Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Ingenuity voa pela 54ª vez, mas pousa no mesmo local

Ingenuity voa pela 54ª vez, mas pousa no mesmo local
Ingenuity voa pela 54ª vez, mas pousa no mesmo local
Compartilhar

O helicóptero Ingenuity completou seu 54º voo em Marte no dia 3 de agosto. Além de subir a cerca de 5 metros de altitude, a pequena aeronave tirou uma foto do rover Perseverance em meio à areia avermelhada do planeta. Desta vez, o helicóptero permaneceu menos tempo no ar e não desceu a um novo local, mas coletou dados que ajudaram os cientistas a entender um imprevisto recente.

  • Exploração de Marte: que sondas, rovers e landers já foram enviados para lá?
  • Helicóptero Ingenuity chega à marca histórica de 50 voos em Marte

Durante seu 54º voo, o Ingenuity se sustentou no ar durante 24 segundos e não percorreu nenhuma distância lateral. O tempo foi suficiente para fazer a foto abaixo, que mostra o rover na parte superior:

Diferentemente de seus voos anteriores, o Ingenuity não decolou para auxiliar o rover Perseverance em suas tarefas científicas. Na verdade, o voo curto foi determinado pela equipe para ajudá-los a entender uma situação ocorrida em julho, quando o helicóptero voou pela 53ª vez.

Naquele dia, os cientistas do Ingenuity esperavam que ele permanecesse no ar por 136 segundos, realizando algumas manobras complexas. Entretanto, a aeronave voou por menos de 80 segundos e pousou, após o acionamento inesperado do seu programa de contingência.

Teddy Tzanetos, líder da equipe do Ingenuity, explica que desde a primeira vez que a aeronave voou, eles incluíram o programa LAND_NOW. “Ele foi projetado para colocar o helicóptero na superfície o mais rápido possível no caso de um em uma dúzia de cenários não nominais ser encontrado”, relatou ele.

Um dos cenários foi encontrado no voo 53, e o desfecho mostra que o helicóptero funcionou conforme o esperado, pousando imediatamente. Para Tzanetos e seus colegas, o programa parece ter sido executado por causa das imagens da câmera de navegação do Ingenuity.

Ela parece ter perdido a sincronia com a unidade de medida de inércia, que ajuda o Ingenuity a determinar sua posição, velocidade e orientação. Uma situação semelhante aconteceu em 2021 e, na época, a equipe da missão enviou um novo software.

O procedimento parece não ter evitado a ocorrência no voo 53, e a equipe não esperava que o programa fosse acionado. “Esse voo é um estudo de caso valioso, que vai beneficiar a operação de futuras aeronaves em outros mundos”, finalizou.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Por que o PlayStation 5 Edição Digital não faz sentido no Brasil?
  • WhatsApp agora permite compartilhar tela durante chamada de vídeo
  • Vacina contra Alzheimer é eficaz em testes com animais
  • Pais querendo batizar filhas de Barbie dispara 300% após o filme
  • iPhone 15 tem supostas fotos da porta USB-C vazadas
  • Variante Éris: OMS monitora nova cepa da clique aqui as unidades de saúde onde a vacina está disponível. Nestes mesmos locais, estão sendo aplicadas doses para evitar a influenza. Os testes para detectar a covid-19

Compartilhar
Matérias relacionadas
Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações

Em abril deste ano as redes sociais foram tomadas por Fallout, que teve...

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone

A partir desta segunda-feira (16), o iOS 18 estará disponível para download...

Quanto custa Air Fryer? Saiba qual modelo comprar em cada faixa de preço
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Quanto custa Air Fryer? Saiba qual modelo comprar em cada faixa de preço

Por último, as air fryers de até R$ 1000 são aquelas que...

/* */