Ciência & TecnologiaConexão SocialCotidianoDESTAQUE 2Saúde

Internet é vilã ou amiga de crianças e adolescentes?

201909172047 32d2a2cd31.2e16d0ba.fill 1120x700 1
201909172047 32d2a2cd31.2e16d0ba.fill 1120x700 1
Compartilhar

A internet tem sido uma grande vilã entre crianças e adolescentes, nos últimos tempos cresceram os números de acessos nas mídias sociais ao redor do mundo e como consequência o contato físico entre diminuiu. O cenário atual independentemente da idade mostra que esse vasto mundo conhecido como internet oferece a todos viver o que não pode se ter na vida real, junto a isso podendo causar danos principalmente psicológicos, fazendo ligação com outro problema que a sociedade enfrenta nos dias de hoje, no qual tem sido mal do século, mais conhecida como depressão.

A principal preocupação tem sido o tempo e o conteúdo acessado crianças e adolescentes tem passado conectado ao mundo virtual. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a dependência ou o uso problemático dessas mídias, além de causar problemas mentais e aumento da ansiedade, também gera transtornos de sono, alimentação, sedentarismo, problemas auditivos, visuais, posturais, entre muitos outros além de exposição a conteúdo inapropriado pode causar pressão para que se adaptem aos costumes e ritmos impostos pela internet, o que acaba interferindo no mundo real, às expectativas sociais também podem ter um impacto negativo na autoestima de crianças e adolescentes.

A geração do ano 2000 já nasceram com vantagens e facilidades, mas independente disto, não devem ser descartados os problemas que podem causar com o decorrer do tempo, sendo ela a depressão que existe idade para adquirir e não deve ser ignorada. Alguns casos de depressão têm grandes ligações com o vasto mundo que a internet apresenta, entre elas a ostentação, viagens e muito mais.

As crianças nos dias de hoje tendem a ter ambições de crescerem logo para poderem conquistar e alcançar certos desejos que na realidade existem vários pontos obscuros, o acesso excessivo da internet pode se tornar um vilão do seu filho, trazendo o amadurecimento precoce, o celular ou o tablet não educa, porém facilita, mas também prejudica.

Dados de pesquisas feitas em 2019 com mais de 6.500 jovens de 12 a 15 anos, mostrou que aqueles que gastam mais de três horas por dia navegando na internet podem estar sob risco elevado de problemas de saúde mental.

Durante a pandemia o aumento do tempo das crianças e adolescentes conectados as mídias sociais foi um número significativo, sendo assim a SBP orienta aos pais e familiares a dar limites, pois a internet oferece diversas opções de conteúdos, mas cabe a quem tem conhecimento impor limites.

(*) A republicação é gratuita desde que citada a fonte, site Nota Diária – Kevelyn de Oliveira

Compartilhar
Matérias relacionadas
CapitalCotidianoMato Grosso do Sul

Lívia, 7 Anos, transforma autoestima em inspiração no Dia da Consciência Negra

Pela primeira vez na história, o Dia da Consciência Negra é celebrado...

Saúde define critérios e fluxo de repasses do incentivo estadual aos agentes de saúde
Mato Grosso do SulSaúde

Saúde define critérios e fluxo de repasses do incentivo estadual aos agentes de saúde

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) estabeleceu, por meio da Resolução...

Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações

Em abril deste ano as redes sociais foram tomadas por Fallout, que teve...

/* */