Ciência & Tecnologia

Huawei FreeBuds SE: um fone básico que não vai te deixar na mão | Review

Fone esquerdo do FreeBuds SE da Huawei. Imagem: Daniel Junqueira/Olhar Digital
Huawei FreeBuds SE um fone basico que nao vai te
Compartilhar

Fones de ouvido sem fio se tornaram praticamente obrigatórios na era dos smartphones sem conector P2. Felizmente, empresas estão disponibilizando produtos cada vez melhores a preços acessíveis, e os fones FreeBuds SE da Huawei seguem esse caminho, sendo um ótimo acessório que definitivamente não vai te deixar na mão.

O Olhar Digital testou os fones da chinesa Huawei durante um tempo, e você pode conferir abaixo quais foram as nossas impressões do FreeBuds SE, um par de fones de ouvido de boa qualidade a um preço baixo e com bateria duradoura. Confira:

Design discreto e confortável

Posicionado como um fone de entrada dentro do portfólio da Huawei, o FreeBuds SE não chama muito a atenção em seu design, e isso é ótimo. Seguindo um visual parecido a modelos como os AirPods da Apple, o acessório não entra completamente no ouvido do usuário, se aproveitando das borrachas externas para levar o som até o canal auditivo.

Fone esquerdo do FreeBuds SE da Huawei. Imagem: Daniel Junqueira/Olhar Digital
Fone esquerdo do FreeBuds SE da Huawei. Imagem: Daniel Junqueira/Olhar Digital

Ele é confortável, se encaixa bem no ouvido (as borrachas externas podem ser facilmente substituíveis, e o FreeBuds SE acompanha três tamanhos diferentes na caixa), o fone foi bem projetado a ponto do usuário quase esquecer que ele está usando. Ou seja, ele não incomoda nem um pouco e não precisa ficar sendo ajustado no ouvido.

Apesar de ser um fone básico, ele oferece alguns recursos bacanas. Toque nas hastes laterais para realizar uma ação. Por padrão, a ação é de parar a reprodução, mas o usuário pode selecionar outras opções a partir do aplicativo da Huawei para gerenciamento do dispositivo.

O reconhecimento dos toques funciona bem, no geral, mas eu diria que, se você quer simplesmente interromper uma música para conversar com alguém, é mais fácil remover um dos fones da orelha – ele reconhece a ação e pausa o áudio. Assim, você pode deixar os gestos para funções como atender um telefonema, ou então para mudar a música que está sendo tocada.

Áudio de qualidade e um bom microfone

Os fones FreeBuds SE da Huawei contam com drivers dinâmicos de 10mm e, segundo a empresa, foi projetado especialmente para reprodução de música pop da atualidade.

Não esperava a melhor qualidade de som possível no FreeBuds SE, mas ele me surpreendeu: o áudio no geral é excelente, com bons níveis de grave para ouvir as principais músicas das paradas, percebendo alguns dos mínimos detalhes da produção. Mesmo ouvindo gêneros como hip hop e rock a qualidade do áudio reproduzido pelo dispositivo me agradou bastante.

Ele não conta com nenhum tipo de cancelamento de ruído, mas não é um problema – novamente, estamos falando de um modelo de entrada. O microfone é de boa qualidade, capta bem o som e não vai deixar passar muito do ruído do ambiente para suas conversas.

O que é um ponto negativo é a ausência de um equalizador de áudio pelo aplicativo AI Life da Huaqwei – embora a qualidade geral seja muito boa, consumidores mais exigentes certamente vão se incomodar com isso.

Não se preocupe com o carregador

A Huawei afirma que os FreeBuds SE aguentam seis horas de reprodução de música, e 24 horas no total em conjunto com o estojo de recarga. Cada fone conta com uma bateria interna de 37 mAh, enquanto o estojo tem 410 mAh de capacidade.

Sobre o estojo, ele tem formato de pílula e tamanho compacto, podendo repousar tranquilamente no bolso do usuário sem gerar incômodos ou desconfortos. Abra o case e um LED é iluminado indicando o status da bateria: quando está cheia ou quase, ele é verde; quando está pela metade é amarelo; quando está perto do fim, é vermelho.

FreeBuds SE e o estojo de recarga. Imagem: Daniel Junqueira/Olhar Digital
FreeBuds SE e o estojo de recarga. Imagem: Daniel Junqueira/Olhar Digital

A autonomia da bateria é bem próxima ao alegado pela Huawei. Em nossos testes, os fones aguentaram tranquilamente cinco horas de reprodução contínua. Além disso, uma única carga completa no estojo garantiu os cinco dias de uma semana comum de trabalho sem precisar recarregar o dispositivo.

Existem modelos mais avançados que também aguentam tanto quanto os FreeBuds SE, mas ainda assim é um resultado impressionante e uma garantia de que ele não te deixará na mão, mesmo que você passe bastante tempo longe de um carregador.

Gerenciamento pelo smartphone

O gerenciamento dos FreeBuds SE é feito a partir do aplicativo AI Life, da Huawei. Logo de cara, encontramos um pequeno incômodo: ele não está disponível na loja padrão do Android, e o download precisou ser feito via AppGallery, a loja própria da Huawei. Depois de instalado (o que é simples de fazer – leia um código QR disponível na caixa do produto para isso), você não precisará mais se preocupar com isso.

Huawei FreeBuds SE
AI Life, o app da Huawei para gerenciar os FreeBuds. Na tela da direita, as opções de gestos para o dispositivo. Imagem: Reprodução

O pareamento dos fones também é bastante simples, e, uma vez emparelhado com o celular, ele reconhecerá automaticamente a conexão sempre que for usado. Tire os fones do estojo, coloque no ouvido e eles estão prontos para serem usados.

Sendo um fone de ouvido básico, o produto também tem recursos mínimos mesmo pelo app AI Life. Ele permite mudar qual a função dos dois toques nas laterais – é possível definir um recurso para o fone esquerdo e outro para o direito, se for do seu interesse – e também o nível de bateria tanto de cada um dos fones como do estojo. É pelo app também que o usuário faz atualizações do firmware do produto, quando elas estão disponíveis.

Conclusão: os fones Huawei FreeBuds SE valem a pena?

Com bateria duradoura e boa qualidade de áudio, os fones FreeBuds SE da Huawei são definitivamente uma excelente opção para quem busca earbuds wireless a um preço não proibitivo, mesmo que ele peque pela quantidade mínima de recursos – que, por sua vez, são os recursos mais básicos esperados em um fone de ouvido. O preço sugerido do produto no Brasil é de R$ 300, e certamente quem adquirir o dispositivo vai conseguir ouvir música em qualquer lugar sem grandes dificuldades.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Compartilhar
Matérias relacionadas
Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações

Em abril deste ano as redes sociais foram tomadas por Fallout, que teve...

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone

A partir desta segunda-feira (16), o iOS 18 estará disponível para download...

Quanto custa Air Fryer? Saiba qual modelo comprar em cada faixa de preço
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Quanto custa Air Fryer? Saiba qual modelo comprar em cada faixa de preço

Por último, as air fryers de até R$ 1000 são aquelas que...

Ofertas do dia: seleção de fechaduras inteligentes com até 41% off!
Ciência & Tecnologia

Ofertas do dia: seleção de fechaduras inteligentes com até 41% off!

Aumente a segurança da sua casa com uma fechadura smart e tenha...

/* */