Conheça o avião supersônico mais silencioso (e estranho) do mundo

Aviões supersônicos são um dos exemplos da capacidade humana de desenvolver tecnologias avançadas. Mas essas aeronaves não são exatamente as queridinhas do grande público. O motivo? As ondas de choque que podem fazer estragos consideráveis em caso de voo sobre uma cidade. Um problema que parece ter ficado para trás com a chegada do Lockheed Martin X-59, o jato supersônico mais silencioso do mundo.

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Ruídos supersônicos

  • Quando uma aeronave viaja mais rápido do que a velocidade do som, as moléculas de ar comprimido contra o corpo do avião produzem ondas de choque que se fundem para formar um estrondo sônico, um ruído alto e perturbador ouvido no solo.
  • Essas explosões sonoras se tornaram um problema tão grave que o Congresso dos Estados Unidos proibiu o voo supersônico sobre a terra firme em 1971.
  • A medida mais tarde foi seguida por autoridades de todo o mundo.
  • Com isso, a maioria das companhias aéreas não poderia justificar o custo de desenvolvimento da tecnologia para voar apenas sobre a água.
  • As informações são da Fast Company.

Lockheed Martin X-59: o avião silencioso

Mas tudo começou a mudar quando a NASA iniciou testes para abafar os estrondos supersônicos. Anos depois foi desenvolvido o Lockheed Martin X-59.

O verdadeiro avanço para o voo supersônico seria ser capaz de voar sobre a terra novamente para que você tenha aquelas rotas longas onde esse voo supersônico é mais vantajoso. Então é exatamente isso que a Lockheed Martin se propôs a construir.

Dave Richardson, diretor de programa do X-59 na Lockheed Martin

O voo supersônico silencioso foi possível graças a modelos de computação de alta velocidade e aprendizado de máquina que podem prever com precisão a interação dos choques sônicos e como eles se propagam para o solo a partir de uma altitude de 50 mil pés.

Isso não é algo que tínhamos a capacidade de fazer há algum tempo. Poderíamos ter projetado esse tipo de avião, sim. Poderíamos tê-lo colocado em um túnel de vento, mas teríamos que iterar no túnel de vento centenas ou milhares de vezes a um custo enorme e muitos mais anos, em vez de fazê-lo no computador hoje.

Dave Richardson, diretor de programa do X-59 na Lockheed Martin

Lockheed Martin X-59 (Imagem: divulgação/Lockheed Martin)

Design é o diferencial da aeronave

O Lockheed Martin X-59 é provavelmente o avião mais estranho já projetado. Seu nariz afiado responde por metade do comprimento do avião, não há cockpit visível, as asas são minúsculas em comparação com toda a fuselagem e seu motor traseiro parece estar prestes a cair. Mas é justamente esse design arrojado que proporciona a diminuição do ruído.

Os designers responsáveis pelo projeto usaram softwares para otimizar detalhes como o formato das asas, a configuração da cauda e o comprimento do nariz. Através de todas essas iterações, a equipe descobriu que as partes pesadas e volumosas do avião precisavam estar o mais longe possível. Isso resultou em um nariz e corpo extremamente finos, sem interrupções de superfície que podem produzir ruído quando o avião quebra a barreira do som.

X-59 usa sistema avançado de visão externa (Imagem: divulgação/Lockheed Martin)

Outra descoberta foi que qualquer coisa que causasse descontinuidade na forma do avião aumentaria os estrondos. Com isso, eles decidiram abandonar qualquer projeto de para-brisa. Em vez disso, o X-59 usa um sistema de visão externa, a única tecnologia avançada no avião. O piloto navega usando uma câmera, visualizando o exterior através de um grande display.

O avião foi projetado para gerenciar e distribuir ondas de choque de forma diferente desde o início, enquanto também voa em velocidades mais lentas (1500 km/h) do que outros modelos de jatos supersônicos.

Atualmente, o X-59 está na fase de checkout do sistema, garantindo que todos os sistemas estejam perfeitamente integrados e funcionais. Uma parada planejada de manutenção e modificação foi necessária devido às peças que levaram cinco meses para chegar. Esse atraso empurrou o voo inaugural da aeronave, inicialmente previsto para dezembro de 2023, para o início de 2024.

Fonte: Olhar Digital

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