Nos últimos dias, as redes sociais contaram com publicações expondo diversos relatos de internautas brasileiros afirmando que estão recebendo ligações e mensagens no WhatsApp de números estrangeiros. Nesses contatos, os usuários apontam que as pessoas do outro lado da linha estão as abordando para ofertar vagas de emprego.
Leia mais: Alerta de golpe: criminosos evoluem e passam a usar IA; veja como não cair
Segundo os detalhes, a oportunidade de emprego em questão possibilitaria ganhar uma renda atrativa mesmo com uma jornada curta de trabalho. Todo o conteúdo dessas mensagens vem de números com códigos de Discagem Direta Internacional (DDI) diferentes do Brasil (+55).
Mensagens de estrangeiros no WhatsApp
Em uma das publicações, compartilhada na rede X (antigo Twitter), um usuário conta: “Todo dia uma vaga de emprego diferente direto no meu WhatsApp. Ontem era número da Indonésia, hoje Africa do Sul”, destaca. Em outra publicação, a internauta explica que está recebendo ligações de modo insistente e, apesar de bloquear o número, ela continua sendo abordada.
Outro relato detalha que as tentativas de contato acontecem diariamente. Mais uma pessoa afirma que, no suposto emprego, a pessoa receberá ganhos significativos apenas curtindo vídeos no Tik Tok. Esse tipo de ação; no entanto, não é uma novidade, assim como reveleu o G1.
O site apontou que, em 2018, brasileiros já lidavam com a abordagem no mensageiro, com perfis sem identificação e foto apresentando códigos estranhos. O problema está justamente no fato de o número ser internacional, pois o fator dificulta buscar mais informações sobre o titular da conta.
Os usuários podem seguir algumas abordagens para evitar ser incomodados por esses contatos. A primeira das ações que podem ser realizadas é usar o recurso “denúncia” do próprio aplicativo. Ao clicar nos três pontinhos localizados no canto da tela e depois na opção “mais”, é possível achar a funcionalidade.
Vale até mesmo produzir capturas de tela da conversa, caso as mensagens contenham um tom de ameaça, por exemplo, pois as imagens podem ser levadas para a polícia.
Outra recomendação é manter os dados protegidos, como foto de perfil, visto por último e a indicação de “online”. Esses gerenciamentos de informações podem ser feitos nas configurações, especificamente no campo “Privacidade”. O mensageiro permite até mesmo definir quem pode adicionar o seu contato a chats em grupo ou silenciar chamadas de números desconhecidos.