Mais de uma década desde o lançamento da primeira versão, a Kia voltou a investir no mini Ray EV – o primeiro carro elétrico da Coreia do Sul. O minicarro voltará ao mercado após alta demanda por elétricos no país.
Segundo o Electrek, a multinacional apresentou o modelo em 2011 como alternativa inovadora do Ray CUV movido a gasolina. Além de ser pioneiro nesse formato de alimentação, a primeira edição do Ray EV também contou com diversos recursos notáveis entre os elétricos.
- O EV foi equipado com motor elétrico de 50 kW e bateria de íons de lítio de 16,4 kWh;
- Ele suportava até 139 km de alcance com carga completa;
- O mini EV também oferecia carregamento rápido em 25 minutos – ou seis horas a 220 V.
Leia mais:
O modelo também incluiu painel de instrumentos exclusivo exibindo a condição e o nível da bateria, além da distância para recarregar e o primeiro sistema de navegação específico para EVs da Kia.
Mas o minicarro parecia estar um pouco a frente do seu tempo – ao menos na Coreia. O Kia Ray EV foi descartado em 2018 por conta da falta de infraestrutura de carregamento e ao alcance limitado da região.
Nova versão do Kia Ray EV
Apostando no modelo como versão acessível de EV, a Kia está trabalhando em adaptar o modelo para a demanda de mercado atual, como a nova bateria de 35,2 kWh (mais que o dobro comparado ao modelo anterior).
O novo Ray terá quase o dobro de alcance, com até 210 km e contará com motor elétrico de 63,3 kW – também com melhoria razoável de 30%. “É a melhor escolha para os clientes que esperam por minicarro elétrico de entrada”, disse um funcionário da Kia.
“O novo Ray EV está definido para expandir as opções dos clientes com quilometragem de mais de 200 km, desempenho de direção otimizado para o centro metropolitano e interior espaçoso”, complementou ele.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital