fbpx
Três Lagoas

Leitores três-lagoenses poderão ter acesso de forma gratuita à “Biblioteca Comunitária do Celso” na Diretoria de Cultura da Cidade

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir desta segunda-feira (05) a Diretoria de Cultura de Três Lagoas contará com um espaço especialmente dedicado à dezenas de livros da “Biblioteca Comunitária do Celso”. O projeto faz parte do investimento do Edital da Lei de Emergência Cultural, Aldir Blanc de Três Lagoas.

Segundo Celso Jacinto dos Santos, o projeto nasceu por meio do seu gosto por leitura e por querer incentivar seus clientes a lerem também.

“No início eu dava um marca páginas de brinde contendo o nome da minha empresa, Sapataria Real, com a seguinte frase: te dou um marca páginas porque não posso te dar um livro. Um dia uma senhora, recebendo o marca páginas, me disse: ‘eu tenho os livros, você quer começar compartilhando eles?’. Prontamente disse sim e ela trouxe uns 20 exemplares iniciando o meu trabalho”, disse.

COMO COMEÇOU

Celso observou vários modelos de biblioteca comunitária se inspirando na Biblioteca de Celso em Éfeso século II AC e se especializou em Biblioteconomia, por meio de um curso técnico.

Após dez anos, Celso já conta com mais de mil exemplares e diversos pontos onde os leitores interessados podem escolher até dois exemplares devolvendo o mesmo ou trocando por outros títulos. “Não temos burocracia estimulando a valorização da confiança no outro”, disse.

A expectativa, segundo Celso, é buscar que a cada um livro lido uma mente seja iluminada para o melhor. “O mito que brasileiro não gosta de ler se desfaz neste projeto, porque o livro não é um bem de primeira necessidade, isto é fato; ele tem um valor. Quando é possível ter acesso ao mesmo livro de forma gratuita várias classes sociais vêm ao encontro do mesmo nos presenteando com histórias incríveis”, revelou.

Imagens: Divulgação

PONTOS DE ACESSO

Atualmente, há na Cidade cinco locais que abrigam o projeto com cerca de 80 a 100 livros com trocas e abastecimentos periódicos sendo eles: a Sapataria Real; o Restaurante Will Broos; a Casa da Cultura; a Diretoria de Cultura e o Sempre Xique Caça, Pesca e Confecções. Em breve mais três locais receberão a Biblioteca Comunitária do Celso: o Shopping Três Lagoas no Espaço Teia Criativa e o Espaço de Dança André Ramalho.

Para o diretor de Cultura, Hericksen Plesley, a chave para a libertação é a leitura, sendo a única arma capaz de criar antídotos para quaisquer tipos de realidades e diferenças sendo possível transformar o indivíduo.

“O projeto do Celso é um grande orgulho para a nossa Cidade. Graças ao seu sonho foi possível criar um projeto com distribuição gratuita de saber e conhecimento, na qual tem o poder de incentivar a leitura, formar o leitor, promover o hábito a leitura, incentivar o acesso à difusão cultural e também o acesso em diversas obras literárias brasileiras, despertando ainda a leitura infantil.

DOAÇÃO

Entre os doadores participantes do projeto está a Professora Ozeni Ramos, membro da Academia Brasileira de Contadores de História e Mateus Alves da Caza do Mateus.

Interessados em participar do projeto doando livros podem procurar o Celso na Sapataria Real localizada à Rua Augusto Correa da Costa, 900 – Vila Nova. Outras informações no telefone: (67) 9 9211-9741.

Imagens: Divulgação



Fonte

Mostrar mais

Redação

INFORMAÇÕES DE CONTATO --- Ligar (67) 99257-2652 --- m.me/NotaDiariabr --- contato@notadiaria.com.br --- https://notadiaria.com.br/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios