fbpx
CotidianoMato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul terá judoca e técnica em evento mundial na França

A atleta Larissa Barros de Oliveira e a técnica Anne Talitha Silva do Mato Grosso do Sul terão participação no judô paralímpico do maior evento esportivo escolar do mundo, o Gymnasiade 2022. A competição ocorre entre os dias 14 e 22 de maio, na cidade de Normandia no noroeste da França. Pela primeira vez o evento terá modalidade paralímpica voltada para estudantes-atletas de 16 a 18 anos. Ao total, a delegação brasileira conta com 27 esportistas paralímpicos.

Larissa Barros, de 16 anos, é a única atleta sul-mato-grossense da competição e contemplada do Bolsa Atleta do Governo do Estado, e disputará na categoria de até 57 kg. A judoca representa o Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos) “Florivaldo Vargas” e tem inúmeras participações em competições, entre elas as Paralímpiadas Escolares, maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar.

A paratleta nasceu com má formação congênita nos olhos e começou no judô há 4 anos. Para ela, a experiência de conhecer a França e disputar o evento é um sonho. “Quando soube dessa convocação, quase não acreditei. É uma oportunidade única, eu e minha família ficamos muito felizes”, comemora.

Sua técnica é Anne Talitha Silva, responsável pelo setor paralímpico da Gedel (Gerência-Geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas e de Lazer) da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

“Nós que trabalhamos como o paradesporto estamos muito orgulhosos, é uma delegação que está fazendo história por participar pela primeira vez da Gymnasiade”, destaca a treinadora. “Esse é o maior evento esportivo escolar que já participei”, revela Anne.

A técnica e a judoca embarcam nesta quinta-feira (12).

A Gymnasiade 2022, os Jogos Escolares Mundiais, é um evento internacional que acontece a cada 2 anos e reúne mais de 100 países em suas edições. Esportes convencionais como tiro com arco, atletismo, badminton, basquete 3×3, vôlei de praia, boxe, dança, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, orientação, rugby, natação, tênis de mesa, taekwondo, luta olímpica, judô, o paralímpico conta com o atletismo e a natação também fazem parte da programação.

Fonte

A URL curta deste artigo é: https://notadiaria.com.br/4xf9t
Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo