O iOS 17.2 enfim foi liberado para o público nesta segunda-feira (11). A atualização introduz o “spatial videos” (“vídeos espaciais”, em tradução livre), o formato 3D compatível com o Apple Vision Pro, para donos do iPhone 15 Pro e 15 Pro Max.
Quando habilitada, a função usa a câmera principal e a ultrawide do iPhone 15 Pro para gravar simultaneamente. Segundo a Apple, o resultado é um registro com efeito de profundidade semelhante ao de cinema.
Os celulares iPhone 15 Pro e 15 Pro Max poderão gravar vídeos para serem assistidos em 3D no Apple Vision Pro.
Contudo, a visualização imersiva só está disponível no Apple Vision Pro, o óculos de realidade mista da Apple que ainda não foi lançado. No celular, o registro é exibido como um vídeo tradicional e pode ser compartilhado como qualquer outro arquivo.
“A captura de vídeo espacial no iPhone chega antes do lançamento do Apple Vision Pro para que os usuários do iPhone 15 Pro e do iPhone 15 Pro Max possam começar a capturar momentos em família e amigos para desfrutar no Apple Vision Pro desde o primeiro dia”, explica a Apple em comunicado.
Com a função disponível meses antes do headset em si, usuários podem encher a própria galeria de registros para conferir no dia do lançamento do dispositivo.
Quando lança o Apple Vision Pro?
Por enquanto, o Apple Vision Pro não tem data exata de lançamento, mas o evento é previsto para 2024. O óculos chegam às prateleiras custando a partir de US$ 3.499 (R$ 17,3 mil, em conversão direta).
O suporte aos vídeos espaciais não é a única novidade do iOS 17.2: a compilação também inaugurou o app Diário, incluiu a função “Traduzir” no Botão de Ação e introduziu novidades para o iMessage.