Falha envolvendo a empresa CrowdStrike e sistemas Windows atinge o mundo inteiro nesta sexta (19); TechTudo entrou em contato com especialistas em cibersegurança para entender o caso Um “apagão cibernético” atingiu o mundo inteiro nesta sexta-feira (19). Uma falha nos sistemas da CrowdStrike, uma empresa de cibersegurança estadunidense, fez com que computadores Windows apresentassem a “Tela azul da morte”, afetando voos internacionais, canais de televisão, hospitais e outros serviços virtuais ao redor do globo. O TechTudo entrou em contato com especialistas em segurança digital, que afirmam com unanimidade que este é o “maior apagão tecnológico da história”.
🔎 Apagão cibernético pode ser evitado? Especialistas explicam riscos para o futuro
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Erro na CrowdStrike e na Microsoft: tudo sobre ‘apagão cibernético’ de hoje
Reprodução/Redes sociais (@emrane)
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Maior apagão da história: opinião é unânime entre especialistas
“Eu creio que sim, este foi o maior ‘apagão’ do nicho (tech) da história”, diz o CEO da Zabbix LatAm, empresa de TI, Luciano Alves. “Especialmente porque está afetando várias indústrias ao mesmo tempo. Já houve grandes apagões, como os da Amazon, mas acredito que este seja um dos maiores, considerando como o mundo está cada vez mais interconectado e dependente de sistemas centralizados”, completa.
O Especialista em cibersegurança Claudinei Elias compartilha da mesma opinião: “Embora tenha havido outros incidentes de grande impacto, como o WannaCry Ransomware Attack (2017) e SolarWinds Supply Chain Attack (2019/20), a falha na atualização do CrowdStrike se destaca pela abrangência do impacto e pela dificuldade de mitigação imediata, já que houve comprometimento de grandes infraestruturas cloud — e isso traz um efeito em cadeia ainda maior”, reflete.
“Não sabemos a extensão desses futuros incidentes. Acredito que haverá novas regulamentações e um maior escrutínio sobre esses processos. Mas, sem dúvida, esses apagões podem se repetir e ter consequências ainda mais significativas”, reflete Alves.
Conforme explicam, apagões semelhantes já haviam acontecido antes, logo, existe a possibilidade de que haja novos episódios no futuro. “Com a crescente complexidade e interdependência dos sistemas tecnológicos, a possibilidade de falhas aumenta. As consequências podem ser ainda mais severas, dependendo da criticidade dos sistemas afetados e da velocidade de resposta das equipes de segurança. Além disso, a falta de avaliação e proteção sobre os riscos cibernéticos traz impactos ainda maiores”, complementa Elias.
Como problema afeta o Brasil?
No Brasil, os maiores problemas se concentraram nas instabilidades dos bancos e alguns casos isolados de atrasos no aeroporto — bem menores em relação a outros países. Contudo, os especialistas explicam que, em um mundo virtualmente globalizado, “todos estão no mesmo barco”. “Empresas que dependem de sistemas de segurança podem enfrentar interrupções nos serviços, perda de dados e impactos financeiros. Além disso, alguns provedores de serviços privados de cloud foram muito afetados e isso trará impactos para várias empresas”, afirma Elias.
“Empresas internacionais de comunicação e provedores de serviços atendem clientes no mundo todo, inclusive no Brasil. Portanto, qualquer falha em um sistema global, como serviços bancários, vai nos afetar. Não se trata apenas de Brasil, mas de um mundo interconectado pela tecnologia, onde todos são impactados por esses incidentes, comenta Alves.
[Em desenvolvimento]
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