Educação

IFMS abre dois novos cursos técnicos integrados em Coxim

Cursos técnicos integrados ao ensino médio em Aquicultura e Desenvolvimento de Sistemas atendem demandas locais. O ingresso é por meio do Exame de Seleção 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia a oferta de dois novos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Campus Coxim a partir de 2020. A proposta é dar aos estudantes alternativas de formação que preservem a tradição cultural da pesca, promovam acesso mais rápido ao mundo de trabalho e contribuam para o desenvolvimento local.

São ofertadas 40 vagas para o curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, que veio substituir o curso técnico em Informática, e 40 vagas para o curso técnico em Aquicultura, que atende a uma demanda do município por profissionalização no setor pesqueiro.

“O estudante poderá entrar no IFMS, cursar o nível médio e ir para o superior na mesma área. Além disso, os egressos poderão atender melhor as demandas do mundo do trabalho na cidade e na região”, explica a diretora de Ensino, Paula Vianna.

“Estamos atendendo à necessidade de verticalização dos cursos ofertados para que o estudante possa entrar no IFMS, cursar o nível médio e ir para o superior na mesma área. Além disso, com essas mudanças os egressos poderão atender melhor as demandas do mundo do trabalho na cidade e na região”, explica Paula Vianna, diretora de Ensino do Campus Coxim.

O curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas também atende a uma necessidade do mundo do trabalho. Ao contrário do antigo curso técnico em Informática, o novo curso é focado em preparar o estudante no desenvolvimento de softwares.

“Informática habilitava de uma forma genérica tanto para o desenvolvimento quanto para a manutenção de computadores. Quando o técnico ia para o mercado, encontrava dificuldade, pois o setor de manutenção tem pouca demanda. Já o setor de desenvolvimento, com a criação de aplicativos e softwares para diferentes plataformas, é uma área em crescimento”, explica Danilo Pereira, coordenador do curso.

Além dessa vantagem na carreira profissional, o estudante formado pelo IFMS também encontrará mais facilidade para se adaptar às disciplinas do curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet, também ofertado em Coxim.

“O aluno terá todas as condições de iniciar uma graduação na área, tanto no IFMS quanto em outras instituições. O curso irá oferecer todo o embasamento para que, na graduação, esse estudante possa continuar se aprofundando na área de desenvolvimento”, complementa Pereira.

Pesca – Coxim está localizada numa região do estado na qual, para proteção do meio ambiente, há diversas restrições à implantação de indústrias. Além disso, a cidade está entre os rios Coxim e Taquari, que possibilitaram o surgimento de uma cultura de sobrevivência por meio da pesca.

Por esses motivos, segundo o coordenador do novo curso técnico integrado em Aquicultura, Fernando Britto, é natural a demanda da sociedade para a implantação de uma formação relacionada a essa área.

“A cidade há muito tempo é conhecida como capital do peixe e muitas pessoas vêm de diversas partes do país por causa da pesca. Todos aqui são pescadores, têm alguém na família que é pescador ou de alguma forma produzem o peixe. É cultural do lugar, mas é algo que está se perdendo por conta das restrições legais e por conta da queda dos estoques pesqueiros nos rios”, detalha o coordenador.

Um dos objetivos do novo curso é exatamente orientar os estudantes sobre como aumentar a produção de pescado, preparando profissionais para atuar em empresas do setor ou até mesmo empreender na área.

“A Aquicultura surge como uma forma de produzir alimento de qualidade em espaço menor. Temos estudantes que fazem o próprio cultivo, por exemplo. Os empresários querem esse aluno trabalhando com eles, pois há grande oferta de estágios. E o aprendizado vai além. Na disciplina de cultivos alternativos eles aprendem como trabalhar com camarão, repteis, tartarugas, moluscos e até algas”, completa Britto.

Alimentos – Outra opção do IFMS em Coxim é o curso técnico integrado em Alimentos, oferecido desde 2011.

Com estruturas didática e de laboratórios consolidadas na instituição, o curso prepara o estudante para todas as etapas do processo de produção alimentícia e de bebidas.

Para 2020, são oferecidas 40 vagas.

Exame de Seleção 2020 – O processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMS no primeiro semestre do ano que vem foi aberto na semana passada. São ofertadas 1.440 vagas em dez municípios.

Todas as informações estão disponíveis na página do Exame de Seleção 2020.

As inscrições deverão ser feitas entre 12 de setembro e 6 de novembro, pela Central de Seleção do IFMS.

Além de ter o ensino fundamental completo até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2020, o interessado deve ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome. O número deverá ser informado na inscrição.

Também é fundamental que o interessado leia atentamente o edital do Exame de Seleção 2020 para compreender todas as regras do processo seletivo, cronograma e demais informações de interesse.

Em caso de dúvidas, o contato com a comissão responsável pelo processo seletivo é processoseletivo@ifms.edu.br.

Ação Afirmativa (cotas) – Metade das vagas do Exame de Seleção 2020 é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

Os cotistas deverão comprovar essa condição no ato da matrícula, caso contrário perderá a vaga.

Prova – Será aplicada no dia 24 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus.

A prova terá 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. Confira o que cai na prova.

A previsão é que o gabarito seja divulgado no dia seguinte. O resultado preliminar está previsto para 16 de dezembro. No dia 20 serão divulgados o resultado final e a primeira chamada, com matrículas entre 14 e 17 de janeiro. O cronograma completo está disponível na página do Exame de Seleção 2020.

Vagas ofertadas no Exame de Seleção 2020

Campus Curso Turno Vagas
Aquidauana Técnico em Edificações Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Campo Grande Técnico em Eletrotécnica Matutino 40
Técnico em Informática Vespertino 80
Técnico em Mecânica Matutino 40
Corumbá Técnico em Informática Matutino 40
Técnico em Metalurgia Vespertino 40
Coxim Técnico em Alimentos Vespertino 40
Técnico em Aquicultura Vespertino 40
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Vespertino 80
Dourados Técnico em Informática para Internet Matutino 80
Vespertino 80
Jardim Técnico em Edificações Matutino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Naviraí Técnico em Informática para Internet Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Agricultura Matutino 40
Vespertino 40
Nova Andradina Técnico em Agropecuária Matutino e Vespertino 80
Técnico em Informática Matutino 80
Ponta Porã Técnico em Agricultura Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Três Lagoas Técnico em Informática Matutino 80
Técnico em Eletrotécnica Vespertino 80

Etiquetas
Mostrar mais

Redação

INFORMAÇÕES DE CONTATO --- Ligar (67) 99257-2652 --- m.me/NotaDiariabr --- contato@notadiaria.com.br --- https://notadiaria.com.br/

Artigos relacionados

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios