Ingenuity voa pela 54ª vez, mas pousa no mesmo local

O helicóptero Ingenuity completou seu 54º voo em Marte no dia 3 de agosto. Além de subir a cerca de 5 metros de altitude, a pequena aeronave tirou uma foto do rover Perseverance em meio à areia avermelhada do planeta. Desta vez, o helicóptero permaneceu menos tempo no ar e não desceu a um novo local, mas coletou dados que ajudaram os cientistas a entender um imprevisto recente.

  • Exploração de Marte: que sondas, rovers e landers já foram enviados para lá?
  • Helicóptero Ingenuity chega à marca histórica de 50 voos em Marte

Durante seu 54º voo, o Ingenuity se sustentou no ar durante 24 segundos e não percorreu nenhuma distância lateral. O tempo foi suficiente para fazer a foto abaixo, que mostra o rover na parte superior:

Diferentemente de seus voos anteriores, o Ingenuity não decolou para auxiliar o rover Perseverance em suas tarefas científicas. Na verdade, o voo curto foi determinado pela equipe para ajudá-los a entender uma situação ocorrida em julho, quando o helicóptero voou pela 53ª vez.

Naquele dia, os cientistas do Ingenuity esperavam que ele permanecesse no ar por 136 segundos, realizando algumas manobras complexas. Entretanto, a aeronave voou por menos de 80 segundos e pousou, após o acionamento inesperado do seu programa de contingência.

Teddy Tzanetos, líder da equipe do Ingenuity, explica que desde a primeira vez que a aeronave voou, eles incluíram o programa LAND_NOW. “Ele foi projetado para colocar o helicóptero na superfície o mais rápido possível no caso de um em uma dúzia de cenários não nominais ser encontrado”, relatou ele.

Um dos cenários foi encontrado no voo 53, e o desfecho mostra que o helicóptero funcionou conforme o esperado, pousando imediatamente. Para Tzanetos e seus colegas, o programa parece ter sido executado por causa das imagens da câmera de navegação do Ingenuity.

Ela parece ter perdido a sincronia com a unidade de medida de inércia, que ajuda o Ingenuity a determinar sua posição, velocidade e orientação. Uma situação semelhante aconteceu em 2021 e, na época, a equipe da missão enviou um novo software.

O procedimento parece não ter evitado a ocorrência no voo 53, e a equipe não esperava que o programa fosse acionado. “Esse voo é um estudo de caso valioso, que vai beneficiar a operação de futuras aeronaves em outros mundos”, finalizou.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Por que o PlayStation 5 Edição Digital não faz sentido no Brasil?
  • WhatsApp agora permite compartilhar tela durante chamada de vídeo
  • Vacina contra Alzheimer é eficaz em testes com animais
  • Pais querendo batizar filhas de Barbie dispara 300% após o filme
  • iPhone 15 tem supostas fotos da porta USB-C vazadas
  • Variante Éris: OMS monitora nova cepa da clique aqui as unidades de saúde onde a vacina está disponível. Nestes mesmos locais, estão sendo aplicadas doses para evitar a influenza. Os testes para detectar a covid-19

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!