14.09.2023 · 9:48 · Vereador Dr. Victor Rocha
Clique na imagem para ver a galeria completa
O vereador Dr. Victor Rocha entregou a Medalha Legislativa “José Ipiranga de Aquino”, para as servidoras municipais, Helga Silva Pereira Rosa e Janaína Miron Saraiva Lemes, em homenagem a todos que se comunicam e se expressam em Língua Brasileira de Sinais – Libras. O evento foi realizado na quarta-feira (13) na Câmara Municipal de Campo Grande.
Dr. Victor Rocha escolheu as servidoras da Câmara devido ao trabalho de excelência que prestam na Casa de Leis. “Meus sinceros agradecimentos a Helga e Janaína que viabilizam a inclusão por meio da Libras. Eles são verdadeiros exemplos de inclusão e acessibilidade. Vamos celebrar sua dedicação em tornar a comunicação mais inclusiva e igualitária”, pontuou
Conheça as homenageadas:
Helga Silva Pereira Rosa – Graduada em Fonoaudiologia pela UCDB e Libras pelo Portal Educação. Atua junto à comunidade surda desde 2004 como fonoaudióloga no CEADA (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação) e apoio técnico no CAS/MS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez). Atuou como intérprete de Libras em escola da rede municipal de ensino de Campo Grande. Desde 2018 é tradutora/intérprete efetiva e ministra o Curso de Libras Básico para promoção da acessibilidade nesta Casa de Leis.
Janaína Miron Saraiva Lemes – Nascida em Votuporanga-SP, casada com João Paulo Lemes e mãe da pequena Helena, mudou-se para Campo Grande-MS em 2009. Pedagoga, com habilitação em Educação Especial na área da Surdez, formada pela UNESP – Campus de Marília-SP. Atuou na Secretaria de Estado de Educação, no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Sudez (CAS/SED/MS).
Possui Pós-graduação em ensino, tradução e interpretação da Libras. Trabalhou em diversas instituições de Ensino Superior da Capital, como: UCDB, UNIDERP, Anhanguera e Portal Educação. Egressa da UFMS, onde atuou como intérprete de Libras por 5 anos, hoje, compõem a equipe de intérpretes de Libras desta Casa Legislativa – CMCG.
A comemoração foi instituída pela Resolução nº 1.372/2023, de autoria do vereador Tabosa, proponente da solenidade.
Sobre a homenagem – A medalha recebe o nome de “José Ipiranga de Aquino”, pois ele foi o primeiro líder da comunidade surda de Campo Grande. Quando jovem, estudou no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) no Rio de Janeiro, ao retornar trabalhou no jornal “O Matogrossense” até se aposentar. Tornou-se líder de maneira natural e espontânea, pois a comunidade surda o procurava sempre, carentes de acesso à educação, informações, orientações e até mesmo de Língua de Sinais.
Assessoria de Imprensa do Vereador