Inscrições para 11ª Solve for Tomorrow Brasil são prorrogadas até 17 de julho

A SED (Secretaria de Estado de Educação) anuncia a prorrogação das inscrições para a 11ª edição do Prêmio Solve for Tomorrow Brasil. Os professores e estudantes do Ensino Médio interessados têm agora até o dia 17 de julho para inscrever seus projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica, neste link. A iniciativa trata-se de um programa global de Cidadania Corporativa da Samsung, com coordenação geral do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) no Brasil.

Serão ofertadas formações e prêmios, conforme cada etapa da seleção, às equipes responsáveis por projetos que apresentem soluções para desafios reais, utilizando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) que, ao partir de um desafio ou problema, permite múltiplas soluções ou respostas.

O programa oferece mentoria para apoiar e aprimorar o desenvolvimento dos projetos e o regulamento do Prêmio pode ser acessado em Solve for Tomorrow Brasil.

Projetos

Podem ser inscritos projetos que estejam em sua fase inicial ou já em andamento. Para que o trabalho receba a mentoria do Solve for Tomorrow Brasil – que consiste em apoio online especializado desde a etapa de inscrição com o objetivo de ajudar professoras(es) e estudantes no desenvolvimento da proposta e no aprimoramento de seus projetos –, é importante que sejam previstas ações a serem realizadas no segundo semestre de 2024. 

Representação da REE em edições anteriores do Solve for Tomorrow

Ao longo das edições, destaca-se a participação de Mato Grosso do Sul que, em 2023, teve uma equipe semifinalista com o projeto ‘Proposta de um catálogo físico a partir de técnicas de herborização’, por meio da Escola Estadual João Ponce de Arruda, na cidade de Três Lagoas. Em 2022, a REE (Rede Estadual de Ensino) chegou às etapas finais com a equipe da Escola Estadual Profª Fátima Gaiotto Sampaio, de Nova Andradina e, como semifinalistas, a REE foi representada pelos times da Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá, de Miranda, e Escola Estadual Jan Antonin Bata, da cidade de Batayporã.

Em 2018, Mato Grosso do Sul esteve entre os 25 vencedores regionais com três projetos das seguintes escolas: Escola Estadual Reynaldo Massi, de Ivinhema; Escola Estadual Profª Fátima Gaiotto Sampaio, de Nova Andradina; e Escola Estadual Profª Ada Teixeira dos Santos Pereira, de Campo Grande. Além disso, em 2017, um dos projetos vencedores pelo Júri Popular veio da cidade de Nova Andradina, com a representação da Escola Estadual Profª Fátima Gaiotto Sampaio.

Cronograma

  • 8 de abril a 17 de julho: Inscrição de projetos e mentoria para os inscritos;
  • 19 de agosto: Resultado dos 20 semifinalistas;
  • 20 de agosto a 4 de outubro: Mentoria para os semifinalistas;
  • 16 de outubro: Resultado dos 10 finalistas;
  • 17 de outubro a 29 de novembro: Mentoria técnica para os finalistas;
  • 21 a 29 de novembro: Votação aberta pelo Júri Popular;
  • 29 de novembro: 5ª Mostra Solve For Tomorrow;
  • 3 de dezembro: Divulgação dos vencedores (Nacionais e Júri Popular).

Thaís Davis, SED

Fonte: Policia Civil MS

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!