Meio Ambiente quer combater descarte de lixo, plantio irregular e fixação de placas nos canteiros centrais de TL


Não é de hoje que a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), tem realizado ações, campanhas e informando sobre conscientização quanto à descarte irregular de lixo e poluição visual no Município.

Atualmente, os fiscais da SEMEA estão se deparando com uma infração muito recorrente nas avenidas do Município: descarte de resíduos e fixação de placas e cartazes nos canteiros centrais.

Conforme a diretora de Meio Ambiente, Maysa Costa, moradores e comerciantes das avenidas estão despejando diversos resíduos como galhadas, restos de construção, embalagens de mercadorias, além de colocar caçambas e até estacionar veículos em cima do canteiro, o que é considerado crime, conforme o Código de Posturas do Município e Código de Trânsito Brasileiro.

“A grande dificuldade de combater essa irregularidade é identificar o autor, porque geralmente o descarte é feito em áreas com grande quantidade de moradores ou comércios. É muito importante que as pessoas estão cometendo essa infração sejam denunciadas para que possamos autuar e promover a educação ambiental e eliminar esse problema”, explicou.

Em relação às placas, faixas e cartazes de promoção, empresas e eventos, Maysa destaca que a fixação desses nos canteiros também é proibida e passível de autuação e multa.

“Muitos comerciantes e empresários já foram avisados sobre a proibição, mas, diariamente as placas estão lá. Vamos reforçar o trabalho de conscientização, porém, seremos mais severos nesses casos”.

Outra proibição que vem sendo desrespeitada é o plantio irregular de árvores nestes locais. A arborização de canteiros é de competência da SEMEA, que dispõe de equipe técnica que avalia qual espécie é ideal para o local. Alguns moradores estão plantando sem conhecimento da Lei e de avaliação, podendo a árvore futuramente causar prejuízo à infraestrutura e ao próprio morador.

A diretora reforça que todo trabalho em prol do meio ambiente só tem chance de dar certo com a participação da população, que pode denunciar anonimamente o cidadão que cometer essas infrações.

O denunciante deve indicar o endereço do autor, informar o nome (se souber) e se possível fotografar o flagrante e repassar para a Secretaria. O telefone da SEMEA é (67) 3929-1852 e o whats app para envio de fotos e vídeos é 67 99277-8539.

LEI

De acordo com a Lei nº 2.418, de 23 de dezembro de 2009, do Código de Posturas:
Art. 26. É vedado aos munícipes: I – lançar qualquer tipo de resíduo sólido, líquido ou gasoso, de residências ou estabelecimentos comerciais, nas vias e logradouros públicos.

Art. 58. É vedado aos munícipes o plantio de mudas nos canteiros centrais das avenidas, praças e rotatórias, sem autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Art. 86. Fica proibida a fixação de anúncio publicitário nos imóveis públicos e privados, no quadrilátero central, compreendido entre as avenidas Capitão Olinto Mancini, Filinto Müller, Rosário Congro e Eloy de Miranda Chaves e nos canteiros públicos centrais, devendo-se observar o disposto no artigo 28, da Lei Municipal nº. 2.083/06 (Plano Diretor do Município de Três Lagoas).

Art. 125. O comércio itinerante será permitido apenas nos locais previamente indicados pelo Poder Público, sendo vedado este comércio nos canteiros centrais.



Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!