Invasão Secreta │ Série sugere chegada de grande vilão do Quarteto Fantástico

O segundo episódio de Invasão Secreta trouxe muitas revelações para o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) e na história do próprio Nick Fury (Samuel L. Jackson). Só que, mais que revelar que o espião era casado e que há milhões de skrulls infiltrados na Terra, o capítulo desta semana da série deu dicas da grande ameaça que está por vir na temporada, indicando que um dos mais icônicos vilões do Quarteto Fantástico pode dar as caras em breve — o Super Skrull.

Por enquanto, o personagem ainda não apareceu, mas há algumas pistas deixadas ao longo da trama que indicam que ele deve ser a grande surpresa do seriado. Afinal, com os alienígenas verdes preparando uma grande investida para tomar a Terra para si, eles vão precisar de um nível de poder capaz de encarar até mesmo os Vingadores — ou mesmo o Quarteto.

O curioso é que, pelo que Invasão Secreta sugere, as origens desse Super Skrull vai ser um pouco diferente daquilo que está nos quadrinhos. Assim, pode ser que o vilão surja a partir das ações dos próprios heróis, sendo mais uma consequência de tudo aquilo que os 15 anos de filmes do MCU apresentaram.

Quem é o Super Skrull

Antes de a gente entrar no episódio em si, é preciso dar um passo para trás e explicar quem é esse personagem com um nome tão pouco criativo, mas tão importante na mitologia da Marvel nos quadrinhos. O Super Skrull é um vilão criado para as histórias do Quarteto Fantástico em 1963, sendo um dos primeiros inimigos do grupo ainda no início da editora.

Ele apareceu em Fantastic Four #18 como uma espécie de evolução dos skrulls tradicionais, que já eram recorrentes nas revistas dos heróis. Na trama, o imperador dos aliens verdes manda para a Terra um “super-soldado” com poderes que emulam as habilidades do Quarteto e muito mais poderoso do que qualquer outro inimigo que eles já tinham enfrentado até então.

A ideia era realmente muito boa. Com o Super Skrull, Stan Lee e Jack Kirby criaram um adversário para Reed Richards e sua família que era um espelho do próprio time, mas centralizado em uma só figura. Assim, o vilão era capaz de esticar seu corpo como borracha, ficar invisível, virar pedra e assumir e assumir forma de fogo como bem quisesse — e também de forma combinada. Era o verdadeiro 4 em 1.

É claro que essa primeira versão do personagem acabou derrotada, mas logo se tornou uma ameaça recorrente nas histórias. Com o tempo, ele ganhou uma identidade própria e vimos mais sobre a origem de Kl’rt e sua rivalidade com a família terráquea.

Contudo, não demorou para que ele deixasse de ser o único Super Skrull da Marvel. Se a ideia era transformá-lo nesse super-soldado, nada mais óbvio do que replicar sua criação em outros skrulls e logo o título virou uma categoria dentro da raça alienígena responsável por proteger os domínios dessa raça na galáxia.

Não por acaso, essa versão turbinada dos skrulls foi amplamente utilizada durante a Invasão Secreta das HQs, quando os aliens transmorfos assumiram a forma de heróis e figuras de poder da Terra para assumir o controle do planeta. Na ocasião, eram centenas desses inimigos operando de uma só vez.

O que a série Invasão Secreta revelou

Já na série, ainda não vimos o Super Skrull ser mencionado ou coisa do tipo, mas o segundo episódio já deu algumas deixas de que o vilão Gravik (Kingsley Ben-Adir) está realmente preparando uma arma secreta para seguir com seu plano de conquista da Terra.

Durante a cena com o Conselho Skrull, quando é revelado que boa parte dos líderes globais já são aliens infiltrados, o personagem é questionado sobre como pretende tomar o planeta para si, principalmente em relação a um eventual retorno dos Vingadores. É quando Gravik revela já ter pensado nessa possibilidade e que está se preparando para isso.

Em um segundo momento, Gi’ah (Emilia Clarke) segue um dos tenentes do vilão em seu esconderijo na Rússia e descobre a existência de um laboratório em que algum tipo de experimento está sendo feito. Não fica claro o que é, mas eles falam algo sobre material genético e a tal Colheita.

A resposta vem logo em seguida, quando a filha de Talos (Ben Mendelsohn) puxa a ficha da cientista e descobre que a tal Iniciativa Colheita a que eles se referem diz respeito. Na tela de um monitor velho, aparecem dados do material recolhido pelos capangas de Gravik — e todos muitos familiares aos fãs do MCU. São menções ao Extremis (Homem de Ferro 3) e à Fera do Gelo (Thor: Mundo Sombrio), além de Cull Obsidian, um dos membros da Ordem Negra de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita e do próprio Groot.

E o que isso quer dizer? Pelo que é sugerido, os skrulls liderados pelo vilão estão coletando material genético de diferentes raças alienígenas que passaram pela Terra e até mesmo dos próprios heróis, como no caso do Groot — para passar por um tipo de aprimoramento de seu próprio povo.

Assim, levando em conta que Gravik já está pensando em uma arma para bater de frente com os Vingadores, nada mais natural imaginar que estamos falando do Super Skrulls. Além disso, a própria Marvel deixou escapar essa possibilidade em um dos trailers ao mostrar o vilão esticando seus braços da mesma forma que Groot — algo que os ETs verdes nunca fizeram dentro do MCU.

Como o Quarteto Fantástico se encaixa em Invasão Secreta?

Sendo o Super Skrull um vilão tão marcante do Quarteto Fantástico, é óbvio que a primeira pergunta que vem à mente é como a série estrelada por Samuel L. Jackson cria conexões para a chegada da fantástica família, cujo filme está previsto para estrear apenas em 2025. E, para ser sincero, é bem difícil que vejamos essas ligações acontecer.

Até porque a origem dos skrulls do MCU é bem diferente daquela que foi construída nos quadrinhos ao longo de décadas. Eles não são essa raça conquistadora e beligerante que veio à Terra atrás de confusão — embora seja dito neste segundo episódio que o planeta Skrullos foi destruído pelos Krees por causa disso —, mas um bando de refugiados que esperava a ajuda de Fury.

Mais do que isso, foi sugerido aqui que a criação dos Super Skrulls da série vai ter uma base também muito diferente. Mais do que ser uma emulação dos poderes do Quarteto, como no original, eles parecem ser quase uma quimera de tudo o que já vimos nos filmes. Assim, ao transformar o vilão em algo independente de Reed Richards e companhia, o seriado se vê livre de forçar amarras.

Ao mesmo tempo, podemos ser surpreendidos com alguma cena pós-crédito ou reviravolta no final da temporada. Até porque, pelo que a imagem mostrada pela Marvel no trailer, os poderes o Super Skrull do MCU tem semelhanças com aquilo que o Quarteto Fantástico apresenta, como a elasticidade obtida pelo DNA de Groot, a resistência física de Cull Obsidian e o controle de chamas via Extremis.

Caso queira entrar no campo da especulação, Invasão Secreta pode plantar a semente para a criação dos heróis. Assim, ao invés do Quarteto conseguir seus poderes por causa dos Raios Cósmicos em uma missão espacial, isso poderia acontecer a partir dos experimentos dos próprios skrulls.

É o que vai acontecer? Dificilmente, mas não custa nada ficar teorizando sobre isso ao longo da temporada.

Invasão Secreta está disponível no Disney+ com novos episódios chegando às quartas-feiras.

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!