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Itaú anuncia novo hub de segurança que ajuda cliente a proteger seu app

Itaú anuncia novo hub de segurança que ajuda cliente a proteger seu app
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O banco Itaú anunciou, nesta quarta-feira (4), o lançamento do Hub de Segurança, nova área do Superapp Itaú e do app Itaú Empresas que reúne todas as informações e recursos de proteção digital oferecidos aos clientes. Na plataforma, o usuário consegue conferir e alterar todas as suas senhas do banco, controlar seus cartões físicos e virtuais, aplicando bloqueios temporários, por exemplo, e, ainda, reportar possíveis roubos ou fraudes em poucos cliques. A função está sendo testada por 20 mil clientes e deve chegar a toda a base do banco até o final de setembro.

Com o Hub de Segurança, o Itaú pretende aumentar a autonomia do usuário na manutenção de sua segurança digital e garantir que mais clientes adotem as medidas de proteção recomendadas para evitar esquemas como pshishing e o golpe da falsa central. Na nova área do app, apresentada em primeira mão em evento para jornalistas do qual o TechTudo participou, o correntista consegue ver todas as camadas de segurança que já ativou na conta e, de maneira clara, sabe quais medidas ainda podem ser tomadas para aumentar seu nível de proteção. Confira mais detalhes abaixo.

Itaú anuncia Hub de Segurança, nova área do aplicativo que reúne todas as funções de proteção do banco — Foto: Divulgação/Itaú
Itaú anuncia Hub de Segurança, nova área do aplicativo que reúne todas as funções de proteção do banco — Foto: Divulgação/Itaú

Assim como os hubs de Cartões e Pagamentos, seções do app do Itaú que reúnem todas as informações sobre tais recursos, o novo Hub de Segurança concentra tudo sobre a proteção da conta do cliente. No espaço, o usuário pode conferir seu status de segurança de maneira gamificada. A cada nova camada de proteção ativada, o usuário sobe de nível em um gráfico, que exibe de forma clara como o que cliente pode segurar seus dados. A seção permite ativar e gerenciar recursos como o reconhecimento facial, a autorização do dispositivo, o iToken (autenticação em dois fatores) e a geolocalização.

Além disso, o espaço conta com um botão de emergência em que o correntista pode ter suporte 24h por dia para reporte de incidentes. Após o toque, o usuário é direcionado para um chat ou para o número de telefone oficial do banco, e pode solicitar ajuda em casos de roubo ou fraude.

Também é possível gerenciar todas as senhas e acessos do banco no espaço. Com isso, o usuário pode consultar a informação em caso de esquecimento, alterar o código de proteção ou recuperar sua chave facilmente. Por fim, o Hub ainda permite realizar rapidamente o bloqueio emergencial de um cartão ou alterar seu limite.

Nova tela para evitar golpes do Pix

Além do Hub de Segurança, o Itaú também implementou uma novidade que pretende diminuir a recorrência de golpes por Pix. Parte da iniciativa de hiperpersonalização do Superapp Itaú, o banco agora emite um alerta quando o usuário inicia uma transação via Pix que pareça suspeita. A partir da análise dos hábitos do cliente, o app é capaz de identificar operações para contas potencialmente fraudulentas e avisa, no meio da transação, que o pagamento pode ser arriscado.

Superapp Itaú emite alertas durante operações Pix suspeitas — Foto: Divulgação/Itaú
Superapp Itaú emite alertas durante operações Pix suspeitas — Foto: Divulgação/Itaú

O recurso utiliza, além do comportamento do correntista, bases de dados do Banco Central do Brasil sobre contas que já foram comprovadamente envolvidas em golpes do Pix. Com a novidade, que passou o motor de fraude do final da operação para o meio, adicionando uma nova tela ao processo, o Itaú afirma que cerca de 50% dos clientes desistem de concluir as transações suspeitas.

Itaú quer auxiliar na conscientização sobre segurança digital

Com o lançamento do Hub de Segurança e da nova tela contra fraudes via Pix, o Itaú quer se colocar no mercado como uma referência no âmbito da segurança digital. Em cinco anos, o banco dobrou o investimento no setor e viu uma redução de 50% das fraudes nos últimos dois anos. Atualmente, são mais de mil funcionários dedicados exclusivamente na proteção digital, auxiliados por mais de 50 modelos de inteligência artificial (IA) e tecnologias como machine learning para detectar operações fraudulentas.

No que diz respeito à prevenção, o banco aposta em três pilares: uma metodologia proprietária de design que torna o app simples e intuitivo, uma jornada hiperpersonalizada, que auxilia cada cliente a cuidar da sua conta de maneira mais eficiente e, a capacidade de atender as necessidades financeiras dos correntistas de forma integrada à segurança. Dessa forma, o aplicativo e as soluções digitais do banco são pensadas desde o princípio para garantirem o maior nível de proteção possível, garantindo, ao mesmo tempo, que o cliente tenha exatamente o tipo de segurança que precisa.

Superapp Itaú quer personalizar experiência para deixar contas mais seguras — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Superapp Itaú quer personalizar experiência para deixar contas mais seguras — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

De acordo com o diretor de Negócios, Plataformas e Experiências Digitais do Itaú Unibanco, João Araújo, o lançamento do Hub de Segurnaça é um passo nessa direção. “O Superapp do Itaú entrega diferentes funções bancárias em uma única plataforma, com foco na hiperpersonalização. A incorporação do Hub de Segurança ao aplicativo é mais um movimento no sentido de facilitar a experiência bancária, com a centralização de informações em um ambiente completo, simples e seguro”, disse.

Vazamentos são constantes: como se proteger?

No evento com jornalistas, o diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco, Adriano Volpini, também falou sobre o tema. Apresentando um panorama da segurança digital no país, o executivo afirmou que, diante da alta recorrência de vazamentos de dados por empresas de diversos segmentos, muitas informações sensíveis – e que podem ser usadas para aplicar golpes por engenharia social – dos brasileiros já estão disponíveis na web. “Nem todas as empresas têm consciência dos riscos”, afirma, apontando para a responsabilidade das companhias com os dados de clientes.

Dessa maneira, o executivo afirma que é fundamental que as pessoas tenham consciência sobre a importância de proteger “todas as informações que nos personalizam demais”, como a renda, os números de documento, o local de trabalho e outros dados que podem ser usados por golpistas em esquemas de phishing. “O golpista perfila para atacar”, explica.

*A jornalista viajou a convite do Itaú

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