A icônica personagem interpretada por Viola Davis (A Mulher Rei), é uma advogada de defesa brilhante, conhecida por sua determinação e habilidades manipulativas. Embora não seja exatamente um papel secundário, ela não poderia ficar de fora da lista. A questão sobre sua sexualidade só é mencionada no penúltimo episódio do seriado, onde Annalise diz ser bissexual.
A advogada é o centro de todos os casos jurídicos apresentados na série, além de estar envolvida em várias intrigas e mistérios que rodeiam a narrativa. A trama que tem um Emmy, também se destacou nos agregadores, onde obteve nota 8.1 no IMDb e 88% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. A obra está disponível para assistir na Netflix.
How To Get Away With Murder está disponível na Netflix
Reprodução/IMDb
6. Rue Bennett (Euphoria)
Embora também não seja secundária, a personagem interpretada por Zendaya (Duna), merece ser notada por sua trajetória na série Euphoria. Rue Bennett é uma adolescente em recuperação do vício em drogas, que precisa lidar com desafios emocionais e sociais da dependência. Como uma jovem queer, Rue oferece uma representação autêntica das complexidades da adolescência e da recuperação. Original da HBO e disponível na Max, a série Euphoria além de fazer sucesso com público, foi bem recebida nos agregadores. A obra obteve nota 8.3 no IMDb e 88% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Zendaya como Rue Bennett na série Euphoria
Divulgação/IMDb
7. Lana Winters (American Horror Story: Asylum)
A personagem interpretada por Sarah Paulson (Vidro) na segunda temporada de American Horror Story tem uma jornada das mais sombrias até aqui. Lana Winters é uma jornalista ambiciosa, que vê uma grande chance de entrevistar secretamente um serial killer em um hospital psiquiátrico. Quando é descoberta, ela é internada no lugar sob pretextos devido à sua orientação sexual.
Contudo, ela dá a volta por cima e escapa com provas suficientes para expor a crueldade e acabar com o lugar. Criada e desenvolvida por Ryan Murphy (Glee), a série que foi um grande sucesso de público, recebeu nota 8.0 no IMDb e 77% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. O show está disponível no Star+.
Lana Winters (American Horror Story: Asylum)
Divulgação/IMDb
8. Gabrielle (Xena: A Princesa Guerreira)
Gabrielle, vivida por Renée O’Connor, é uma camponesa aspirante a escritora que se transforma em uma habilidosa guerreira e barda. Sua evolução de inocente idealista a corajosa lutadora e estrategista é central para o roteiro de Xena: A Princesa Guerreira. Além disso, sua relação amorosa com a protagonista vivida por Lucy Lawless (Spartacus) e sua lealdade à guerreira acrescentam uma dinâmica a mais na trama, fazendo com que ela se destaque e ganhe o coração dos fãs também.
A série de Sam Raimi obteve 6.7 no IMDb e 85 % de aprovação da audiência no Rotten Tomatoes, sem avaliação da crítica. Até o momento de publicação dessa matéria, o seriado não está disponível em nenhum streaming no Brasil.
Gabrielle (Xena: A Princesa Guerreira)
Divulgação/IMDb
9. Felix Dawkins (Orphan Black)
Felix Dawkins, interpretado por Jordan Gavaris (O Lago), é o irmão adotivo e confidente de Sarah Manning (Tatiana Maslany), protagonista de Orphan Black. Com uma natureza artística, boêmio e espirituoso, Felix equilibra momentos de humor com profunda lealdade e coragem, tornando-se um aliado indispensável. Abertamente gay, o carisma do personagem ganhou os fãs do seriado. Com direção de Kim Coghill, a série de ficção recebeu nota 8.3 no IMDb e 93% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Orphan Black não está disponível nas plataformas nacionais.
Felix Dawkins é interpretado Jordan Gavaris
Divulgação/IMDb
10. Oberyn Martell (Game Of Thrones)
A lista não poderia terminar melhor senão com o carismático e vingativo príncipe de Dorne, na série Game of Thrones. Interpretado por Pedro Pascal (The Last Of Us), Oberyn Martell rouba a cena na trama quando chega a Porto Real buscando justiça pela morte de sua irmã. Conhecido por suas habilidades letais em combate e seu estilo de vida hedonista, sua busca por vingança culmina em um duelo épico e trágico.
Embora o mundo de Game Of Thrones não utilize as rotulações modernas sobre a identidade sexual dos personagens, Oberyn tinha uma sexualidade fluida, preocupando-se mais com o prazer do que com o gênero de seus parceiros sexuais. A série possui nota 9.2 no IMDB e no RT tem 89% de aprovação da crítica. Game of Thrones está disponível para assistir na Max.
Game Of Thrones está disponível para assistir no Max
Divulgação/IMDb
Com informações de IMDb (1), Rotten Tomatoes (1), Screen Rant (1), Movie Web (1, 2, 3) e TechTudo (1)
🎥 6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
Saiba mais
Initial plugin text

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!