Tudo sobre Inteligência Artificial
Os Jogos Olímpicos de Paris começam oficialmente no dia 26 de julho deste ano. E nesta edição do maior evento esportivo do mundo, além das competições (é claro), podemos ter a inteligência artificial como destaque. O Comitê Olímpico Internacional (COI) já tem um plano de como utilizar a tecnologia durante as disputas de medalhas.
Leia mais
IA “olímpica”
A IA poderá ser utilizada de diversas formas durante os jogos. Entre elas, na identificação de atletas promissores, por exemplo. O COI também estuda usar a tecnologia para proteger os atletas de assédio online, além de criar novas experiências visuais durante as transmissões do evento.
Hoje estamos dando mais um passo para garantir a singularidade dos Jogos Olímpicos e a relevância do esporte. Para fazer isso, temos que ser líderes de mudança. Estamos determinados a explorar o vasto potencial da IA de forma responsável.
Thomas Bach, presidente do COI
O Comitê Olímpico Internacional também criou um grupo de trabalho que atuará com o objetivo de impulsionar ainda mais a adoção da inteligência artificial no mundo do esporte.
Lembrando que a IA estará presente em Paris para ajudar as autoridades de segurança francesas. Um sistema de vigilância por vídeo inclui câmeras alimentadas por IA para sinalizar potenciais riscos de segurança.
Parceria com a Intel nos Jogos Olímpicos de Paris
- O COI também já está trabalhando para explorar potenciais atletas do futuro em locais que contam com menos visibilidade e investimento.
- Para isso, firmou um acordo com a Intel.
- A partir desta parceria, a IA foi utilizada para analisar a capacidade atlética de cerca de mil crianças que vivem em cinco aldeias no Senegal, África.
- O resultado foi a identificação de 40 atletas “realmente promissores”.
- Além de avaliar as valências físicas, a inteligência artificial usou um algoritmo para recomendar em quais esportes as crianças poderiam se destacar no futuro.
- As informações são da ABC News.
Fonte: Olhar Digital