Ibope Repucom: Brasil ganhou 20 milhões de fãs de skate desde 2019

Um estudo realizado pelo Ibope Repucom revelou um aumento no número de fãs de skate no Brasil, registrando 20 milhões de novos adeptos desde 2019. A pesquisa, encomendada pela 213 Sports, demonstrou que o Brasil se destaca como um dos principais centros mundiais para a modalidade, contando com mais de 47 milhões de entusiastas no total e 8,5 milhões de praticantes.

O crescimento evidencia o atual momento de popularização do skate no país, impulsionado pela inclusão do esporte nos Jogos Olímpicos, bem como pela ascensão de novos ídolos brasileiros na área.

Segundo a pesquisa, os brasileiros mostraram uma maior inclinação para adquirir produtos ou serviços das marcas que patrocinam o esporte. Aproximadamente 65% deles demonstraram disposição para experimentar um produto ou um serviço dos patrocinadores, percentual 23% acima da média.

A análise do Ibope Repucom apontou ainda que esse período de crescimento abrange desde a estreia internacional da brasileira Rayssa Leal, em 2019, até a inclusão do skate nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, disputados no ano seguinte por causa da pandemia de Covid-19.

Perfil

A pesquisa também revelou informações sobre o perfil do fã de skate brasileiro, indicando que 74% dos entrevistados demonstraram interesse pelo esporte, o que representa um grupo de aproximadamente 81,8 milhões de brasileiros. Desse total, 47,7 milhões são considerados fãs dedicados.

“O skate brasileiro vive um momento muito parecido com a ascensão do surfe há dez anos. É um esporte que tem aderência no país e que soube aproveitar o bom momento dos atletas nacionais nas principais competições da modalidade para furar a bolha dos fãs”, disse Pedro Dau de Mesquita, co-CEO e diretor comercial da 213 Sports.

“O skate tem como principais valores a inclusão social, igualdade de gênero, companheirismo e cultura urbana, o que abre espaço para que marcas não endêmicas possam se relacionar com esta audiência”, acrescentou.

Hábitos de consumo

De acordo com a pesquisa, cerca de 13% dos 47,7 milhões de brasileiros identificados como entusiastas frequentam competições pessoalmente, totalizando 6,2 milhões de pessoas que interagem diretamente com as marcas relacionadas. Além disso, 45% preferem acompanhar as transmissões pela TV por assinatura, indicando uma adesão 25% maior do que a média nacional.

Outro dado é que 81% dos fãs de skate utilizam regularmente smartphones para se relacionar com o esporte, enquanto 72% optam por Smart TVs. Eles demonstram uma relação mais direta com os patrocinadores, com 57% declarando fidelidade às marcas associadas ao skate. A maioria desses fãs, 65%, procuram se manter informados sobre os parceiros comerciais da modalidade.

O interesse pelos patrocinadores do skate se converte em um índice de consumo considerável: 67% já realizaram compras influenciados pelas marcas vistas durante as transmissões. Além disso, 65% dos fãs de esporte em geral adquiriram produtos esportivos oficiais nos últimos seis meses. Entre os fãs de skate, esse percentual atinge 79%, um índice 22% maior.

A pesquisa também destacou que o gasto médio dos fãs é mais elevado do que o da população em geral em todas as categorias de consumo de artigos esportivos.

SLS Super Crown World Championship

A 213 Sports é responsável pela promoção da Street League Skateboarding (SLS), que será realizada entre 2 e 3 de dezembro no Brasil.

O evento é apresentado pela BB Seguros, conta com patrocínio da cerveja Tiger e da BAW Clothing, e ainda com o apoio da New Era Brasil. Estas marcas se juntam aos parceiros globais da SLS (Accelerator Active Energy, Cariuma, Tech Deck, G-Shock, True Skate e Rumble), além de apoios institucionais do Ministério do Esporte do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), e da Secretaria de Esportes do Governo de São Paulo. Por fim, o evento tem a homologação da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

Fonte: Máquina do Esporte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!