Ligações indesejadas ainda ‘atormentam’ em MS; confira empresas ‘campeãs’ de reclamação

Qualquer pessoa que tenha um telefone celular já passou pela situação de atender uma ligação do telemarketing e logo em seguida a linha cair – ou até mesmo passar ‘uma eternidade’ explicando que não quer contratar mais um serviço telefônico.

As situação opostas fazem com que as empresas de telefonia sejam as campeãs de reclamações sobre ligações indesejadas em  e mesmo com bloqueadores de chamadas, como o Bloqtel, do Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), ainda atormentam a vida dos sul-mato-grossenses.

Conforme dados compilados pelo Jornal Midiamax no do site de reclamação do Governo Federal, o consumidor.gov.br, o telemarketing dessas empresas foram responsáveis por pelo menos 52 reclamações que foram resolvidas na plataforma, nos últimos 6 meses, como mostra a tabela abaixo:

Mês/2022 Número de ocorrências
Janeiro 6
Fevereiro 7
Março 8
Abril 18
Maio 8
Junho 5
Fonte: consumidor.gov.br

Vale lembrar que esses dados são de casos finalizados pela plataforma e 100% deles são referentes a contratos ou ofertas. Além disso, na maioria, o cliente não contratou ou não solicitou o serviço oferecido.

Segundo o advogado Enki Pimenta, ligações de telemarketing que acontecem com frequência e geram constrangimento ou incômodo para a rotina do consumidor são consideradas como telemarketing abusivo. “O cliente poderia estar fazendo outra atividade, como estudar ou trabalhar. Isso é passível de indenização”, explicou ele em entrevista a Tilt.

Morador de MS, que preferiu não ser identificado, tem sofrido com as ligações constantes – algumas até fora do horário comercial. “Já recebi ligação quase 9h da noite. Tem dia que ligam mais de 10 vezes. Tiro o som e a vibração do celular porque é muito incômodo”, reclama ao Jornal Midiamax.

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Tentativas de contato ‘intermináveis’ (Foto: Fala Povo/Jornal Midiamax)

Empresas de telefonia são campeãs

Ainda conforme o levantamento, o telemarketing das empresas de telecomunicações são as campeãs de reclamações na plataforma. Há também queixas contra bancos e serviços de TV a cabo.

Confira o gráfico:

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Empresas de telefonia (Fonte: consumidor.gov.br)

No ranking total de reclamações, são 25 queixas para empresas telefônicas, 19 para bancos e 8 para empresas de TV por assinatura, cosméticos, eletrodomésticos e etc.

Opções de bloqueio

Mato Grosso do Sul conta com a opção do Bloqtel (Cadastro para Bloqueio de Recebimento de  Ligações de Telemarketing), do Procon-MS, para pessoas que se sentirem incomodadas com ligações indesejadas. O serviço possibilita o bloqueio do seu telefone para o recebimento desse tipo de comunicação para  tantos números quanto achar necessários.

Bloqtel está disponível no site, neste link. Entretanto a abrangência do serviço é apenas para MS, ou seja o telefone a ser bloqueado para receber ligações deve ter o prefixo 67. Para utilizar o serviço, o consumidor deve se cadastrar preenchendo modelo no site e fornecer dados pessoais, tais como nome, números de RG e CPF, endereço, CEP, e-mail e número do telefone a ser cadastrado com o DDD 67.

O bloqueio pode ser  de empresas de qualquer região do País. Após 30 dias do cadastro, as empresas bloqueadas não poderão mais realizar ligações sob pena de enquadramento na Lei.

Não Me Perturbe

O Não me Perturbe permite evitar a oferta de produtos e serviços por meio de chamadas provenientes exclusivamente das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações (Telefone móvel, telefone fixo, TV por assinatura e Internet) e pelas Instituições Financeiras (operações de  e Cartão de Crédito Consignado).

Através deste da plataforma, neste link, uma vez cadastrado um telefone fixo ou móvel pelo consumidor, os bancos (e/ou seus respectivos Correspondentes Consignados e as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações participantes do serviço, não poderão realizar qualquer oferta de operações.

Midiamax

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