Marte e Mercúrio: fim de semana traz conjunção planetária mais próxima de 2024
Neste fim de semana, acontece o “encontro” mais próximo (do ponto de vista da Terra) entre planetas do Sistema Solar de 2024: Marte e Mercúrio estarão em conjunção, podendo ser vistos juntinhos no céu pouco antes do nascer do Sol.
Vamos entender:
- Os planetas orbitam o Sol no chamado plano da eclíptica;
- Como uns têm órbitas menores e outros maiores, frequentemente, um acaba “passando” pelo outro enquanto circundam o astro;
- Embora estejam a milhões de quilômetros de distância uns dos outros, para quem está vendo da Terra, esses corpos celestes parecem estar bem próximos quando ocorrem essas “ultrapassagens” – conhecidas como conjunções;
- Isso vai acontecer com Marte e Mercúrio no início da tarde de sábado (27);
- Como será em plena luz do dia, o momento exato da conjunção não será observável;
- No entanto, algumas horas antes do amanhecer, os planetas já poderão ser vistos bem pertinho um do outro, o que se repete no dia seguinte (com eles um pouco mais distantes).
Como ver Marte e Mercúrio quase como um único planeta
De acordo com o site In-The-Sky.org, o encontro dos dois será às 13h06 (todos os horários mencionados têm como referência o fuso de Brasília). Nesse momento, Mercúrio vai passar a apenas 14 minutos de arco* de distância de Marte – sendo esta a conjunção planetária mais próxima deste ano.
Ainda segundo a plataforma, vinte minutos depois, ocorre o chamado appulse, termo que se refere à separação mínima aparente entre dois corpos no céu, de acordo com o guia de astronomia Starwalk Space.
Leia mais:
O que diferencia as duas expressões é que, embora o termo “conjunção” também seja utilizado popularmente para representar uma aproximação aparente entre dois astros, tecnicamente, a conjunção astronômica só ocorre no momento em que os dois objetos compartilham a mesma ascensão reta (coordenada astronômica equivalente à longitude terrestre).
Se você estiver disposto a “madrugar” para ver este belo encontro (e tiver uma boa visão do horizonte leste), a dupla poderá ser vista bem baixinho no céu a partir de mais ou menos 4h15 da manhã.
Eles estarão tão perto um do outro a ponto de caber dentro do campo de visão de um telescópio – o que, sem dúvida, proporcionará uma cena incrível. Mas, de qualquer forma, o encontro também será visível a olho nu ou através de um par de binóculos. Com o nascer do Sol por volta das 5h30, os planetas “desaparecem” no céu.
Mercúrio estará em magnitude de -0.2, e Marte 1.3, ambos na constelação de Sagitário. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o corpo mais brilhante do céu, tem magnitude aparente de -27.
Fonte: Olhar Digital